viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Brasileiros, Programas de Milhas, Programas de Milhas

Uma análise inicial sobre a reformulação do Clube Multiplus

A notícia do dia é a reformulação no Clube Multiplus. Resumidamente, agora são esses os planos que o Clube vai oferecer:

Aspectos Positivos:

1) Os Clubes 5.000 e 10.000 passam a ter pontos que valem para sempre. Entretanto, se o participante cancelar o Plano, todos os pontos passarão a ter
validade de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data do cancelamento.

2) O bônus sobre os pontos de parceiros: 15% para o Clube 5.000 e 30% para o Clube 10.000. Esse é o melhor aspecto da mudança, sem dúvida.

Mas atenção ao regulamento: os benefícios do Clube Multiplus não são cumulativos com outras promoções e/ou produtos (compra, renovação e transferência de pontos e outros que forem criados) da Rede Multiplus, exceto quando previsto em contrário.

3) Os clientes que aderirem ao Clube 5.000  ou 10.000 serão automaticamente LATAM Gold. Os benefícios são os seguintes:

Quem é Gold tem direito a cupom de upgrade. Lembram do post do outro dia sobre os upgrades? Então, sendo Gold você tem direito a cupom de upgrades. Quer saber tudo sobre os upgrades da LATAM mesmo com voos emitidos com pontos? Então, clique aqui para ler.

4) Quem tem cartão Itaucard ganha bônus na pontuação (mas o pessoal do Citi está fora do bônus!).

Aspecto Neutro:

1) A introdução do Clube 10.000, até então inexistente. O benefício que ele dá e que os demais não dão é o acesso a 5 salas VIP LATAM, caso o passageiro tenha Multiplus Itaucard Platinum e Black desde que tenham pelo menos 1 transação de crédito nos últimos 6 meses. E as salas também são limitadas: Guarulhos, Bogotá, Santiago e Miami! O acesso é concedido somente ao titular da conta! Se não houvesse essas restrições, certamente seria um aspecto positivo.

Aspectos Negativos:

1) Aumento da mensalidade do Clube 5.000 e o fim do bônus de 15.000 pontos anuais no Clube 5.000. A mensalidade do plano antigo custa R$ 162,50 e a do novo, R$ 179,90, um aumento de 10%. No plano antigo, em um ano acumulava-se 75.000 pontos por R$ 1.950,00/ano (custo de R$ 0,026/ponto). Agora, acumula-se 60.000/65.000 por R$ 2.154,00 (R$ 0,035/ponto ou R$ 0,033/ponto). Gente, é um aumento de, no mínimo, 20%.

2) Não se cumula promoções com o bônus. Ou seja, se o Multiplus der uma promo de 60% na transferência dos cartões XYZ, você não terá 30% em cima disso!

Para ficar de olho:

A probabilidade de os resgates se tornarem mais difíceis é grande. Isso porque estou vendo um monte de gente super empolgada com a mudança e já aderindo ao Clube 10.000. Isso quer dizer que vai ter mais gente com mais ponto para resgatar a mesma passagem. Se hoje o planejamento com bastante antecedência é obrigatório, eu imagino como isso ficará em um ano, quando as pessoas já tiverem acumulado mais de 100.000 pontos …

Um outro ponto a ser considerado é que a Multiplus está fazendo promoções muito restritas em termos de transferências de cartão de crédito. Outro dia desses, fizeram uma promo em que não foram contemplados cartões Itaú, BB, Santander, Bradesco, etc etc etc (clique aqui para ler). Ou seja, alienaram 80% dos clientes de cartões de crédito no Brasil.

Também é sabido que a Multiplus não tem uma relação de amor com a Livelo. Agora, a transferência mínima entre a Livelo e a Multiplus é de 20.000 pontos!!!! (Agradeço ao Alex pelo envio da dica).

Aliás, a dupla LATAM Fidelidade/Multiplus agora está respondendo à ofensiva da Smiles/Livelo em 2017.  Em junho do ano passado, eu até publiquei um post com o título: Smiles e Livelo pressionam a Multiplus: e agora? (clique aqui para ler). O LATAM Fidelidade diminuiu o número de trechos necessários para os clientes se tornarem Platinum (uma jogada mirando o segmento corporativo que voa doméstico) e a Multiplus agora altera seus clubes.

No mais, é sempre bom lembrar dos problemas operacionais da Multiplus. Aliás, foi justamente o assunto do meu post anterior – por quê desisti do Multiplus/Fidelidade (clique aqui para ler).

A novidade parece estar empolgando bastante o nosso mundo das milhas, mas eu vou ser bem cautelosa e aguardar um tempo para ver como as coisas ficam em termos de resgate, de interface do site em relação às informações do extrato (imagino que isso vá mudar com a migração dos programas do Grupo LATAM para a plataforma Multiplus, que vai gerenciar os pontos de todos os clientes), de promoções com as parceiras, etc.

Devagar com o andor que o santo é de barro …

 

 

 

 

55 Comments

  1. José Carlos

    Beatriz sempre cautelosa e justa. Tem blogueiro por aí soltando fogos de artifício como se a Multiplus a oitava maravilha do mundo e estivesse dando viagem de Graça pra todo mundo.

    Melhor blog, sem duvidas, é esse aqui.

  2. Paulo

    Beatriz, o Gold permite upgrade de acompanhantes? No caso negativo e o acompanhante estando na mesma reserva do titular, seria necessário que ambos virassem clube Multiplus, para então virar Gold e ai correr o risco de um ter o pedido aceito e o outro negado? 🙁

  3. Ivo de Lima Dias

    Beatriz, boa tarde,
    Assinei o clube multiplus faz duas semanas. Eu não tenho status gold e isto pode ser vantagem visto que irei a europa duas vezes este ano, mais uma pra colombia.
    Pergunta: eu terei o status gold?
    Se não, valeria a pena migrar?
    Obrigado

    • Beatriz

      Oi Ivo, só vai ter o status quem se inscrever a partir de hoje. Quanto a valer a pena, isso aí é com cada um, dentro de suas necessidades e possibilidades.

  4. Olá Beatriz, concordo plenamente com sua análise. Mais especificamente, o plano 5.000, no primeiro ano, contando bônus, traz um aumento de 27%, ou 33 reais o milheiro, que é um custo alto. Pra quem é GOLD ou superior, esse benefício nem conta. Ou seja, ficou pior, pois a única vantagem seria baixar esse custo com o km de vantagens, e isso só vale para grandes transferência, e ficar refém disso. Eu tô fora.

    • Beatriz

      Pois é. Meu esquema não é de grandes transferências – exceto com bônus de 100%. Mas isso a Multiplus não vai dar nunca!

  5. Enzo

    Algumas ponderações:

    Era clube 1000 e mudei hj para o 10.000, porem as milhas e o bonus de 100% (fazendo por alguns blogs) só entrarão no vencimento da minha mensalidade. Péssimo pra quem queria as milhas na hora.

    Ja no da minja esposa que não era clube, fiz e ganhei as 20.000 milhas na hora!

    Mais uma vez se privilegia quem não é cliente, prática comum no nosso mercado.

    Alem das vantagens dos cupons (que nunca se sabe se é positiva até o dia do vôo) acho a maior vantagem fazer o seguinte:

    Assinar o clube 10mil (e receber 20 mil). Em seguida comprar via km de vantagens todo o volume possivel, gerando os 30% de bonus e depois….CAIR FORA. Ja que não tem prazo de fidelidade.

    Fazendo isso consegue-se comprar umas 124k milhas (80k pelo km +24k pelos 30% de bonus + 20k pelos 369 do clube) por 230 reais cada 10k…ÓTIMO PREÇO

    Parabéns pelo site EXCELENTE, Beatriz!

