A rota São Paulo-Istambul da Turkish Airlines, que hoje tem cinco frequências semanais, voltará a ser diária a partir de junho deste ano, segundo notícia da Panrotas. O voo de 12h30 de duração continuará sendo operado pelo Boeing 777.

A Turkish está promovendo a rota junto aos clientes corporativos via Turkish Corporate Club, que oferece pacotes de benefícios para as empresas, como tarifas diferenciadas e maior flexibilidade para alteração de bilhete.

Essa notícia me surpreendeu muito por duas razões.

A primeira refere-se aos constantes relatos de problemas financeiros da empresa noticiados em blogs internacionais de boa reputação,principalmente após o atentado terrorista no aeroporto de Ataturk.

Em segundo lugar, quando embarquei em São Paulo em outubro do ano passado, ouvi um funcionário do aeroporto comentando que, na noite anterior, o voo da Turkish tinha decolado com menos de 30 passageiros a bordo. Esse mesmo funcionário também comentou na época que a Etihad encerraria as operações no Brasil, o que de fato foi anunciado um mês depois. Então, fiquei com a impressão que essa rota seria cancelada em um futuro próximo.

Agora, fazendo uma pesquisa agora no Expert Flyer os voos da rota até domingo estão quase lotados na econômica e têm pouca disponibilidade na executiva.

Espero que a empresa consiga manter as operações no Brasil, uma vez que é reconhecidamente um dos melhores caterings dos ares.