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Qatar Airways, Sem categoria

Problemão na Qatar Airways: SP – Doha via Atenas

Voo QR773 dia 6 de junho

A situação dos voos da Qatar Airways está complicadíssima. Com o rompimento das relações diplomáticas de seis países árabes com o Qatar e o consequente fechamento de fronteiras e espaço aéreo, a Qatar Airways corre o risco de não conseguir levantar voo. Isso por que o espaço aéreo do Bahrain engloba o espaço aéreo qatari. Além disso, o espaço aéreo saudita e emirati também está fechado para as empresas qataris.

Apesar de estados soberanos serem livre para recusarem o pouso de aeronaves estrangeiras, ainda não está claro se o Bahrain e os EAU podem legalmente impedir a Qatar Airways de entrar em seu espaço aéreo. O IASTA, International Air Services Transit Agreement, do qual o Bahrain, os EAU e o Qatar são partes, determina que esses países não podem fechar o seu respectivo espaço aéreo para signatários. Entretanto, na práticam nada obriga que os EAU e o Bahrain aceitem a Qatar Airways em seu espaço aéreo. O caso da Arábia Saudita é mais claro: ela não é signatária do tratado e pode fazer como bem entender, sem denunciar o IASTA.

De acordo com o FlightRadar24, a autoridade aeronáutica do Bahrain está limitando o tráfego das aeronaves da Qatar Airways a uma única aerovia. O resultado prático disso é que o voo Doha – São Paulo agora está tendo uma parada obrigatória em Atenas, já que não consegue atravessar o espaço aéreo saudita.

Voo QR773 dia 6 de junho

O voo saiu hoje de Doha para Atenas com atraso, e tem expectativa de pouso às 22:14 hrs.

No momento, a aeronave está sobrevoando a Argélia. A Líbia também aderiu ao embargo.

É bem provável que a rota São Paulo – Doha mantenha essa escala na Europa, enquanto perdurar a crise diplomática. É aconselhável ligar para o escritório da Qatar Airways no Brasil para obter informações oficiais.

12 Comentários

  1. Daniel

    Então, dancei!

    Volto no dia 14/06 de Doha (em verdade, conexão da First em Doha para pegar a Business) para GRU…

    Pelo que entendi, a aeronave fará uma escala em Athenas, correto?

    E, com isto, minha chegada em GRU atrasará sobremaneira e perderei meu voo para CNF que tinha comprado separado…

    Já estou vislumbrando o processo judicial no Juizado que tal ensejará: atraso causado pela cia, que se recusará a pagar hotel… promete!!!!

  2. Daniel

    Caramba, acabei de ver por aqui: o voo era previsto para pousar às 16:45hs e está pousando depois das 22:00hs…

    Que absurdo!!!

  3. Afonso Azevedo

    Esse é o voo que vai até Buenos Aires?

  4. Rodrigo Wienen

    Essa é a mentalidade brasileira: vou valer-me de um problema que não tem nada a ver com a cia aérea (no caso da aquisição do bilhete separado), para ganhar dinheiro as custas dela mesmo em um processo judicial..

    • Beatriz

      Rodrigo, no direito do consumidor existe o que chamamos de deveres laterais/anexos ao contrato: são deveres que o contratante tem com a outra parte ainda que não tenham relação com o objeto do contrato em si que, no caso, é o transporte aéreo.

      Essa ideia de deveres laterais não é uma invencionice brasileira, não. Tem base na melhor doutrina europeia.

      Em atrasos de monta como esse – acima de 4 horas – a empresa aérea deve dar todo o suporte ao passageiro, independentemente de culpa, uma vez que a responsabilidade civil é objetiva.

      Se esse expressivo atraso vai impactar a vida do passageiro – esse, sim, que não tem culpa nenhuma dos problemas da empresa ou do governo qatari (a Qatar Airways é uma empresa estatal) – ela deve, sim, prestar toda a assistência para minimizar os transtornos. Afinal,quem tem o bônus da atividade econômica também deve arcar com o ônus.

      O que os tribunais não devem conceder, nesse caso, é a indenização por danos morais, caso a empresa concorde dar o hotel para o passageiro ficar durante a noite e uma passagem no dia seguinte para que ele chegue no seu destino.

      • Daniel

        Obrigado, Beatriz, por haver DOUTRINADO a ignorância acima demonstrarada.

        Não se trata da aquisição de outro bilhete.

        Trata-se do contrato que celebrei com a Qatar para chegar ao Brasil às 16:00hs.

        Pretender que o consumidor fique inerte após haver pago para voar de Business e descobrir um MEGA atraso que destruirá sua viagem de retorno é SIM o problema do Brasileiro: ser passivo com tudo…

        Não é à toa que o “gigante” acordou nas ruas na época da Copa das Confederações e voltou a dormir, salvo poucos suspiros.. a passividade que garante a impunidade a estas empresas. Não mudará minha vida 3.000 ou 5.000 a mais; felizmente, em minha renda tal não impacta. Mas é o efeito EDUCATIVO junto à companhia aérea!

        Se todos buscassem seus direitos, não seríamos um país que as empresas ignoram o consumidor, face este ser um inerte completo!

  5. Afonso Azevedo

    Tenho bilhete marcado para Buenos Aires sábado e volta na quinta-feira, emitido pelo Smiles desde novembro do ano passado. O que faço?

    • Beatriz

      Eu acho que vc deve ligar para o Smiles. Acompanhe o voo diariamente para ver os possíveis atrasos.

  6. Rodrigo

    Boa tarde, vocês sabem se ocorrerá algum remanejamento nos horários dos voos? Eu viajarei somente daqui alguns meses, espero que a situação esteja resolvida até lá, mas me preocupo com os horários das conexões. Essa escala extra em Atenas inviabiliza minha conexão no voo seguinte para o Japão.

    • Beatriz

      Oi Rodrigo, por incrível que pareça, a Qatar afirmou hoje no Twitter que tudo está normalizado. “Business as usual”, a empresa disse.
      Mas um alento para você: parece que a escala só está ocorrendo no voo de Doha para SP e não no de SP para Doha, por conta dos ventos. De qualquer modo, se o DOH – GRU atrasar muito, isso vai impactar o GRU – EZE e a volta EZE – GRU também.
      Se sua passagem foi comprada diretamente com a Qatar, sugiro que, cerca de 1 mês antes da viagem, você ligue para a empresa para saber como deve proceder. Se a sua passagem foi emitida com milhas/pontos com a Smiles ou LATAM, ligue hoje mesmo para essas empresas. Caso não haja nenhuma info, registre sua preocupação via email para o SAC da empresa responsável pela emissão do seu bilhete. Mantenha documentação escrita de toda as comunicações.

  7. Afonso Azevedo

    Hoje parece que não houve escala em Atenas. Buscaram outra rota. Vi pela manhã através de um comentário no Passageiro de Primeira.

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