viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Brasileiros, Estrangeiros, Programas de Milhas, Programas de Milhas, Qatar Airways

Qatar Airways reduz drasticamente a disponibilidade para parceiras

A Qatar Airways, uma das três grandes empresas aéreas do Golfo, parece ter bloqueado quase que totalmente a emissão de bilhetes prêmios via parceiras a partir da segunda ou terceira semana de janeiro.

Rotas cujo resgate era tranquilo – como Paris/Doha/Paris em todas as cabines, ou da Europa para Doha ou estão sem qualquer disponibilidade ou são raros os assentos disponíveis.

Também era relativamente fácil achar disponibilidade para voar entre a Europa e a Ásia com escala em Doha – essas passagens desapareceram por completo – até mesmo em econômica.

Há algumas teorias nos fóruns especializados: a primeira é que a Qatar estaria fazendo um inventário do que foi vendido na última Boutique Sale feita em janeiro para liberar os assentos posteriormente.

Eu acho improvável, porque a promo de janeiro não envolveu a primeira classe de Paris para Doha, por exemplo. Também não houve promoções envolvendo Tóquio, Shanghai e Pequim e está impossível achar disponibilidade em executiva para esses destinos.

Mas verdade seja dita: foi depois da tal Boutique Sale que a disponibilidade sumiu.

Uma outra teoria é que houve uma mudança não anunciada no management do programa e que, por isso, não há disponibilidade, já que estariam fazendo uma análise do que foi reservado até agora.

Eu me lembro de uma vez em que isso ocorreu e não havia nada da Qatar durante uns dois meses. Depois de muita reclamação dos clientes, a empresa disse que era um problema de TI que estava sendo resolvido. Pouco tempo depois, tudo voltou ao normal.

Fato é que nem na Smiles e nem no BAEC se encontra alguma coisa. Nem falo da disponibilidade para o Brasil, porque essa sumiu faz tempo e só de vez em quando a Qatar abre a porteira – mas não dura mais do que um ou dois dias.

Para não ser totalmente injusta, ontem eu consegui emitir uma primeira classe com a Qatar na Smiles por pura sorte, mas em um trecho que ninguém emite: Doha – Guangzhou, e não foi no dia exato que eu queria. Há alguma disponibilidade para Bangkok também, mas para o fim do ano e saindo de Doha. Saindo da Europa para a Ásia não tem nada.

Alguém tem conseguido emitir com a Qatar?

 

29 Comments

  1. Guilherme

    ali pela semana 20/25 de maio/2018 tem disponibilidade CDG/BKK em econômica e executiva

  2. Guilherme

    Eu emiti executiva GRU-DOH-SIN em outubro de 2017, e desde então tenho procurado volta e não encontro NADA, então por curiosidade toda vez eu corro o calendário inteiro e NADA. Quanto aos trechos entre Ásia e Europa eu concordo absolutamente em tudo com você, eles existiam aos montes até começo de janeiro.

  3. Kadu Gomes

    Ando pesquisando DOH para a Ásia em dezembro e, de fato, existe pouca disponibilidade com a Qatar, emitindo com pontos Multiplus. Mais raros ainda são os assentos em Business. Tomara que regularizem logo. Em tempo, parabéns pelo site!!

  4. Wagner

    Realmente havia notado isso. O mesmo está acontecendo com os resgates em executiva da multiplus para o fim do ano, em todas as cias. Não sei se ainda é reflexo da troca de sistemas, mas está quase impossível achar qualquer disponibilidade online. Ligar para o call center então é somente para os fortes.

  5. Henrique

    Beatriz, voei com a Qatar de GRU para DOHA na executiva no ano passado e a cabine estava super vazia. Conversando com as comissárias, elas me disseram que, desde o embargo ao Qatar que provocou um aumento considerável no tempo de voo, eles não estão vendendo todos os assentos para que a aeronave vá com menos peso. Esta rota inclusive tinha recebido um 777-300, mas logo depois, voltaram com o 777-200.
    Esta rota que já era super difícil de conseguir assentos, ficou ainda mais complicada de conseguir assentos.

    • Beatriz

      Sim, mas a disponibilidade já estava bem reduzida antes do embargo. Mas agora, todas as rotas estão com problemas.

