Desde 5a feira, quando escrevi um post sobre uma ótima promoção da Smiles que estava dando o triplo de milhas nas reservas de hotéis, muita água passou por debaixo da ponte … Vou elencar os fatos didaticamente:

  1. A promo foi ao ar na 5a feira, dando até 150.000 milhas por diária (50.000 x 3) reservando no seu hotsite com a Rocketmiles (clique aqui para ler).
  2. A promo foi divulgada por dois grandes blogs internacionais: OMAAT e VFTW.
  3. Eu divulguei aqui no Brasil.
  4. A promo pegou fogo.
  5. Com a alta adesão, a Smiles tirou a promo da página das suas promoções.
  6. A Smiles diminuiu os valores de acúmulo e todo mundo percebeu.
  7. Muita gente tentou reservar, mas quando foi pagar, a quantidade de milhas era menor do que a anunciada.
  8. Confusão geral.
  9. Na 6a feira pela manhã, escrevo outro post mostrando que a quantidade de milhas base Smiles mostradas diretamente no site da Rocketmiles é maior do que aquela mostrada no site da promo da Smiles (clique aqui para entender).

    Site da Smiles

    Site do Rocketmiles

  10. Mando um tweet para a Smiles, que me responde que vai verificar a promo e me avisa que o acúmulo depende do número de diárias (jura?).
  11. A Smiles, na cara de pau, escreve na sua página “Cobrança Smiles: você cobrou e a Smiles atendeu 🙂 “
  12. Agora, a vergonha final. No dia da promoção, olhem o que a Smiles anunciou:
  13. Mas vejam o que consta no site após a “Cobrança Smiles: você cobrou e a Smiles atendeu 🙂 “:

Ou seja, a Smiles, sem qualquer explicação, aviso ou pedido de desculpas, alterou a promoção desfavoravelmente aos clientes e ainda insinuou que, a pedido dos clientes, a promo tinha voltado. Não voltou. Os termos iniciais da promo não eram esses!

Esse comportamento tem um nome no mundo jurídico: má-fé.

Tudo isso que aconteceu é base para uma Ação Civil Pública, promovida pelo MP ou pelos legitimados (associações de defesa do consumidor, assembleias legislativas, etc).

Quanto a mim, até agora espero a resposta no Twitter ou qualquer outro meio. Vocês acham que eu devo pegar uma cadeira?