viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Brasileiros, Programas de Milhas, Programas de Milhas, TAP

TAP surta e cobra R$ 1.300,00 de taxas no Smiles na econômica

Dica do leitor Ricardo Miniceli a quem, desde já, agradeço: a TAP está cobrando taxa de combustível na econômica – YQ, na emissão de passagens com milhas Smiles.

Fui dar uma olhada e constatei: a TAP surtou de vez!

Todos os trechos pesquisados foram em econômica: o mais baixo sai por 112.500 milhas! Em todos, a taxa de combustível custa R$ 1.294,28, o que dá cerca de 400USD.

Ou seja: a TAP está cobrando USD 200 de YQ por trecho na econômica com milhas!

Do Brasil para Lisboa, curiosamente, a YQ não é cobrada … É um super protecionismo, não?

Lembrando o seguinte: essa taxa não é cobrada pelo Smiles, mas pela TAP … Somando às taxas aeroportuárias, a conta chega a R$ 1.700,00.

Eu só consigo imaginar que a TAP esteja tentando inviabilizar a emissão de bilhetes com milhas Smiles sem cortar a parceria com o programa brasileiro. Por que nada, nada, nada justifica a cobrança desses valores.

 

 

57 Comments

  1. Valfrido

    Absurdo isso!
    Beatriz, sabe se a TAP tá cobrando YQ nos bilhetes da Emirates saindo do Brasil?

    • Beatriz

      Sim, Valfrido. Algo na casa dos USD 500 na executiva …

    • Henrique

      Estava fazendo umas simulações para EZE e apareceu opção de ida e volta pela Emirates, 90k ida e volta de executiva, cobrando cerca de R$ 800 de taxas de embarque. Ok, EZE e suas taxas aeroportuárias caras. Numa dessas simulações apareceu o trecho de ida com possibilidade de ir pela Qatar, sendo 35k na executiva. Ou seja, ida pela Qatar e volta pela Emirates daria 80k. Mas para minha surpresa as taxas pularam para R$ 1800! E eis que apareceu “Taxas cobradas pela cia Aérea” de quase R$ 1000!!! Qatar está cobrando YQ também… Simula lá, Beatriz! É o voo da QR fifth freedom que passa por GIG.

      • Beatriz

        Henrique, a cobrança é da Emirates. Verifiquei que voando só Qatar em executiva sai por menos de R$ 400,00 em taxas. Emiti uma passagem da Ásia – Europa pela Qatar em business no domingo que me saiu por R$ 180,00 em taxas.

        • Henrique

          Entendi! Realmente é isso mesmo, peço desculpa. A Emirates pelo menos respeitou o fato de que emitir ida e volta para o Brasil não há cobrança de taxa, pois a taxa só foi cobrada devido a passagem não ser originada no Brasil. Essa YQ é muita sacanagem de qualquer forma… Seja pela surtada da TAP, seja pela Emirates baseada em cima de um poço de petróleo ou por qualquer outra cia…

        • Guilherme

          Eu emiti Brasil – Singapura em classe executiva com a Qatar e saiu R$ 180,000 também.

  2. Carlos

    Que pena, queria ir agora pra Lisboa com as minhas milhas

    • Beatriz

      Carlos, como está no post, para Lisboa a TAP não está cobrando a taxa …

      • Cainã

        Beatriz, para Lisboa está sendo cobrada a taxa sim, tanto pelo Victoria quanto pelo Smiles. Como mostrei no exemplo abaixo, POA-LIS pelo Victoria 223,88 euros (+- 895 reais) (embarque + combustível) e no Smiles 599,18 reais (embarque + combustível).

        Neste caso emitindo pelo Smiles o custo total das taxas fica em torno de 300 reais a menos.

        • Beatriz

          Eu vi no Smiles do Rio para Lisboa por R$ 283,00. Só taxas aeroportuárias. Até editei o post e coloquei o print do voo para Lisboa sem YQ.

          • Cainã

            Realmente, inclusive pesquisando nas mesmas datas do seu print poa-lis fica sem a taxa, porém nos dias 5/11-22/11 aparecem 323,57 reais de Taxas cobradas pela Cia Aérea.

            Qual será o critério?

  3. Paulo

    É um absurdo, mas, pelo que vi, a justiça brasileira está forçando a devolução dessa taxa abusiva.

    • Beatriz

      Paulo, você é advogado também? Onde você viu essas decisões?

      • Paulo

        Beatriz,
        Sim, sou seu colega, mas ainda não ajuizei ação desse tipo. Tenho dois amigos que já o fizeram recentemente, ainda não há decisão. Porém, em outro fórum, um usuário postou esse julgado:

        TJ-DF – Apelacao Civel do Juizado Especial ACJ 20140110942392 DF 0094239-36.2014.8.07.0001 (TJ-DF)
        Data de publicação: 19/11/2014
        3. Incabível a cobrança de taxas de combustível pois a aquisição de bilhetes de passagem, ainda que com milhas, pressupõe a cobertura desse custo inerente ao transporte.

        • Beatriz

          É anterior à Resolução 400 … Queria ver como os juízes estão se posicionando depois dela …

  4. Cainã

    Na realidade acredito que o problema da TAP não seja exclusivo com o Smiles. Há alguns meses o Victoria iniciou a cobrança da taxa de combustível, e até ontem (não sei quando começou a cobrar no Smiles) era muito mais barato (falando em taxas) emitir via Smiles do que via Victoria, pois não existia a cobrança no Smiles. Na realidade acredito que ainda seja..

    Neste caso em específico temos uma situação interessante, que talvez se repita em outros casos. Pesquisando GIG-MAD nas datas do exemplo através do Victoria encontramos opção de ida na econômica e volta, no dia 21/11 apenas em executiva. Desta forma o custo através do Victoria fica em 72500 milhas + 336,01 euros (+- 1.344,00 reais), ou seja, ainda muito caro, ainda que um trecho seja em executiva.

    Pesquisei a mesma rota em outras datas para tentar achar em econômica, mas não localizei. No caso de POA-LIS, ida 5/11 volta 22/11, está custando 50mil milhas + 223,88 euros (+- 895 reais). Já no Smiles fica por 152500 milhas (ABSURDO, mas quem cobra é o Smiles) + 599,18 reais (embarque + combustível).

    Ou seja, emitindo pelo Smiles o custo com taxas continua menor do que pelo Victoria. Por isso acredito que o problema da TAP não seja exclusivo com o Smiles.

    • Beatriz

      Cainã, a cobrança da YQ é em dólares e não em euros e o total via Smiles sai por R$ 1700,00 e pelo Victoria, como vc colocou, R$ 1.344,00.

      • Cainã

        Beatriz, para mim as taxas sempre aparecem em euros no Victoria. Tenho inclusive o print.

        • Beatriz

          Sim, ela é convertida para euros. A moeda da aviação comercial internacional é o dólar.

  5. Tlars22

    1300 BRL de taxa YQ ?!
    Isto para mim agora virou assalto a mão armada – daylight robbery tax !
    TAP para mim agora só utilizo para emissões round-trip BRA-EUA em última hora voando de executiva pela United, que é quando ela libera os assentos para as cias parceiras da *A.

    • Tarcisio

      Emiti, agora em dezembro Ida United, e volta com Air canada copa, para voar em março.

    • Riccardo

      Beatriz, uma questão (meio off-topic)
      Mas vá la: tenho um caminhao de milhas tudoazul mas queria viajar pra Asia e com tudiazul/united é pra esqcer..
      Sei q existe a paceria tudoazul/viajanet…
      Mas eu qria saber se posso usar as milhas tudoazul de alguma maneira na TAP…
      Obgdo

      • GABRIEL ALEXANDRINO ALVES

        Ola colega pode sim vc pode emitir tap pode olhar ate interline.tudoazul.com e depois ligar para emitir

  6. Leonardo

    E onde está a ANAC? O MP? O Procon?

  7. Dott.

    Emissão na Victoria TAP para Lisboa estão cobrando taxa de combustível (YR), infelizmente.

  8. Renato

    Tá muito difícil, em julho tive meu acesso quase negado a sala vip latam (na ocasião voando executiva Qatar) pois meus bilhetes tinham sido emitidos pelo smiles (foi o que a atendente do balcão alegou), minha namorada que discutiu e conseguiu o acesso mas foi desgastante. Agora essa da TAP que era uma das poucas coisas que valiam a pena no smiles ainda. Fato que a TAP vai cada vez mais se alinhar com a Azul e provavelmente a Qatar vai se alinhar com a Latam e vai sobrar pro smiles AF/KLM com seus preços exorbitantes pois a Alitalia parece que já se foi faz tempo.

  9. Henry

    Cada vez mais o Smiles está se inviabilizando como programa de fidelidade e/ou benefícios.
    Primeiro a disponibilidade pela Delta está baixa, além deles constantemente aumentarem a tabela de resgates: eram 35k por trecho/econômica, depois passou para 40k, agora está na faixa de 45k… além disso, a Delta simplesmente não disponibiliza mais tarifas “saver” em seu programa em voos de/para Brasil, mas libera para o resto do mundo…e só aparece disponibilidade no Smiles se estiver por 30k na Delta (pelo menos na tarifa mais “baixa” do Smiles, a 45k).
    Segundo e idem a Alitália.. tem tarifa saver para o mundo todo, menos Brasil e com o agravante que nos poucos dia em que tem a tarifa saver no programa deles, se for de/para o Brasil, só libera 1 assento.. se vc coloca 2 assentos, aí, some a disponibilidade em saver na Alitália..se for para o resto do mundo, tem 2, 5, 9 assentos disponíveis..
    Agora, essa da TAP, muito embora para o Smiles a TAP já estava ficando proibitiva pelos valores estratosféricos em milhas… agora com essa taxa de combustível, conseguiram piorar o que já era ruim..
    Eu continuo achando e afirmando que o Smiles perdeu a capacidade financeira de emitir passagens nos parceiros aéreos, porque desviou muitos recursos para a Gol (2 bilhões de reais) para tapar prejuízo e financiar os investimentos em aviões.
    Aí, no Ativo do Balanço Patrimonial deles, tem um saldo enorme de direitos de emissão de passagem na Gol.
    Como são eles que controlam o Smiles, aí, passagens na Gol tb foram majoradas no programa… passando de 5k para 50k… (caso de GIG=>EZE)…
    Enfim.. é um programa que só deve ser usado em último caso e para os que conhecem bem o funcionamento do mercado e para uma emissão rapidinha.. ficar com milhas lá é loucura…

  10. Natalia

    Oi Beatriz! Conheci seu site pelo comentário do Mestre das Milhas em um post dele. Desde então, já li várias postagens suas que me ajudaram bastante a entender como tirar o melhor proveito das milhas. Na realidade eu sou juvenil ainda nesse mundo de milheiros… Tenho algumas milhas na TAP e outras na Livelo. Queria fazer uma viagem em dezembro 18/janeiro de 2019 passando por Bangkok, Beijing, Dubai e Frankfurt. Pensei em emitir Brasil – NYC com milhas da Latam e, com milhas da TAP, NYC-PEK (stopover) PEC-BKK (open jaw) DXB-FRA(stopover) FRA-NYC. Olhei por alto a disponibilidade no site da United em novembro, para ver se eram destinos possíveis. Vi que a primeira parte é possível com vôos da United (NYC-PKK) com a Thai (PKK-BKK) e, em tese, a segunda parte é possível com a Lufthansa. Você acha que eu consigo emitir esse Frankstein desse jeito? Outra coisa, será que terei que pagar muitas taxas de combustível? A TAP não me cobrou quando emiti pro Havaí pela United, saindo do Brasil. Queria saber se cobraria saindo dos EUA. E se a Lufhtansa cobra também… Existe um vôo que sai de Dubai pela Air Canada, também seria uma opção. Desculpa pela pergunta imensa!

    • Beatriz

      A TAP cobra YQ de todas as cias aéreas, exceto a United e a ANA. Esse Frankenstein você não vai conseguir emitir, porque com as parceiras, a TAP só emite ida e volta (podendo ser de cidades diferentes, mas no mesmo continente). Saindo dos USA, vc teria que voltar para os USA.

      • Natalia

        Ah, sim, não ficou claro que eu emitiria BSB-NYC-BSB. Eu teria de voltar a NYC (com a TAP) para pegar o vôo pro Brasil. Gastaria menos milhas do que saindo do Brasil direto pra Ásia, pela tabela de parceiros da TAP. Talvez, por conta da YQ, fique mais barato comprar a passagem pra Ásia então. Obrigada pela resposta!

        • Beatriz

          Natalia, o problema é que seu destino final é Frankfurt. Saindo dos USA, o sistema não vai te permitir ir de lá para a Europa via Ásia.

          • Natalia

            Poderia voltar de BKK para NYC com stopover em Tóquio, e desistir de Dubai?

      • Valfrido

        Cobra tmb na Singapura airlines? Pelo menos no ita matrix a Singapura não cobra YQ.

      • William

        Eu acabei de emitir (hoje) uma passagem de executiva voando Swiss e não houve cobrança da YQ. O valor total das taxas foi em torno de 100 euros e mais 20 euros pela emissão por telefone.

        • Beatriz

          Mas William, vc emitiu Swiss via TAP Victoria. Estamos falando de emissão TAP via Smiles.

  11. Beatriz

    @Natalia: sim, sem problemas.

  12. Natalia

    Voando ANA, na volta.

  13. Natalia

    Muito obrigada!

  14. Cinthia

    Beatriz
    Sei que não tem nada a ver a pergunta que vou fazer: mas, mesmo viajando, já estou pensando em outra viagem!
    Me ajuda: como faço para voltar de Manila ao Brasil? Tentei ver se dava para ir à Auckland e vir de lá por Santiago.
    Mas o melhor seria por Singapura ou BKK, não? Quais sugestões de boas cias e emissões premium?

    • Beatriz

      Depende de onde vão sair as suas milhas, Cinthia! Eu voaria Cathay Pacific até a Europa ou EUA.

  15. Cinthia

    Beatriz
    Tenho milhas na Livelo, para transferência, TAP, Multiplus e Executive Club.
    Gostei da ideia da Cathay. E voltar pelos EUA seria perfeito.
    Posso emitir Cathay pela EC, mas não vale a pena. Por onde valeria?

  16. Cinthia

    Ah, tenho milhas na Smiles tb e cerca de 200 mil na AA.

  17. Riccardo

    Beatriz, uma questão (meio off-topic)
    Mas vá la: tenho um caminhao de milhas tudoazul mas queria viajar pra Asia e com tudiazul/united é pra esqcer..
    Sei q existe a paceria tudoazul/viajanet…
    Mas eu qria saber se posso usar as milhas tudoazul de alguma maneira na TAP…
    Obgdo

    • Beatriz

      Riccardo, vc tem que entrar no Expert Flyer e procurar pela classe tarifária I na TAP. Dá uma olhada nos dois tutoriais pra vc entender como funciona.

  18. Riccardo

    Deixa ver se entendi: posso emitir classe I na TAP com milhas tudoazul em parceiras? Sério?

  19. Riccardo

    Beatriz. Pedoe-me. D vdde! Ainda não ficou claro: eu NÃO tenho milhas Victoria. Soh uma conta zerada. Mas um monte de milhas Tudoazul. Posso usar esse saldo voando TAP, por exemplo, d eToquio pra Doha (e/ou vice-versa?)

    • Beatriz

      Riccardo, vc pode usar milhas TudoAzul para resgatar passagens com a TAP, voando em aeronaves da TAP. Entretanto, a TAP não voa entre Tóquio e Doha. Só a Qatar faz essa rota. As rotas da TAP obrigatoriamente envolvem uma cidade portuguesa como ponto de partida, destino, escala ou conexão.

  20. Riccardo

    Mas para isso tenho de faze-lo acessando o SITE TAP ou por telef? Ou tem q ser pelo tudo azul?

  21. Moni

    Tap…
    Aerovelhas foi o que li sobre as moças da cabine que atendem os vôos para Brasil. Sem dizer na famosa “rota dos piolhos “.
    A última vez que viram meu dinheiro foi em 2012 pra nunca mais.
    Aeronaves velhas e sucateadas pra atender os brasileiros. Além de tarifas caras diante do péssimo serviço.
    Tap?
    Nem de graça.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén