Uma das coisas que todo mundo gosta na vida é de fazer bons programas que não pesam no bolso. Em viagem, então, que já envolve gastos com passagem e estadia em moeda estrangeira, se der para pagar menos ou nada é o melhor dos mundos.

Como nunca contrato agências de viagem no Brasil por gostar de viajar no meu tempo, decidi escrever um post sobre tours gratuitos ou à base de gorjetas em Londres, Paris e Amsterdam pra mostrar pra vocês como é fácil viajar de modo independente e barato ainda que você não conheça a cidade. Ah, esses tours gratuitos são feitos a pé, okay? Okay!

Tem uma cia de tours gratuitos que atua em 18 cidades europeias e que tem ótimas avaliações dos viajantes, a Sandemans New Europe. Então, começamos pelas ofertas da Sandemans nas cidades e depois falamos de outros tours que também têm ótima avaliação dos turistas.

1 – LONDRES

screenshot-2016-09-22-09-31-13

Se você quiser conhecer os principais pontos turísticos da cidade, o Sandemans oferece um tour a pé de 2.5hrs tem início em frente da Apple Store em Covent Garden.

screenshot-2016-09-22-09-02-21

O tour cobre Covent Garden, Trafalgar Square, Nelson’s Column, The National Gallery, Palácio de St James, Palácio de Buckingham, The Mall, Victoria Memorial, St James’s Park, House Guards Parade, Churchill War Rooms, Big Ben, Abadia de Westminster  e The Houses of Parliament. Para reservar esse tour, clique aqui. O Sandemans oferece outros tours na sua página, mas são pagos. Aliás, o Sandemans oferece tours gratuitos em diversas cidades europeias.

Já a Free Tours By Foot oferece tours num ritmo mais relaxado e que atendem àqueles com necessidades especiais. Para saber o ritmo dos tours, olhe a frase  em negrito abaixo da descrição do tour.

screenshot-2016-09-22-09-20-08

O Westminster Tour, 2.5hrs a pé, engloba o Palácio e a troca da Guarda Real, a Abadia de Westminster e o Big Ben. Já o City of London Tour, que também leva em torno de 2.5 hrs, percorre a cidade antiga: Fleet Street, Catedral de St Paul e a Torre de Londres. Ao final você vai poder tirar aquela foto icônica às margens do Tâmisa com as pontes ao fundo. Esse tour também é oferecido em espanhol (clique aqui para reservar em espanhol)

Agora, se você quiser um tour diferente, destaco esses abaixo, oferecidos também pelo Free Tours By Foot:

1 – Street Art and Grafiti Tours (Artistas de Rua e Grafiteiros): esse tour é para pessoas que gostam do lado eclético e alternativo de Londres. As avaliações desse tour feitas pelos viajantes são ótimas! Ah, e esse tour é de graça, mas ao final, se você acha que o tour valeu a pena, você pode dar uma gorjeta de incentivo. Para reservar esse tour, clique aqui.

screenshot-2016-09-22-09-32-45

2 – Harry Potter Tour: precisa dizer alguma coisa? Na página do tour, eles também indicam como você pode fazer esse tour sozinho. Para saber mais, clique aqui.

3 – Jack the Ripper Tour (Tour do Jack, o Estripador): de novo, precisa dizer alguma coisa? Para se assustar muito e fazer a reserva, clique aqui.

Para saber tudo sobre o Free Tours by Foot, clique aqui.

2 – PARIS

O Sandemans também oferece um tour gratuito em Paris, que começa na fonte de St. Michel.

screenshot-2016-09-22-09-46-17

O tour inclui a fonte de St Michel, Notre Dame, Tuileries, Assembleia Nacional, o Louvre, Palais Royal, Quartier Latin, Pont Neuf, Place de la Condorde, Ile-de-la-Cité, Palácio da Justiça, Saint Chappele, Musée D’Orsay, Arco do Carrosel, vista da Torre Eiffel e do Grand & Petit Palais. Há tours em inglês e em espanhol. Mas, gente, prestenção! Quando eles mencionam os museus no circuito, não quer dizer que o tour vai entrar dentro do museu não, tá? É uma olhada por fora pra vocês se situarem e, se tiverem interesse, poderem voltar e visitar por conta própria, okay? Okay!

Para saber os horários e as línguas, clique aqui e, chegando na página, clique em “BOOK NOW”.

screenshot-2016-09-24-08-42-16

Para um tour mais focado em áreas da cidade, o City Free Tour oferece duas opcões:

(a) Montmartre (diariamente às 10:30 e a partir de 1o de novembro, somente aos sábados a partir de 10:30). O tour abrange Sacre Coeur, Moulin Rouge, Moulin de la Gallette, St Denis e a Paris de Van Gogh, Dalida, Picasso, Utrillo e Renoir. O tour dura entre 1.5 – 2hrs e é gratuito, mas os guias ficarão gratos se você der uma gorjeta. O ponto de encontro é na saída da estação Blanche (linha 2 do metrô). Dispensa reservas.

(b) Notre Dame e Quartier Latin (só vai reabrir em março de 2017).  O tour inclui Notre Dame, Shakespeare and company, Panthéon, Sorbonne, Saint Severin, Cluny e a Paris de Hemingway e Arènes de Lutèce. Também tem duração aproximada de 1.5 – 2 hrs e, como no tour anterior, é gratuito, mas gorjetas são bem-vindas.

Para acessar o site deles, clique aqui.

Ah, e se você quer aprender como circular em Paris de metrô ou de ônibus sem precisar de guia, clique aqui.

3 – AMSTERDAM

O tour de aproximadamente 2.5 hrs da Sandemans tem início na Dam Square, em frente ao Monumento Nacional e inclui: a casa de Anne Frank, a Dutch East India Company, o Red Light District (o bairro da prostituição), a ponte mais larga e a menor casa de Amsterdam, a primeira Bolsa de Valores do mundo, o Convento de Begijnhof, a Igreja Velha, o New Market, a cabeça gigante de Multatuli, o Palácio Real e o Bairro Judeu. Há tours em inglês e espanhol. Para saber mais e reservar clique aqui.

screenshot-2016-09-24-09-10-53

Um outro tour com excelentes avaliações é o FreeDam Tours, que inclui a Dam Square, Palácio Real, Red Light District, Dutch East Indies Company, Bairro Judeu, Anne Frank e a Segunda Guerra, o Canal Belt, as casas mais importantes dos canais, o Convento de Begijnhof, as famosas coffee shops, os hipppies, a cultura da bicicleta, igrejas secretas, e o estilo de vida em Amsterdam. O ponto de encontro desse tour é na Igreja Velha (Oude Kerk), em frente à loja de aluguel de bicicletas Black Bikes.

screenshot-2016-09-24-09-17-52

Procure pelo guarda-chuva amarelo! Para reservar, clique aqui.

Bom, espero que vocês tenham gostado das informações!