viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Variados

Qual é o Melhor Assento do Avião?

Recentemente, eu coloquei um vídeo da decolagem do meu voo de Sydney para Brisbane no Facebook (clique aqui para ver) e comentei que eu tinha dado sorte na escolha do lado da aeronave, porque consegui ter uma visão panorâmica da cidade. Uma querida amiga e leitora, a Simone Cuber, me sugeriu um post sobre isso: qual é o melhor lado para sentar na aeronave na decolagem/aterrissagem. Respondi que isso dependia da rota e do vento – difícil prever. Mas daí tive a ideia de escrever sobre o melhor assendo do avião em geral, porque outro dia encontrei uma pessoa que disse que só viajava na última fila e eu cá pensei com meus botões que isso não fazia o menor sentido para mim. Enfim … vamos lá?

Primeira Consideração: Janela, Meio ou Corredor?

Para mim, corredor em qualquer circunstância. Saio do meu assento quantas vezes eu quiser sem incomodar ninguém e, além disso, não sou uma pessoa que dorme fácil em avião. Tem a desvantagem que eu sou incomodada quando o passageiro da janela ou o do meio querem dar uma volta. Por isso é que, quando viajo para o exterior em econômica, prefiro ficar no corredor dos assentos do meio. Assim, os passageiros que ficam no meio do avião podem escolher incomodar o passageiro do outro corredor …

Masssss, em viagens noturnas para o exterior, tem gente que entra e imediatamente desmaia na cadeira e só acorda na manhã seguinte. Nesses casos, eu escolheria sentar na janela, pois não seria incomodado por ninguém querendo sair.

Segunda Consideração: Na Frente, no Meio ou no Fundo do Avião?

Aí temos que um parênteses antes de começar: geralmente, a primeira classe e a executiva ficam na parte dianteira do avião. Já perceberam que à medida que a situação do passageiro vai piorando, mais pra trás ele fica? Então! Minha preferência é sempre pela dianteira, em qualquer classe de voo.

Em primeiro lugar, em voos internacionais é uma opção estratégica. Quem sai primeiro, chega primeiro na fila da imigração. Ou seja, ao sentar no fundo do avião, você pode estar fadado a ficar mais uma hora na fila. Depois de 10 horas de voo, o que eu mais quero é sair do aeroporto o mais rápido possível.

Em segundo lugar, quem senta ao fundo tem menos chance de conseguir a refeição que deseja. Isso vale para qualquer classe – primeira, executiva ou econômica. Os últimos serão os últimos. Algumas cias aéreas oferecem a escolha antecipada de refeições para os passageiros premium. Nesse caso, eu sempre escolho com antecedência para não ter problema.

Em terceiro lugar, quanto mais ao fundo você senta, mais tempo leva para sair do avião. Se você tem conexão em algum lugar, o melhor é reduzir ao máximo o tempo de desembarque. Isso vale para voos domésticos e internacionais.

Agora, se você está num voo doméstico, sem qualquer preocupação, essas ponderações não lhe afetam …

Algumas pessoas afirmam que quem senta no fundo sente mais a turbulência e, quem senta na asa, sente menos. Eu não sei se isso é verdade, mas é uma consideração a ser feita.

Terceira Consideração: Do Lado Direito ou Esquerdo do Avião?

Esse é um ponto que só as pessoas que viajam com uma certa frequência prestam atenção, mas que eu acho super importante.

Toda vez que saio do Brasil para os EUA ou para a Europa, se eu estou viajando na executiva eu sempre escolho o lado direito do avião, sabem por quê? Por causa do sol! O sol nasce no leste e se põe no oeste. Então, ele vai nascer no lado direito e, sentada na janela, na executiva, eu tenho total domínio sobre a luminosidade. Isto é: eu mantenho a janela abaixada para não incomodar os outros passageiros.

Na volta, eu fico no lado esquerdo pela mesma lógica acima.

Agora, se estou na econômica, vou para o outro lado. Como não sento na janela, vou ficar o mais longe possível dela. Se a pessoa decidir abri-la, quanto mais distante eu estiver, menor o incômodo.

A mesma coisa vai valer para qualquer outro voo: sempre me lembro do sol para decidir o assento.

Quarta Consideração: Há Perigo de Barulho?

É claro que o avião é um ambiente barulhento por natureza, mas a gente pode evitar outros barulhos além daquele das turbinas. Eu evito os assentos perto de banheiro ou da galley (área onde os comissários preparam as refeições e, depois, as descartam) com todas as minhas forças.

O banheiro, além da luz que atrapalha muito, ainda tem o odor … E a galley é um espaço onde tem barulho de pratos e talheres enquanto os comissários trabalham. Além disso, durante a noite os comissários costumam deixar água e snacks por lá, então as pessoas se reúnem e. às vezes, batem um papinho descontraído.

Quinta Consideração: O assento tem espaço extra para esticar as pernas?

Geralmente, esses assentos são reservados para os passageiros que têm status no programa de milhagem da transportadora. Normalmente, eles ficam na primeira fileira da cabine ou nas saídas de emergência (que também são mais frios). Algumas cias aéreas permitem que passageiros que não têm status paguem a mais por esses assentos. Aí é uma questão de escolha pessoal que depende do orçamento de cada um.

Eu sempre escolho meu assento com antecedência para ter menos aborrecimentos no voo. Se é uma cia aérea que não costumo voar com frequência, sempre dou uma checada no Seat Guru para saber quais são os melhores assentos (clique aqui para acessar o site). Basta inserir a cia aérea, o número do voo e a data que o site informa os melhores e piores assentos de acordo com a avaliação dos passageiros.

Vejam esse exemplo: os assentos em amarelo estão próximos ao banheiro e à galley.

O Seat Guru tem os comentários e o indicativo das cores. Observe que o usuário comenta que a porta do banheiro abre diretamente nos assentos 11D e 11G, que estão em amarelo.

Já na parte da classe econômica, há alertas em amarelo e os últimos assentos da classe econômica estão em vermelho – mais uma vez perto de banheiros e da galley, o que é considerado ruim.

Bom, espero ter ajudado vocês a escolherem o melhor assento no voo. Mas lembrem-se: escolham com o máximo de antecedência permitida, nunca deixem para o check-in, pois ali são oferecidos as sobras.

2 Comentários

  1. victor

    Seu site me ajudou muito…obrigado

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén