viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Letônia, Sem categoria

Riga, Sua Linda! A Capital da Letônia Vale a Visita

Praça Ligu - Riga

Há algum tempo atrás, prometi que escreveria um post sobre Riga, a capital da Letônia. Estive lá recentemente e fiquei encantada. Riga é a maior cidade dos países bálticos e capital da Letônia. Seu centro histórico foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Passear em Riga é super fácil; como a cidade é pequena, é possível fazer tudo a pé. Com um mapa nas mãos ou com o Google Maps no smartphone, dois dias são mais do que suficientes para conhecer todos os pontos importantes da capital. Escolhi alguns lugares para dar uma ideia do que esperar de uma visita à cidade.

A Casa dos Blackheads é considerada a construção mais bonita de Riga. Ela foi construída em 1344 e, desde então, foi bombardeada e reconstruída inúmeras vezes. A Casa fica na Praça da Prefeitura.

Casa dos Blackheads – Riga

A Catedral de Riga teve suas fundações assentadas em 1211 e a sua última grande reforma data do século XIX. Além das missas, muitos concertos públicos gratuitos ocorrem aqui.

Catedral de Riga

A Casa do Gato foi construída em 1909, por dois arquitetos contratados por um comerciante que foi rejeitado pela Great Guild (a grande corporação dos comerciantes). Ressentido, comprou a casa em frente ao Guild. Não satisfeito, colocou a escultura de um gato em posição de ataque na direção do Guild. Eles devem ter adorado, não? 😉

Casa do Gato – Riga

Casa do Gato – Riga

A Casa do Gato fica na Praça Livu, uma das mais graciosas da cidade.

Praça Ligu – Riga

Os Três Irmãos é um complexo de casas que, reza a lenda, pertenciam a membros de uma mesma família. A casa da direita foi construída em 1490, e conserva a mesma aparência até hoje. A casa do meio, datada de 1646, foi renovada em 1785. A casa mais estreita é a mais recente: foi construída na segunda metade do século XVII.

Três Irmãos – Riga

Riga também é conhecida como uma das mecas da art nouveau da Europa. Há toda uma área da cidade dedicada a esse tipo de construção. O chamado Quiet Centre, que fica acerca de 10 mins a pé do centro histórico, é composto por algumas ruas repletas de prédios no estilo. As ruas mais famosas são Elizabetes Iela e Alberta Iela.

Art Nouveau – Riga

O prédio que fica na 4a Strēlnieku foi projetado por Mikhail Eisenstein e é um belíssimo exemplo do estilo. Hoje, o prédio abriga o Stockholm School of Economics.

4a Strēlnieku – Riga

Quem não gosta de frio não deve ir a Riga no inverno … Na foto abaixo, um rio congelado.

Uma dica de acomodação é o Pullman Riga Old Town, da rede Accor, que eu avaliei aqui.

Um bom site com muitas informações sobre a cidade é o www.liveriga.com/en/.

Vocês conhecem Riga? Têm vontade?

 

2 Comentários

  1. Paulo

    Muito bonita a cidade Beatriz. Qual sua sugestão para combinar com outros países?

    • Beatriz

      Paulo, eu fui à Polônia, Estônia e Finlândia. Se tivesse mais tempo teria ido à Lituânia e completado os países bálticos.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén