Dica do leitor Alex: a Qatar Airways está fazendo um ajuste operacional na sua rota entre Doha e Bangkok e o A380 não será mais utilizado. Isso quer dizer que não haverá mais primeira classe nos voos entre Doha e Bangkok, (que era) um dos bons resgates da Smiles.

Até o dia 27 de outubro de 2018, a empresa terá 6 voos diários para a capital tailandesa, sendo um deles, o QR832, operado pelo A380. As demais aeronaves utilizadas são o B77W (sem a QSuites), o B788 e o A340-600. Nenhuma delas possui primeira classe.

A partir do dia 28 de outubro, serão 5 voos diários, mas nenhum deles com o A380.

Uma das vezes em que voei na first da Qatar, a comissária me contou que a rota era a que tinha a maior taxa de ocupação da companhia – com cerca de 90% dos assentos vendidos em todos os voos. Manter 5 ou 6 voos diários entre as duas cidades é muita coisa!

É claro que em um futuro próximo, a Qatar pode reintroduzir o A380 para Bangkok. A aeronave está sendo deslocada para mais um voo entre Paris e Doha.

Como a Smiles e o LATAM Fidelidade não montam trechos em cabine mista com a Qatar (pelo menos até agora), isso significa que, a partir de 28 de outubro, os bilhetes entre Europa e Bangkok – com uma escala em Doha – só poderão ser emitidos em executiva ou econômica.

OBS: O A380 tem um dos melhores bares aéreos do mundo!