Mais uma boa notícia envolvendo o AAdvantage: o programa agora dispõe de mais parceiras para resgate online. Até então, só era possível resgatar bilhetes online da própria American Airlines – é claro – e da British Airways, Iberia, Qantas, Finnair e Royal Jordanian.

Agora, estão disponíveis alguns voos da Cathay Pacific, Qatar Airways, Sri Lankan e Malaysia Airlines.

[Atualização 16:12hrs]: A American Airlines retirou a disponibilidade das companhias acima com o seguinte comunicado:

Late yesterday, we incorrectly displayed award bookings for several of our partners on aa.com and they have since been removed. Making more award partners bookable on aa.com is something that our customers continually ask for, so please rest assured that we are working towards this.

Na pesquisa abaixo, para o trecho Colombo – Londres, é possível ver três companhias aéreas diferentes com disponibilidade em executiva: a Qatar para o trecho entre Colombo e Doha e a British para finalizar a viagem até Londres. A segunda dispobilidade leva o passageiro de Colombo para Mumbai pela Sri Lankan e de lá para Londres com a BA.

No segundo exemplo, há 5 companhias aéreas diferentes para o trecho entre Frankfurt e Bangkok, também em classe executiva. O primeiro resultado mostra a Finnair de Frankfurt para Helsinki e de lá para Hong Kong. A Cathay opera a última perna de Hong Kong para Bangkok. O segundo resultado, por sua vez, mostra a BA de Frankfurt para Londres e de lá para Kuala Lumpur. Da capital malaia para Bangkok, a Malaysia faz o trajeto. E por fim, temos a Iberia entre Frankfurt e Madri e de lá para Londres, com a BA completando o trajeto até Bangkok.

Um verdadeiro milagre é a disponibilidade da Qatar na executiva entre Londres e Doha na pesquisa de disponibilidade de Nova York para Doha. Entretanto, quando se pesquisa o trecho LHR-DOH separadamente, a disponibilidade com a Qatar desaparece …

Uma competa sandice  é o somatório da taxa de combustível da BA com a APD (Air Passenger Duty) – a taxa aeroportuária do Reino Unido. Para uma viagem de ida e volta entre NY e DOH, com escala em Londres, o custo é de R$ 4.582,92 + 140.000 milhas AAdvantage. Impossível uma emissão dessa, né, gente?????

Aparentemente, a busca do AAdvantage ainda é limitada, pois não reflete voos de longa distância da  Cathay e da Qatar Airways. O que ainda não se sabe é se essa limitação será permanente ou se a American está em fase de testes com as novas parceiras online.

Eu gostaria que todos os programas disponibilizassem emissão online com todas as parceiras. É bom para nós, clientes, e para a empresa também, pois depende menos de funcionários (que muitas vezes não têm ideia de como procurar esses bilhetes), reduzindo o gasto com a folha salarial.