Quem acompanha o Milhas e Destinos, seja no site, seja no Facebook (www.facebook.com/milhasedestinos), sabe que o meu mantra pessoal é “status é sempre bom”. Eu até escrevi um post só sobre isso (leia aqui) e recentemente, fiz um post sobre como ter status de maneira mais rápida com a American Airlines (leia aqui)

Então, eu procuro ser associada de programas de fidelidade de milhas e hotéis, afinal eu sei que tenho uma frequência de viagens um pouco mais intensa do que muitas pessoas e o status me dá uma série de benefícios que considero muito importantes e que fazem das minhas viagens uma experiência mais agradável.

Hoje, vou compartilhar com vocês sobre como ter status com a Delta sem ter que voar 6 vezes ao ano,  lembrando que, diferentemente do AAdvanatge da AA, a Delta não exige gasto mínimo anual para associados residentes fora dos Estados Unidos, o que é uma grande vantagem. Vamos lá.

Status com a Delta

A Delta mantém um “status challenge” permanente. Para quem não sabe, o status challenge é, literalmente, um desafio para conseguir status com menos exigências e em menor espaço de tempo. Quando você completa o status challenge, você consegue o status match (equiparação)

A primeira coisa que você tem que saber é se você se tem status com outra cia aérea. Quem não tem status nenhum em outro programa de milhagem não está habilitado para participar no status challenge.

Na coluna da esquerda, a Delta indica quais os programas que ela faz o challenge direto, mas ela também informa que pode aceitar outros programas. Então, vocês que tem LATAM Fidelidade, Smiles ou TudoAzul podem tentar também.

Se você é American Airlines AAdvantage Gold, você é Silver na Delta; Platinum corresponde à Gold na Delta, e Executive Platinum, Platinum Pro e Concierge Key correspondem a Platinum na Delta. A Delta não oferece status match para o seu nível mais alto, o Diamond.

 

E o que você precisa fazer para ter o status? Para ser Silver, você precisa voar 6.250 MQMs (milhas qualificáveis) ou 8 MQS (segmentos qualificáveis); para ser Gold, 12,500 MQMs ou 15 MQSs; e Platinum 18,750 MQMs ou 25 MQS.

Simplificando: para ser Silver uma ida e volta para Miami (8.000 milhas) pela Delta é suficiente; para ser Gold é necessário uma ida e volta pela Delta para a Costa Oeste americana; e para ser Platinum (cerca de 13.000 milhas), serão necessárias 2 viagens de ida e volta para os Estados Unidos, mas não pode ser para a Flórida, porque a soma de milhas não chega a 18,750.

E como é o procedimento?

Você envia o comprovante do seu status com outra cia aérea e a Delta, após análise, já dá o status equiparado. Você tem 90 dias para cumprir com a meta de 6.250, 12.500 ou 18.750 milhas ou segmentos para manter o status até janeiro do ano que vem

É possível voar com as parceiras do SkyTeam para conseguir o match? Sim, você pode voar pela Air France / KLM, por exemplo, mas o número de milhas que você vai conseguir depende da tarifa que você comprou, então é bom dar uma olhada na pontuação antes.

Clique aqui para saber mais sobre as parceiras da Delta.

Critérios para participar:
  1. Você não pode ter recebido status de presente da Delta ou ter recebido um status match nos últimos 3 anos.
  2. Você não pode ser um membro atual do Programa Medallion.
  3. Precisa apresentar prova de status com outra cia aérea.

E quais os benefícios do status na Delta?

Dica quente: a melhor época para fazer o desafio é em agosto de cada ano. Se você fizer agora, por exemplo, a validade do seu status vai até janeiro de 2018. Se você fizer de agosto em diante, o seu status será válido até janeiro de 2019!

Ou seja, se você vai viajar no segundo semestre, já deixa um aviso no calendário digital para entrar no desafio e faz um bookmark dessa página no seu browser!

E aí? Vamos todos ter status? 🙂

Para acessar o site do status match da Delta, clique aqui.