Desde ontem à noite e hoje pela manhã tentei entrar no site da Smiles e o site estava em manutenção. Agora descobri o porquê: houve uma reformulação completa do Clube Smiles.

Quem fizer uma assinatura hoje, vai ganhar até 10.000 milhas bônus, dependendo do plano, que terão validade de 10 anos. Mas, quem já era cliente anteriormente, nada precisa fazer.

Mas atenção ao regulamento:  1.2 Não serão considerados para o recebimento da bonificação da presente Promoção, os downgrades ou upgrades de plano do Clube Smiles, ou seja, caso o Participante a mude de plano para um inferior ou superior, não será bonificado com as Milhas Bônus.

Vamos às mudanças:

a) agora há 5 planos para o Clube Smiles;

b) quem é cliente do Clube conta com 5 reservas grátis nos bilhetes resgatados com a GOL;

c) as milhas acumuladas no Clube passam a ser qualificáveis na proporção 10:1.

O Plano 3.000 foi descontinuado para vendas, mas será mantido para aqueles que assim desejarem.

As mudanças foram ótimas, mas um dos problemas do Smiles sempre foi a validade das milhas bônus nas promoções de compra de milhas ou transferência de pontos do cartão de crédito. A validade é de 6 meses e, aparentemente, vai continuar assim. Acabei de ler a promoção de 50% de bônus para a transferência dos pontos dos cartões da Caixa e lá estava a validade de 6 meses …

De qualquer modo, foi um upgrade e tanto no Clube. Mas não podemos confundir o Clube Smiles com o Programa Smiles. O que aconteceu é que os membros do Clube serão mais privilegiados na validade das milhas do que os membros Diamante. Quem é Diamente tem milhas com validade de 5 anos, contra as 10 dos membros do Clube.

Não considero essa jogada seja muito sábia: a Smiles pode estar alijando quem voa com ela por conta de fidelização. A conferir …

Para ler um comparativo entre os clubes de milhas de todas as companhias aéreas brasileiras e da Livelo, clique aqui.