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Delta, Programas de Milhas, Programas de Milhas

Processei a Smiles e a Delta, ganhei mas elas não querem que eu leve

Então, meus amigos, vou contar minha saga. Fui forçada a entrar na justiça contra a Smiles e a Delta por conta da nova cabine do A350.

Em julho, eu emiti um bilhete de milhas entre Tóquio e Detroit e de lá para a Filadélfia em que constava que ambas as cabines eram “primeira classe”. Eu imaginei, obviamente, que  ambos os trechos seriam feitos nos melhores assentos do avião, correto? Errado. Quando fui marcar o assento, lá estava disponível a econômica premium no trecho de 12 horas entre o Japão e os EUA.

Liguei imediatamente para a Smiles relatando o problema e, de 15 em 15 dias eles me ligavam dizendo que “estavam resolvendo”. Dois meses depois, eu cansei, né? Entrei com uma ação pedindo somente que me colocassem no melhor assento do voo que iria fazer.

Claro que eu tinha toda a documentação, print screens, emails  – tudinho. E fui bem clara na petição:  expliquei que só escolhi esse voo por conta do blog, para poder mostrar para vocês que me prestigiam tanto como é a nova Delta One do A350. Teve a audiência e  foi designada a leitura da sentença para o dia 1o de dezembro.

Na 6a feira saiu a sentença condenando ambas Delta e Smiles a me colocarem no Delta One entre Tóquio e Detroit.

Pois bem. Liguei hoje para a Smiles para informar a decisão da justiça e saber a quantas andava a minha reserva e adivinhem: no dia 27 de novembro (4 dias antes da leitura programada da sentença) cancelaram a minha reserva e me colocaram em outro voo, em um B777 com cabine de executiva de 15 anos atrás, a mais antiga em uso da companhia.

Ao invés disso aqui …

querem que eu voe nisso aqui (especial atenção ao tamanho da tela e ao descanso do pé):

Gente, não é uma desfaçatez?

Antes mesmo de saberem a decisão do juiz, a Delta ou a Smiles CANCELARAM A MINHA RESERVA E ME COLOCARAM EM OUTRO VOO MUITO PIOR.

Quando eu faço um post com avaliação de companhia aérea, eu escrevo para mostrar para todos como as empresas aéreas e os programas de milhas tratam seus passageiros comuns. Como elas me tratam, como elas tratam vocês, a mãe de vocês, seus primos, seus amigos e seus colegas.

De que adianta as empresas  fazerem “parcerias” baseadas em “respeito e admiração”  com blogueiros famosos e tratarem o resto dos clientes como lixo?

E eu digo sem papas na língua:

Smiles e Delta, vocês tiveram um comportamento VERGONHOSO nesse episódio todo. Podiam ter resolvido isso de modo exemplar, cumprindo aquilo que eu adquiri e que gastei 100.000 milhas suadas para adquirir.  Ou, pelo menos, que cumpram a decisão da justiça.

Se a Delta e a Smiles fossem verdadeiramente comprometidas com uma boa prestação de serviços, eu não precisaria de 200.000 seguidores para ter aquilo que paguei (sem parceria nenhuma). Bastaria eu ser uma consumidora qualquer para ter o respeito dessas empresas.

E vocês, meus amigos? Já foram tratados como passageiros de terceira pela Smiles e/ou pela Delta? Alguém também está com a situação igual a minha?

Comentem, divulguem e compartilhem.

OBS: Só para constar para instrução processual posterior, ainda há uma vaga na Delta One do voo que reservei, que está sendo vendido a 872,500 ienes (cerca de R$ 25.000,00)

A própria Delta reconhece que o outro voo que me colocou é inferior, quando vende a passagem por 695,500 ienes (cerca de R$ 20.000,00).

OBS: Já tem post novo sobre o assunto, porque a Smiles decidiu me colocar de volta na econômica premium – clique aqui para saber.

 

 

39 Comentários

  1. Vera

    Esses programas de milhagens são vergonhosos. Um absurdo o que fizeram com vc. Eles adoram justificar, quando trocam nossos assentos, que foi mudança de aeronave. Isso é uma esculhambação total. Estou também padecendo Nas mãos da TAP. Comprei meu bilhete em março pra voar em novembro. Eles mudaram em maio o programa de milhas. E com isso classificaram a minha passagem como Discount, a mais baixa classificação que eles têm e que pontua quase nada. Sendo que em dezembro passado, nas mesmas bases tarifárias da que adquiri em março, obtive muito mais pontos. Me diga se isso não é um absurdo. O que deveria prevalecer seria a data que comprei cuja regra era uma. Se mudaram as regras, quem comprou com antecedência deveria ser honrado na regra antiga. Como vc vê, não existe um órgão que controle esses desmandos.

    • Beatriz

      Vera, se você der uma vasculhada na internet, é capaz de achar a tabela antiga de pontos. Entra na justiça e peça seus direitos. Você está correta: a pontuação é válida de acordo com a data de compra do bilhete, assim como o tipo de passagem.

  2. Leonardo Oliveira

    Nossa, realmente vergonhoso. Incrível como eles não pensam no consumidor. Você fez o que tinha que ser feito mesmo. Parabéns pela iniciativa! Essa Delta One parece mesmo ser um SHOW!!!
    Aproveito o ensejo para fazer uma pergunta. Você sabe quais empresas aéreas FORA da One World a LATAM mantém parceria para emissão de passagens com milhas?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog como sempre! 🙂

    • Beatriz

      Oi Leo, obrigada pela força! A LATAM mantém parceria com algumas antigas parcerias da Star Alliance: Lufthansa, Swiss, Air China, Shenzen, Turkish (que eu me lembre). Acho que com a Austrian também (é do grupo Lufthansa, Swiss), mas não tenho certeza.

  3. Tlars22

    Eles sempre resolvem o problema nessa linha mesmo …. mudam a aeronave e dão um downgrade de cabine se vc reclamar .
    A justificativa é sempre mudança feita por motivos operacionais.

    • Beatriz

      Oi Tlars, eles não mudaram a aeronave. Eles me tiraram do voo que eu havia reservado e me colocaram em um pior. O voo original vai muito bem, obrigada!

  4. Gerson

    Uma pena, pois é NITIDA a diferença de tratamento entre os blogueiros famosos e nos meros mortais, sempre viajei DELTA e nunca tive nem 10% do tratamento que os famosos recebem para colocar nas redes sociais.
    Parabens pela sua atitude! As cias aéreas ja fazem as regras das maneiras que mais lhe beneficam e sempre nos prejudicam, que quando estamos na razao temos que ir atras mesmo!!
    Esse program SMILES esta ficando cada vez mais dificil de ser parceiro!

  5. Filipe

    Excelente post! Adoro o blog pela imparcialidade. Tem blogs que é notória a influência do “patrocinador”.

    Continue assim, independente e livre, como a vida deve ser!

    Parabéns!

    • Beatriz

      Obrigada, Filipe! Sou independente e imparcial porque tenho uma profissão que me faz feliz sem que eu precise me curvar diante das companhias aéreas.

  6. Guilherme

    Parabéns Beatriz, três dias batendo palma para sua atitude! A má-fé e a quebra contratual do Smiles é corriqueira e acontece com centenas de clientes, e por essa razão a sentença deveria ter sido inclusive com viés punitivo ao invés de meramente reparatório.
    Eu incentivo você a forçá-los colocá-la na Delta One! Não li a sentença (e gostaria muito), mas agora o descumprimento é de ordem judicial, não aceite voar nessa lata velha e peticione novamente!

    Quanto aos blogs famosos, é bem isso mesmo! Para manter o status e mordomias pessoais eles vendem uma realidade que não é verdadeira. Eu não tenho mais saco para ficar lendo o diário dessa tal princesa exibida! Novamente, show Beatriz! clap clap clap!

    • Beatriz

      Valeu, Guilherme, pela força de sempre! Como disse pro Filipe, sou independente e imparcial porque tenho uma profissão que me faz feliz sem que eu precise me curvar diante das companhias aéreas.

    • Beatriz

      Elas ainda podem recorrer – é por isso que não tem como eu peticionar agora. Mas se me mantiverem na lata velha, vou entrar com as perdas e danos.

  7. Guilherme

    E apenas para que conste como esclarecimento ao juízes, que talvez sejam leigos em matéria de conforto e configuração de aeronave. Eu tenho um voo para Tóquio com a Qatar, mas como a volta só tem disponibilidade justamente nessa aeronave velha da Delta, eu estou aguardando opção melhor e ainda não comprei minha volta, estou só com bilhete de ida emitido!

  8. Beatriz, parabéns pela sua atitude, realmente é lamentável o que fizeram com sua reserva. Isso é uma prática recorrente, e temos sim que lutar pelos nossos direitos. Muitas vezes são meses e economia para conseguir uma emissão e eles simplesmente tornam um sonho em um pesadelo. Não desita, vá em frente, vc me representa!

    • Beatriz

      Obrigada pela força, Khalil! Eu decidi fazer o blog para ajudar as pessoas, mesmo e estou sempre aberta a ouvir as reclamações de vocês.

  9. Roberto

    Oi Beatriz
    Estou com o mesmo problema e também já está agendada minha audiência com o Smiles (ficou para março de 2018 – viagem em Julho). Compartilho toda a indignação. Mas a culpa não é de total responsabilidade do Smiles, que vendeu uma coisa para nós e está entregando outra? Olha, só voei 1 vez de Delta e por isso não tenho procuração/jabá deles mas, embora seja a operadora do voo, não mirei a bazuca neles (talvez por ingenuidade e por não se advogado também). Nessa situação, acreditar que a Delta interviesse em uma disputa consumidor x Smiles é o desejável, mas não o comum. Talvez eles só estejam sabendo agora dessa situação (sei que não, mas poderiam alegar, não?).

    • Beatriz

      Eu acionei ambas, então a Delta está sabendo disso desde setembro. E ambas são responsáveis perante a lei e também de acordo com a sentença.

  10. Presto também minha solidariedade, Beatriz!

    A postura dessas empresas é lamentável e abominável.

    Abraços!

  11. Alex

    Oi Beatriz , tive um caso pior que o seu . A Alitalia cancelou um voo de Copenhague a Roma , avisou a Smiles e eles não me avisaram . Me virei por lá para tentar chegar em Roma para pegar meu voo para o Brasil e perdi . Tudo em Executiva e quando reclamei querendo minhas despesas ( tive que voar pela Swiss ate Roma em Turistica ) eles tiveram a cara de pau de dizer que a Alitalia informou que eu usei o bilhete Roma – SP . Quer dizer , nem tiveram a educaçao de ler minha reclamação . Agora cancelei varios voos da Qatar por conta da crise diplomatica e não prorrogarm minhas milhas vencidas . Mudei da Multiplus para Smiles e vou voltar para a Multiplus . Alex .

    • Beatriz

      Oi Alex: eu entraria na justiça com todos os comprovantes do caso Europa. Eu acho que você tem muita chance de ganhar. Também incluiria a questão da validade das milhas da Qatar na mesma ação contra a Smiles.

  12. Paulo

    Puxa vida, Beatriz…

    Em novembro, a Latam aprontou comigo e trocou de avião (A350 pelo B777) voltando de Orlando e eu já fiquei indignado e penso em acioná-los por isso (embora não tenha achado nada nesse sentido na jurisprudência), mas esse seu caso ultrapassou todos os limites…

    A Delta e a Smiles devem ser processadas sim, pois a responsabilidade é de ambas. Depois nos conte o desfecho da história (espero que vc não precise ingressar com perdas e danos depois).

    Abraços!

    • Beatriz

      Acho que não tem jurisprudência nesse sentido ainda, mas eu entraria no JEC. Vc emitiu a passagem com a legítima expectativa de voar em X e voou em Y. É questão referente à tutela da confiança. Acho que dá para ganhar alguma coisa, sim.

    • Daniel

      Paulo, eu consegui decisão no Juizado condenando a AA por ter me trocado de executiva (do avião novo pra o velho): Juizado Especial de Belo Horizonte.

      • Paulo

        Daniel,
        Obrigado pelo feedback. Você me informaria o número do processo para eu ter acesso à sentença?
        Obrigado!

  13. Flávio

    Parabéns duplamente. Pelo blog e pela sentença.
    Com certeza se recorrerem a turma vai confirmar.
    Eu tb ganhei uma assim da Azul. Somos obrigados a emitir pelo App da Azul pra fugir da famigerada taxa de conveniência (só covem pra Azul né!!!). E esse App vive dando pau!
    Hoje mesmo quase aconteceu a mesma palhaçada de antes vc simula as datas e o App muda sozinho a data. Incrível
    Parabéns!

    Qto aos blogs Nutella. To cansado de tanto glamour ( só pra eles) !!! O consumidor final não relate aquela realidade

    • Beatriz

      Também acho que a Turma confirma, só que aí vai ser perdas e danos porque o voo é semana que vem!
      Obrigada pela força!

  14. Guilherme P.

    Beatriz, parabéns pela imparcialidade de sempre!

    Boa sorte nesta batalha e ficamos no aguardo do desfecho, na torcida que possamos ver sua avaliação da Delta One!

  15. Daniel

    Estamos falando de uma empresa ENVOLVIDA COM EDUARDO CUNHA!!!

    Além disto, o pai dos donos da GOL já sofreu condenação por HOMICÍDIO!!!

    Preciso falar algo???

    É só lembrarmos que estão em negociação de acordo de leniência….

  16. Juliana

    Eu também tive o mesmo problema. Comprei um voo executivo é apenas o menor trecho é executiva e o segundo maior trecho é econômica. Liguei para a Smiles e eles me disseram que não podem fazer nada. Paguei 180 mil milhas e + 1900,00 por um voo em classe econômica. Absurdo mesmo! Como você entrou na justiça? Demorou para resolver? Me ajuda, por favor!!! No meu caso são 3 bilhetes…

    • Beatriz

      Oi Juliana, eu entrei no Juizado Especial. Onde eu moro é bem rápido, mas tem outros lugares que demora muito. Minha sugestão é que você contrate um advogado para resolver seu problema.

  17. Cinthia

    Beatriz,
    Tomara que consiga voar no Delta One.
    De toda forma, continue nos contando a saga com a Delta! Queremos ficar informados desse imbróglio todo!

  18. MAURICIO SALLES MAGALHAES

    A Smiles não tem consideração mesmo por seus clientes. Em junho comprei pela Smiles 3 passagens de dia e volta Vitória x Orlando. Iremos no final de janeiro e voltaremos em meados de fevereiro. Mês passado recebi mensagem da Smiles informando mudanças no vôo da volta. No vôo que comprei, teríamos uma conexão de pouco mais de 2 horas no aeroporto do Galeão e estavam alterando esse trecho para mais de 6 horas, depois de uma viagem bem cansativa e com uma criança de 8 anos. Consultei o aplicativo de celular da Smiles e já aparecia a mudança no vôo, havendo lá disponível apenas a opção de confirmação. Acessei então pelo computador, pois não queria aceitar a mudança. No site já aparecia também o novo vôo e a opção de alteração abaixo. Cliquei em ALTERAÇÃO (única opção indisponível), pois queria ALTERAR o novo horário, que já estava sendo exibido. Ao clicar, já apareceu em seguida a confirmação que o vôo tinha mudado para o novo horário com mais de 6 horas de espera no Galeão. Liguei na mesma hora para o 0300 da Smiles e a atendente disse que não poderia fazer mais nada, pois o novo horário já estava confirmado. Falei que não era essa minha intensão. Eu disse que estava indignado e que me sentia como quem caiu em uma pegadinha. A atendente disse que sentia muito, mas já havia mais nada a ser feito. A Smiles realmente age com má-fé e não tem absolutamente respeito algum com seus clientes.

    • Beatriz

      Nossa, Mauricio! Nessas horas o melhor que vc tem a fazer e dar print screen de todas as telas.

  19. MAURICIO SALLES MAGALHAES

    No comentário acima, escrevi errado. A opção ALTERAÇÃO no site era a única opção DISPONÍVEL.

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