Continuando a série de posts sobre a minha viagem ao Cambodia, agora vamos falar sobre a ida de Doha a Bangkok (clique aqui para saber mais sobre a viagem).

Depois de passar algumas horas pela manhã no fantástico lounge da primeira classe da Qatar em Doha, o Al Safwa (clique aqui para ver como ele é), finalmente pude embarcar para Bangkok. Mas antes fui obrigada a passar por esse famoso “urso de pelúcia” que fica no meio do hall principal do aeroporto.

img_0060

Bangkok é a única cidade da Ásia em que a Qatar Aiways utiliza o A380. Isso porque, segundo a chefe de cabine, a taxa de ocupação da cabine é de 98% em todos os voos!

img_0061

A cabine da primeira classe da Qatar no A380 é 1-2-1.

img_0062

A cabine estava vazia e eu fui a única passageira da primeira classe. A tela do entretenimento de bordo é ótima.

Qatar F A380 DOH-BKK

Qatar F A380 DOH-BKK

Aqui está uma perspectiva total do assento.

Qatar F A380

Qatar F A380

A cabine da primeira classe da Qatar.

Qatar F A380

Qatar F A380

Mas a grande estrela do A380 da Qatar é, sem dúvida nenhuma, o bar. Amigos, a Qatar Airways “lacrou” quando  criou este bar, que é acessível tanto aos passageiros da primeira classe como aqueles da executiva. Ou seja, se você está na executiva, não vão te oferecer Krug no seu assento, mas nada te impede de ir no bar e pedir uma taça, ou duas, ou três …

Qatar Airways F A380 Bar

Qatar Airways F A380 Bar

Qatar Airways F A380 Bar

Qatar Airways F A380 Bar

Bom, comecei pedindo uma entrada – que era uma salada com camarão levemente picante. Gente, foi uma das melhores refeições que eu já comi em um avião. Eu fiquei tão impactada com os sabores que, ao invés de pedir o prato principal, eu pedi outra salada!

Qatar Airways F A380 meal

Qatar Airways F A380 meal

Para acompanhar, tomei esse gewürztraminer, que é um vinho típico da Alsácia, França (mais sobre os vinhos dessa região nesse post aqui). Aí eu dou uma dica pra vocês: vocês podem encontrá-lo no duty free shop de Paris CDG. Ele custa uns 40€ e é divino com pratos picantes. Eu prometo que vocês não vão se arrepender.

Qatar Airways F A380

Qatar Airways F A380

Ao final da refeição e acompanhando o café, a Qatar Airways distribui esses chocolates Valrhona, que são simplesmente divinos!

img_6869

O banheiro da primeira classe é, como tudo que a Qatar apresenta, bem sofisticado e clean, com flores.

Qatar Airways F A380 banheiro

Qatar Airways F A380 banheiro

Algumas observações sobre o voo diurno da Qatar, que tiram um pouco o brilho da experiência: não servem caviar e não oferecem pijama.

Como já tinha voado com eles antes em executiva, não acho que a diferença entre ela e a primeira justifique o investimento em dinheiro ou em milhas. O importante é emitir uma passagem que garanta o acesso ao lounge Al Safwa – esse, sim, um espetáculo à parte que você pode conferir aqui. Você consegue isso emitindo um bilhete em executiva da Europa para um país do Oriente Médio (e o Egito está incluído nessa lista, apesar de ser na África). Isso porque nos voos de Doha aos destinos no Oriente Médio, a classe executiva é tratada como primeira classe.

Para você ter uma experiência como essa utilizando somente milhas, você deve ser associado a um programa de milhagem de uma das cias aéreas do Oneworld (aqui eu explico quais são). Para nós, brasileiros,  as principais vias são :

(1) utilizando 95.000 milhas do LATAM Fidelidade;

(2) utilizando 50.000 milhas do AAdvantage da American Airlines, ou

(3) utilizando 80.000 AVIOS da British Airways/Iberia (lembrando que eles cobram taxa de combustível para voos com origem fora do Brasil).

Antigamente, o Smiles também emitia passagens prêmio pela Qatar em 1a classe de Doha a Bangkok  por 30.000 milhas – foi assim que voei – mas não vejo essa disponibilidade há um bom tempo.

Espero que vocês tenham gostado desse post bem curto – mas prometo que da próxima eu tiro mais fotos.