viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Tutoriais, Variados

Qual é a melhor aliança de companhias aéreas?

Uma das coisas mais importantes para um passageiro frequente é tentar, na medida do possível, pontuar no programa de milhagem da sua companhia aérea de escolha. Geralmente, essa companhia pertence a uma grande aliança e a grande vantagem delas é que você pode voar nas parceiras e pontuar no seu programa de milhas.

No mundo da aviação comercial, temos três grandes alianças de companhias aéreas:  Star Alliance, Oneworld e Skyteam. Qual é a melhor delas?

1 – Número de empresas-membro

Star Alliance = 27

Skyteam = 20

Oneworld = 14

A Star Alliance é a maior das alianças, seguida pela Skyteam. Apesar da Oneworld ser a menor delas, é bom sublinhar que a Skyteam possui 4 afiliadas chinesas. Para quem quer variedade em voos para a Ásia ou intra-Ásia, isso é ótimo, mas restringe um pouco a variedade de companhias para resgate em outros continentes. Isso é refletido no indicador abaixo, em que apesar de ter 6 membros a menos, a Oneworld alcança 161 países e o Skyteam, 177.

2 – Número de países que a aliança alcança

Star Alliance = 192

Skyteam = 177

Oneworld = 161

3 – Número de empresas na lista das top 20 da Skytrax

Star Alliance = 10 (Singapore, ANA All Nippon Airways, EVA, Lufthansa, Thai, Turkish, Swiss, Austrian, Air New Zealand, Asiana)

Oneworld = 4 (Qatar, Cathay, JAL e Qantas)

Skyteam = 2 (Garuda Indonesia, Air France)

4 – Número de empresas na lista das top 10  First Class da Skytrax

Oneworld = 4 (Qatar, Cathay, JAL e Qantas)

Star Alliance = 3 (Lufthansa, ANA All Nippon Airways e Singapore Airlines)

Skyteam = 1 (Air France)

5 – Número de empresas na lista das top 10 Business Class da Skytrax

Star Alliance = 5 (ANA, Singapore, Lufthansa, Turkish e EVA)

Oneworld = 2 (Qatar Airways e Cathay)

Skyteam = 1 (Garuda Indonesia)

6 – Número de empresas na lista das top 10 Economy Class da Skytrax

Star Alliance = 6 (Thai, Asiana, Singapore, ANA, EVA e Lufthansa)

Oneworld = 1 (Qatar e JAL)

Skyteam =1 (Garuda Indonesia)

7 – Facilidade para resgate em Cabines Premium

Star Alliance: Swiss e Singapore só permitem resgate de primeira classe dentro de seus próprios programas. A Lufthansa permite o resgate por associados de parceiras, mas só com 15 dias de antecedência o que dificulta o planejamento. A Singapore também limita sobremaneira o resgate na sua classe executiva para associados das parceiras. O Amigo é uma dor de cabeça para emitir passagens em cabine premium com qualquer das parceiras e o Victoria só permite emissão ida e volta com as parceiras. O Lifemiles não emite nada na Air China ou na Scandinavian Airlines.

Oneworld: Não há bloqueio para emissão em cabines premium por nenhuma das parceiras, mas parece impossível achar cabines premium da JAL no LATAM Fidelidade.

Skyteam: A Air France somente permite resgate da La Première dentro do seu próprio programa. A Garuda Indonesia, que também tem uma primeira classe de respeito, também limita os resgates para membros do seu próprio programa de milhas.

8 – E qual é a melhor aliança em termos de Brasil?

Star Alliance: Várias empresas-membro voam para o Brasil (United, TAP, Swiss, Turkish, Lufthansa, South African, Avianca Internacional); além disso, a Avianca Brasil é membro da Star Alliance, o que possibilita pontuação em voos domésticos. Isso dá mais oportunidade para os passageiros de acumular pontos em seu programa de escolha, já que podem voar com as parceiras. A Star também tem diversas companhias dentre as melhores do mundo: Singapore Airlines, ANA All Nippon Airways, Lufthansa, EVA Air, Turkish (business) etc.  Além disso, daqui é possível voar diretamente para 3 continentes e tem mais companhias membro e mais destinos em oferta. E o que é muito importante: tem dois programas que são úteis aos brasileiros – o TAP Victoria e o United MileagePlus. O Victoria tem diversos parceiros financeiros aqui, enquanto que o MileagePlus é o único programa americano que não exige gasto mínimo para brasileiros. Para mim, é a melhor aliança.

Oneworld: A Oneworld tem uma representante no Brasil, a LATAM, e 3 outras empresas que voam para cá: American, Iberia e British Airways.  A Oneworld, apesar de ser a menor, tem companhias de primeira linha, que significam ótimos resgates: Qatar Airways, Cathay Pacific e Japan Airlines. Um dos pontos fracos da Oneworld é a África – com um único voo direto do Brasil (LATAM para Joanesburgo) e sem parceiras para conexões, ficamos na dependência da British, Iberia e Qatar. Quanto aos programas de fidelidade, a LATAM e a American tem parceiros financeiros, mas o Fidelidade deixa muito a desejar em vários aspectos e o AAdvantage exige gasto mínimo para subir de categoria. Em ambos os programas, o acúmulo de pontos é relativo ao gasto na passagem e não na quantidade de milhas voadas. Para mim, é a segunda melhor aliança para brasileiros.

Skyteam: A Skyteam não tem representantes no Brasil. A que mais se aproxima é a GOL, que tem participação societária da Delta. Ainda assim, nenhum membro Diamante da GOL goza dos benefícios em toda aliança. A Skyteam voa para o Brasil com a Delta, Air France, KLM, Aerolineas Argentinas, Air Europa e Alitalia, esta última em processo falimentar. Apesar de ter 6 membros a mais do que a Oneworld, 4 deles ficam na China. Ou seja, se seu destino frequente é a China, é de se considerar a associação ao Flying Blue da Air France. Fora disso, as opções de resgate – em termos de qualidade das empresas – são limitadas. A única empresa do grupo que considero excepcional é a Garuda Indonesia. Uma outra vantagem do programa, é que a Delta é considerada a melhor das três companhias americanas em termos de atendimento e serviço de bordo. O Delta Skymiles está dificultando o resgate nas parceiras, exigindo um maior número de milhas e bloqueando algumas cabines premium. Então, na minha opinião, esse é a aliança menos vantajosa para nós, brasileiros.

11 Comentários

  1. Gilberto

    Acho que a melhor aliança acaba dependendo de aonde cada um gosta de viajar. Infelizmente, a Avianca Brasil ainda não agrega muito valor a Star Alliance. Ainda que seja possível conquistar status elite voando Avianca, eu prefiro pontuar tudo no programa da Singapore Airlines, porque, se necessário, posso transferir pontos do Membership Rewards para o Kris Flyer, o qual é um programa bem mais fácil de lidar que o Amigo.

    A Oneworld, apesar de cias aéreas ótimas, não permite upgrade de cabines com pontos em programas de cias parceiras. Então ,se compro uma passagem de São Paulo para Doha, não posso usar pontos Latam Fidelidade para fazer upgrade de cabine. Isso é possível na Star Alliance e na Skyteam.

    Quanto a Skyteam, acho o programa da Air France muito bom para emissão de bilhetes prêmio. Consegui um vôo de Beijing para Tóquio uma vez por 15 mil milhas apenas. E de acordo com o Ben Schlappig, a La Premiere é fantástica, tenho muita vontade de experimentar 😉

    • Beatriz

      Infelizmente, a OW não permite os upgrades com as parceiras, que é uma desvantagem. Quanto ao Krys Flyer, só vale mesmo para quem tem MR, que é uma minoria e o Amigo é Inimigo, como eu disse em um post.
      De PEK para TYO vc consegue por 20.000 Avios da BAEC em executiva na JAL.
      E La Première tbm é um sonho de consumo pra mim …

  2. Rodolfo

    Eu uso um programa em cada um das alianças de preferência que não expire as milhas…logo Oneworld=aadvantage,Star=lifemiles, Sky estava com dúvidas até uns dias atrás entre Alitalia,Air France ou Smiles..como dificilmente vou viajar novamente pela Sky e vou realizar uns 10 vôos pela gol nos próximos 2 meses…. acabei optando pelo Smiles quando for vôos pela Skyteam

  3. Ferreira Jr

    Parabéns pelo post! Muito útil.

  4. Carlos Henrique

    Oi, Beatriz! Parabéns pelo post. Muito útil. Só não entendi uma colocação sua: sobre a ausência de voos da One World para a África. A LATAM não tem voo para a África do Sul?

    • Beatriz

      Ops! Me esqueci da LATAM! Obrigada pela lembrança, Carlos Henrique. Mas olha que eu acho que o meu esquecimento vai ser realidade em breve … A rota está mal das pernas …

  5. Luis

    Excelente post. Bem redigido e, o que é mais importante, muito útil para quem tem interesse em emissão de passagens com milhas/pontos.

  6. Tlars22

    Beatriz,
    Como funciona o upgrade na cias da Star Alliance ? E quais os valores tabelados por regiao ?
    Exemplo: Eh possivel comprar uma passagem da United e utilizar milhas do Amigo para upgrade ?

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén