O Wall Street Journal publicou uma matéria interessante sobre as semelhanças entre as US3 (American, Delta e United).

Vou dar uma resumida aqui, mas quem se interessar pode ler a matéria aqui.

As US3 são as maiores cias aéreas do mundo em termos do número de passageiros, receita e lucro. De uns tempos para cá, elas se “auto-copiam” até mesmo na cor do interior das aeronaves – azul! Abaixo segue uma lista das semelhanças:

1) Todas cobram uma taxa extra para os melhores assentos.
2) Todas cobram US$ 200 para alterações nos bilhetes domésticos.
3) A AA decidiu não colocar entretenimento pessoal nos aviões domésticos por conta do custo de instalação, mas assim que a Delta começou a oferecer o benefício, a American mudou de ideia e decidiu oferecer também.
4) Quando a United anunciou que instalaria assentos-cama na 1a classe das rotas transcontinentais, como NY – Los Angeles, Delta e American seguiram a tendência.
5) A Delta começou receber seus passageiros top com carros de luxo na pista dos seus principais aeroportos, o que foi prontamente seguido pela American e pela United.
6) Os programas de milhagem das US3 são baseados no preço do bilhete e exigem um gasto mínimo anual do passageiro para aquisição de status.

Além disso, todas elas introduziram uma tarifa econômica básica que cobre somente os custos do transporte, deixando de fora bagagem, comida/bebida, escolha de assentos, etc.

É por essas e outras que os passageiros americanos que almejam por uma experiência um pouco diferenciada estão procurando a JetBlue e a Alaska/Virgin America.

Como vocês escolhem a cia aérea para voar para os EUA? Preço, fidelidade ou qualidade?