  6. Ge

    Beatriz,se prepare para uma péssima sala vip em CAN.
    Abs,

    • Beatriz

      Oi Ge, só vou chegar pela Qatar. Ainda não sei qual companhia vou usar para sair de lá. De repente, pego o trem para Hong Kong e aproveito a The Pier da Cathay, que eu adoro.

      • Bruno Dantas

        Em Guangzhou a dica é se hospedar no pullman do aeroporto e se for Gold Le Club tem acesso ao lounge do hotel (que fecha a 00:00) e o vôo deve sair 1:35, porque de fato o Premium lounge de CAN é muito fraco

      • Ge

        Oi beatriz,ja conheces MACAU via turbo jet?
        Eh uma boa pedida.
        Com certeza o trem/metro eh a melhor forma de ir a HKG.
        Abs

  7. Francisco

    Vi Doha – Atenas por 13.000 pontos na Economica Smile.

  8. Augusto

    Tenho procurado um trecho entre DOH e Europa no final do ano e realmente sumiu tudo tanto no Smiles como no Executive Club. Vamos aguardar.

  9. Alan

    Estou tentando Europa – Ásia na Qatar no começo de janeiro, porém só consigo achar a perna DOH – ICN ou DOH – NRT/HND.
    Procurei saindo de Munique, Frankfurt e Paris, mas não acho nada para a segunda semana de janeiro.
    Alias, alguma atualização nas rotas da QSuites? Eu li que a Qatar só irá operar na rota DOH – ICN até março.
    Nesse caso acho melhor tentar DOH – Tokyo, pois essa rota seria a primeira a receber as QSuites…

  10. Renato Pena

    Sei que há opção Qatar Executiva entre Manilla (Filipinas) – Madri, por apenas 90 mil milhas, na Smiles, em 4 de dezembro, dentre outras datas. Mas tem um truque aí: quando vc detalha o voo, aparece executiva somente entre o trecho Manilla-Doha, sendo econômica entre Doha-Madri.
    Então fiz a pesquisa separado e aparecem as executivas quando se escolhe o trecho Manilla-Doha, por 65 mil milhas ou 32.500 milhas + 900 reais (preço excelente). Depois, no badalado trecho Doha-Madri (digo isso, porque a própria Beatriz já badalou essa perna), há executiva quando feito essa busca também no dia 4 de dezembro, por 50 mil milhas ou 25 mil milhas + R$750 – por um voo de executiva da Qatar de 7 horas e 50min, nada mal, não?
    Tenho pesquisado algumas datas para ter noção, mas pretendo fazer esse trecho pra novo paraíso do Sudeste Asiático – as Filipinas , só em janeiro de 2020. Tomara que até lá a Korean disponha 2 assentos na executiva e a Qatar mantém essa opção.

  11. LUIZ COSTA

    Estou ansioso pelo seu review, estou pensando em fazer esse mesmo resgate para o fim do ano, para Guangzhou e de la ir subindo!!!
    Boa viagem Beatriz!!!

    • Beatriz

      Obrigada, Luiz! Minha reserva é para o segundo semestre. Quero queimar minhas milhas Smiles antes que elas passem a valer um pé de alface no sacolão da esquina.

  12. Henry

    Beatriz…
    Mais uma notícia ruim que reflete duramente em cima do Smiles, pois a Qatar era uma opção que as pessoas tinham para usar milhas Smiles… agora, menos uma opção..
    O programa caminha a passos largos ruma a deterioração total…pelo menos na “atividade fim” que as pessoas esperam/desejam de um programa de fidelidade de cia. aérea: emissão de passagens…

    • Guilherme

      Delta você não acha NADA em executiva.
      Air France/KLM estão caríssimas.
      Emirates pratica preços surreais pela executiva oferecida (decadente)
      Qatar desapareceu do mapa, ou quando há nunca tem ida e volta.

      E quando você encontra alguma coisa em uma das cias parceiras do Smiles um dos trechos é em classe econômica.

  13. Luiz Rodrigues

    Olá a todos. Realmente os trechos de/para Brasil/Doha sumiram, mas semana passada resgatei com facilidade trechos em biz e economica da europa para Doha e Doha para Ásia. Usei Milhas smiles no resgate. Abs.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén