ATENÇÃO: ESSE POST NÃO REFLETE AS MUDANÇAS FEITAS PELO PRESIDENTE TRUMP. AGUARDAREMOS A DECISÃO FINAL DA JUSTIÇA AMERICANA PARA FAZER A ATUALIZAÇÃO.

Os brasileiros viagem de turismo para os Estados Unidos necessitam de um visto B-2 válido para entrar no país.

No Brasil, você pode pedir um visto nos consulados americanos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e na embaixada em Brasília.

Atualmente, o visto de turista para os EUA tem validade de 10 anos. Mas não se esqueça que na data de entrada no país, tanto o visto como o seu passaporte devem ter validade para mais 6 meses. Exemplo: você vai entrar nos EUA no dia 3 de maio de 2017. Tanto o seu visto como o seu passaporte devem estar válidos até dia 2 de novembro de 2017.

Mas vamos ao que interessa, o passo a passo.

PASSO A PASSO

1) Você precisa preencher o formulário DS-160 online neste endereço: https://ceac.state.gov/genniv/default.aspx.  Tenha em mãos seu passaporte, informação sobre vistos anteriores que tenha obtido para os Estados Unidos, se houver, e quaisquer outros documentos relevantes para a viagem que planeja fazer aos EUA. Você precisará das informações contidas nesses documentos ao preencher o formulário.

2) Depois de completar o formulário, imprima a página de confirmação.

3) Após completar o formulário DS-160, você deve acessar este endereço: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv e pagar a taxa de solicitação de visto no valor de US$ 160 com cartão de crédito. Também é possível fazer o pagamento por telefone.

4) Ainda neste endereço,você também deve solicitar dois agendamentos: primeiramente no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e depois no Consulado ou Embaixada. A ida ao consulado/embaixada pode ocorrer no dia seguinte à sua ida no CASV, ou em até 8 dias depois. No Rio de Janeiro, Brasília e Recife é possível fazer os agendamentos para o CASV  e Embaixada/Consulado no mesmo dia.

A ida ao CASV é necessária para tirar os dados biométricos – impressões digitais e foto. Você deve levar o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.

Importantíssimo: o passaporte deve ter, pelo menos, uma página em branco e ter validade superior a 6 meses da provável data de entrada nos EUA.

Na entrevista no consulado, você deve comprovar recursos suficientes para cobrir despesas de viagem e estadia nos EUA, e também laços de trabalho, família ou propriedade que indiquem que você tem compromissos com o Brasil. Documentos que comprovem esses laços podem ser: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidões de casamento/nascimento, extratos bancários, documentos de veículos, escrituras, declarações escolares, cartas de empregadores e, para donos de negócios ou sócios, declarações de imposto da empresa, uma certificação recente de CNPJ.

Se você está renovando um visto anterior ainda válido ou que tenha vencido no máximo há 4 anos, você deverá levar o passaporte, ainda que expirado, com este visto.

ISENÇÃO DE ENTREVISTA

Em alguns casos, existe a possibilidade de se obter ou renovar um visto sem comparecer ao Consulado ou Embaixada para uma entrevista.

Isenção de entrevista: Solicitantes com até 15 anos ou com idade igual ou superior a 66 anos podem se qualificar para a isenção da entrevista. Requisitos

  1. devem estar requisitando um visto de turismo ou negócios (B1/B2), e
  2. nunca tiveram um pedido de visto recusado anteriormente, geralmente não precisam agendar uma entrevista no Consulado/Embaixada.

Apesar de não precisarem coletar as impressões digitais, eles deverão agendar uma visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para entregar sua documentação.