A Skytrax, companhia de consultoria britânica especializada no mercado de aviação civil, anualmente faz uma pesquisa de satisfação com passageiros compreendendo as companhias aéreas e também os aeroportos. Ela recentemente divulgou a lista com os 100 melhores aeroportos do mundo, Mas quais são os 10 melhores?

10. Frankfurt Flughafen (FRA)

Frankfurt FRA

Passageiros/ano: 61 milhões

O aeroporto de Frankfurt é o quarto mais movimentado da Europa e um dos hubs mais importantes do mundo, além de ser a base da frota da Lufthansa, com mais de 270 aeronaves. Os passageiros elogiam a facilidade de trânsito entre os terminais e a abundância de opções de compras e comida. Alguns, entretando, reclamaram das longas filas de imigração.

 

9. London Heathrow Airport (LHR)

London Heathrow Terminal 5 (LHR)

Passageiros/ano: 75 milhões

Heathrow é o 3o aeroporto mais movimentado do mundo e o maior dos cinco aeroportos que servem Londres. O aeroporto está em reformas para acrescentar mais um terminadl, o Terminal 2. O Terminal 5, que serve exclusivamente à British Airways e à Iberia doi considerado o melhor terminal do mundo pelos passageiros que votaram no Skytrax. Heathrow é a base da British Airways e da Virgin Atlantic.

 

8. Zurich Flughafen (ZRH)

Zurich Flughafen (ZRH)

Passageiros/ano: 27.7 milhões

A apenas 12 km do centro de Zurich, o aeroporto é a base da Swiss e um hub que liga a maior cidade da Suíça ao resto do país. Para passageiros com longas conexões/escalas, o aeroporto oferece aluguel de bicibletas e skakes, assim como excursões ao Museu Suíço de Transporte.

 

7. Chubu Centrair International Airport, Nagoya (NGO)

Passageiros/ano: 9.8 milhões

Construído em uma ilha artificial na Baía de Ise, o aeroporto central do Japão é considerado o melhor aeroporto regional do mundo. Ele tem um enorme deck a céu aberto, onde os passageiros podem apreciar a movimentação dos navios no porto de Nagóia. O aeroporto também abriga uma casa de banhos tradicional em que os passageiros podem relaxar tomando um banho admirando o por do sol na baía.

 

6. Hamad International Airport, Doha (HMD)

Hamad International Airport (HMD)

 

Passageiros/ano: 30 milhões

O atual aeroporto internacional de Doha e base da Qatar Airways abriu as portas em 2014. O aeroporto tem dois terminais em 5.400 acres de terra e custou USD 16 bilhões para ser construído. Ele é descrito como o aerporto mais luxuoso do mundo e conta com um design premiado.

 

5. Hong Kong International Airport (HKG)

Hong Kong International Airport (HKG)

Passageiros/ano: 68.3 milhões

Outro aeroporto construído em uma ilha artificial, o HKG fica na costa de Hong Kong e é considerado um dos mais populares do mundo desde a sua inauguração em 1998. Um dos mais movimentados da Ásia, o aeroporto é a base da Cathay Pacific, da Dragonair e da Hong Kong Airlines. O aeroporto conta com um campo de golfe, o SkyCity Nine Eagles, no Terminal 2.

 

4. München Flughafen, Munique (MUC)

Passageiros/ano: 43 milhões

Localizado no nordeste de Munique, o aeroporto é um dos mais movimentads da Europa e o segundo mais movimentado da Alemanha. Munique é um hub da Lufthansa, da Air Berlin e da Condor. Um parque próximo tem mini-golf e conta com uma amostra de aeronaves históricas.

 

3. Incheon International Airport , Seoul (ICN)

Incheon International Airport (ICN)

Passageiros/ano: 49.3 milhões

Um dos dois aeroportos que servem Seoul, Incheon é um dos 3 aeroportos de elite no mundo. Incheon é o 24o aeroporto mais movimentado do mundo e serve como base da Korean Air e da Asiana. O aeroporto conta com uma enorme variedade de opções de compras e comida, assim como diversas atrações culturais, inclusive com o Museu de Cultura Coreana.

 

2. Tokyo Haneda International Airport (HND)

Tokyo Haneda International Airport (HND)

Passageiros/ano: 75.3 milhões

O aeroporto de Haneda é um dos dois aeroportos que servem Tóquio, sendo Narita o outro. Mais perto do centro da capital japonesa, Haneda é extremamente popular entre turistas e viajantes a negócios. O aeroporto é o quinto mais movimentado do mundo e é conhecido pela sua eficiência, limpeza e opções de shopping.

 

1.  Singapore Changi International Airport (SIN)

Singapore Changi International Airport (SIN)

Singapore Changi International Airport (SIN)

Passageiros/ano: 55.4 milhões

No primeiríssimo lugar há alguns anos, o aeroporto de Singapura é o 16o aeroporto mais movimentado do mundo. Base da Singapore Airlines, Silkair e Tigerair, Changi é elogiadíssimo pelos passageiros. Além da arquitetura, a sua eficiência, a qualidade e variedade de lojas populares e de luxo, além dos inúmeros restaurantes especializados em diferentes cozinhas do mundo agradam em cheio os viajantes. Changi conta com hotel, piscina, cinema, spas, floresta e um deck de entretenimento multimídia.