  6. Enzo

    Algumas ponderações:

    Era clube 1000 e mudei hj para o 10.000, porem as milhas e o bonus de 100% (fazendo por alguns blogs) só entrarão no vencimento da minha mensalidade. Péssimo pra quem queria as milhas na hora.

    Ja no da minha esposa que não era clube, fiz e ganhei as 20.000 milhas na hora!

    Mais uma vez se privilegia quem não é cliente, prática comum no nosso mercado.

    Alem das vantagens dos cupons (que nunca se sabe se é positiva até o dia do vôo) acho a maior vantagem fazer o seguinte:

    Assinar o clube 10mil (e receber 20 mil). Em seguida comprar via km de vantagens todo o volume possivel, gerando os 30% de bonus e depois….CAIR FORA. Ja que não tem prazo de fidelidade.

    Fazendo isso consegue-se comprar umas 124k milhas (80k pelo km +24k pelos 30% de bonus + 20k pelos 369 do clube) por 230 reais cada 10k…ÓTIMO PREÇO

    Parabéns pelo site EXCELENTE, Beatriz!

  7. Kleybsonn

    Beatriz Parabens mais uma vez por uma analise cautelosa e sem merchan.
    Vi em outros blogs povo comemorando ate 90% de transferencia, sendo que no regulamento relata que não é cumulativa os bonus.
    Acredito que vantagem terá para transferencia dos KM de Vantagens ate dia 31/01, qdo ainda pode-se transferir a um valor de 269 por 10k de milhas, se ganhar os 30% ficará muito vantajoso.
    Como o KM de Vantagens vem prorrogando essa promo a uns 6 meses, da para aproveitar.

    • Kleybsonn

      Não sei se tem fidedilade na promo, mais entrando nos blogs dos merchan, tem no primeiro mês o dobro de milhas, pega essa promo dos 5K, transfere os KM de vantagens a 269,00 e depois cancela :p

    • Beatriz

      269 + taxa de transferência, não?

      • Kleybsonn

        100Km de Vantagens por 10000 pontos multiplus, a taxa de transferencia é 269,00, ate mes passado era 259,00

        • Beatriz

          Ok! Eu não estou na leva de pessoas agraciadas com o valor mais baixo. Mas não reclamo: meu carro tem uns 4 anos e 12000km rodados. Não dá pra ser cliente preferencial assim …

          • Leonardo

            Não precisa ser cliente preferencial pra participar. Ninguém sabe qual o critério. Tem cliente preferencial fora e cliente normal dentro. Vai entender. Eu mesmo não sou prestige, mas estou apto a participar (após algumas reclamações).

          • Marcio

            Era um dos agraciados com o lote de 269, mas após transferir 200 mil o app disse q estava esgotada minha quota. Para aproveitar os 30% do bônus clube 10000 entrei no comprei 800 reais de credito de combustível no site km de vantagens (dizem q creditam em 96h) rendem pelo menos 4000 km. Somados aos mais de 6000 km q me sobraram chegarei a 10000 km e tentarei comprar o lote promocional de 139, o q renderá 13000 pontos.

  8. Gabriel

    Beatriz, parabéns pelo blog. Sobre o status gold e os dois cupons de upgrade. Voarei Bogota-Guarulhos eu e minha namorada, mas cada um emitiu sua passagem com sua própria conta e pontos. Eu sendo gold e tendo dois cupons, se houver disponibilidade, posso usar para mim e para ela, mesmo sendo dois localizadores diferentes?

  9. Alex

    Otima materia !!!!! Vale a pena lembrar que esse novo metodo só vale e pena para quem transferir mais de 100 mil km ipiranga e não vejo vantagem para quem viaja de economica . Executiva vale sempre a pena pagar algo perto de 0,028 na multiplus que é o que sairia acima de 100 mil transferidos da ipiranga . Para pouco volume sai caríssimo .

    • Beatriz

      Alex, para mim, no momento, não tem vantagem. Sou Black e não transfiro grandes volumes. Só passo dos 100k no transfer qdo tem 100% de bônus, no mínimo.

  10. Alex

    100 mil / ano

  11. Henry

    Parabéns colega pelas suas considerações….
    Realmente não vi motivo para tanto “frisson” por aí…
    Com isso seu site ganha credibilidade, de “parar e pensar” antes de sair emitindo opinião, no mínimo, apressada…
    Vamos aguardar o “andar da carruagem” e tb a resposta do Smiles, se bem que este último, como digamos no jargão jurídico: “perdeu o objeto”
    Porque a finalidade nº 1 de um Programa de Fidelidade, cuja moeda seja “milhas aéreas” é a emissão de passagens, seja ela econômica, executiva, first ou mesmo “em cima das asas”… e a disponibilidade do Smiles é tendente a zero…
    Parafraseando Fernando Pessoa:
    “Viver não é preciso, viajar, com milhas, é preciso…”

    • Henry

      Onde se lê:
      “…como digamos”…
      Leia-se
      “…como dizemos…”

      • Beatriz

        Henry, a Smiles é valiosa na emissao com origem e destino fora do Brasil pela Qatar.

        • Henry

          Sim Beatriz.
          Eles têm alguns nichos para emissões fora do país…
          Voos domésticos intra Europa.. dentro dos EUA…consegue-se até mesmo montar uns trajetos com boa relação de custo x benefícios em milhas lá pela Ásia…
          Mas.. infelizmente isto corresponde a um percentual pequeno de associados…
          “Massa” de associados tem sempre em mente, viajar dentro do Brasil, ou Brasil => EUA ou Europa…
          E, neste aspecto, o Smiles tá muito ruim…

  12. Ge

    Parabens beatriz,me identifico cada vez mais com o site.
    Vc ira assinar ao clube?

  13. Daniel

    Prezada Beatriz,

    Concordo com o que a maioria dos colegas que aqui comentaram, e você, disseram: cautela!

    Um atrativo, ao meu ver, seria comprar milhas via Km de vantagens ao assinar o plano 10.000 para conseguir os bônus de 30%, tal como já foi dito acima…

    Mas aí vem as perguntas que atormentam a quem observa o mundo das milhas: a LATAM não unirá o Multiplus ao programa Chileno neste ano??? Como ficará a nova tabela (será igual ao Smiles, onde 100k não vale nada)??? Alguém conhece a tabela chilena (não analisei por preguiça ainda)????

    Talvez, com a integração ao programa chileno, conseguir 110k “barato” via km de vantagens, ao contrário do que alguns blogueiros estranhamente estão anunciando, só sirva para ir à Austrália de econômica…

    • Beatriz

      Daniel, essa sua observação é super pertinente e merece um post! Obrigada, mais uma vez, pela contribuição!

      • Daniel

        Pois aí reside meu medo, visto o padrão de “tratamento” das empresas brasileiras com os clientes: estarmos diante de uma SINGELA ARMADILHA….

        A LATAM cria uma forma de obtenção “mais fácil” de pontos e, meses após, “SURPRESA!!!”: DISPARA A TABELA, mediante aplicação da tabela chilena…

        Ou é delírio meu???

      • Daniel

        Em tempo: acabei de consultar a tabela LATAM Chilena: é, simplesmente, por distância, tal como da British…

        https://www.latam.com/en_us/latam-pass/how-many-kms-for-your-trip/flights-on-oneworld-and-affiliated-airlines/

        MAS a quantidade de milhas é MUITO maior do que até a tabela da British!!!

