O AAdvantage, programa de milhas da American Airlines, vai permitir o resgate de bilhetes em premium economy a partir desse mês. A empresa ainda não fez o anúncio oficial, mas já há bastante ruído nas redes sociais.

A American tem retrofitado toda a sua frota de widebodies para instalar a econômica premium.

A dúvida que está na cabeça dos clientes da empresa é se haverá um aumento na tabela de resgates da executiva, ou se o valor do resgate será apenas um valor entre a econômica e a executiva, sem qualquer reajuste na tabela.

Uma outra dúvida é a seguinte: será que a empresa vai permitir o resgate de bilhetes na premium economy das parceiras? A British Airways, Iberia, JAL, Cathay e Qantas têm premium economy. Além disso, o BAEC já permite o resgate em premium economy.

Mas certamente a maior preocupação dos clientes Executive Platinum no momento é se haverá alguma mudança na sistemática dos upgrades. Até agora, quem voa na econômica pode pedir upgrade pago ou com SWU diretamente para a executiva.

Há uma expectativa de que em algum momento a AA só vai permitir o upgrade da econômica para a PE, ou da PE para business.

Como a American ainda não fez qualquer comunicado sobre o assunto, vamos aguardar e ver o desenrolar dos fatos.