        Ou seja, um trecho hoje em First para a Ásia, que está em 140k, disparará para módicas 250.000 milhas…

        A executiva para a Oceania, tão anunciada por alguns blogs por 110k, subirá para 200.000 milhas…

        Ou seja, caso haja integração (já anunciada) e ocorra a mudança da tabela da LATAM nacional para a tabela da LATAM chilena, os passageiros terão sido vítimas de UM GOLPE…

        O pior é que alguns blogueiros anunciarão que tal mudança é muito boa para curtas distâncias (tal como o da British o é)….

        • Beatriz

          Afe! Tô achando que esse caldo vai entornar …

          • Valfrido

            Mas a LATAM chilena está convertendo os KMs (unidade de medida usado por ela para se referi a milhas) para Milhas, a conversão é 1,6 km para 1 Milha, ou seja, considerando a tabela dela, a executiva para a Oceania ficaria 200 km / 1,6 = 125 k, um pouco mais caro que do LATAM Fidelidade que é 110K, mas pelo menos o prejuízo, creio eu, seja um pouco menor.

          • Daniel

            Não seria o caso de, por precaução, fazer um post ALERTANDO (jamais garantindo que tal ocorrerá) os leitores acerca da integração já anunciada e da diferença das tabelas?

            Até porque a LATAM não explicou como ficarão ou se serão mantidas as tabelas…

            Caso contrário, vários investirão em algo que pode ser uma fria.

  14. Gabriel

    Beatriz, deixei uma mensagem mas não sei o que houve e ela sumiu. Eu entrando para o clube 5.000 e sendo gold, se houver disponibilidade, posso utilizar os cupons de upgrade em dois localizadores diferentes? No caso será para o mesmo voo (BOG-GRU), ambos emitidos com pontos. Muito obrigado!

    • Beatriz

      Oi Gabriel! Essa coisa do comentário funciona assim: na primeira vez que vc comenta, vc passa pela minha moderação, só pra certificar que não é spam (e como tem spam!). Uma vez que vc é “aprovado” seus comentários vão direto!
      E, sim, pode usar para quem você quiser!

      • Gabriel

        Obrigado pela resposta! E como funciona para usar em outro localizador? Pq pelo que pesquisei isso é feito diretamente pela conta após a liberação do check-in. Dá então para indicar outro localizador?

  15. José Teixeira

    Beatriz, parabéns pelas informações e análise do programa. Estou planejando emitir duas passagens na executiva para a oceania. Na sua opinião vale a pena aproveitar o novo plano 10k com o bônus de 30% e comprar milhas pelo Km de vantagens (e talvez o plano do livelo com bônus no primeiro ano) ou é mais vantajosa a compra de milhas do lifemiles (pressupondo que serão mantidos os bônus de compra esse ano)?

    • Beatriz

      Antes de qualquer coisa, veja se tem disponibilidade no trecho que vc quer na Smiles e no Fidelidade, na época que vc quer. Veja tbm qtas milhas/ptos cada um cobra. Depois, é fazer conta!

  16. Renato

    Beatriz parabéns pela imparcialidade, e a sensatez no texto para com seu público, o que aparentemente se viu hoje nos outros blogs foi uma peça publicitária muito bem feita pela multiplus, teve blog hoje que deve ter ganho bastante, mas te garanto que vão perder também ao longo do tempo, pois simplesmente se venderam e foi para o outro lado. Mais uma vez parabéns pelo texto.

  17. Flávio

    Que alívio acessar aqui hoje o blog e notar que vc não endossou nada. O mestre das comissões e o jabá de. Primeira são só fogos!
    Galera pagando pau. Afe
    Parabéns pelo blog e opinião isenta!

  18. Alberoni

    Pessoal, fiz transferência ontem do Km vatgegens de 10.000 pra teste. Hoje já entrou na conta Multiplus da minha esposa e nada de 30% de bônus. Na inscrição do novo Clube Multiplus ela ganhou o bônus em dobro de 10.000, mas a regra de 30% do km não funcionou. Não sei se os créditos entram depois. Alguém fez a mesma tentativa e teve resultado diferente?

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén