Uma das minhas maiores expectativas nessa última viagem seria o voo na Aeroflot, a companhia aérea russa, de Moscou a Copenhagen. Moscou é servida por 3 aeroportos, Domodedovo (DME), Vnukovo (VKO ) e Sheremetievo (SVO) – meu voo partiu desse último. Depois eu vou fazer um post mostrando como ir de SVO para o centro de Moscou de trem evitando as arapucas de táxis no aeroporto.

Uma informação importante sobre a Aeroflot é que, em qualquer tarifa – mesmo a econômica mais barata – o passageiro tem direito a despachar uma mala com até 23kg gratuitamente. Eu comprei a minha passagem diretamente no site da empresa e recebi o e-ticket imediatamente.

O voo entre as duas capitais demora pouco mais de 2 horas e a aeronave, um A320, estava bem vazia. Fiquei em uma fileira sozinha e pude trabalhar com bastante espaço e tranquilidade.

A configuração da cabine na econômica é 3-3. Na executiva, a Aeroflot diverge de suas congêneres europeias: é 2-2, com assentos semelhantes à chamada primeira classe doméstica americana.

Aeroflot Economy SVO – CPH A320 jan 2018

O espaço entre as fileiras é bem limitado.

Aeroflot Economy SVO – CPH A320 jan 2018

Não há entretenimento a bordo.

Aeroflot Economy SVO – CPH A320 jan 2018

Fiquei bastante surpresa quando, cerca de uns 20 minutos após a decolagem, os comissários passaram oferecendo um lanche completo com fruta, sanduíche frio, sobremesa e bebidas não alcoólicas.

Aeroflot Economy SVO – CPH A320 jan 2018

Pedi água é um chá para acompanhar a refeição. E vou relatar uma curiosidade para vocês: não há adoçante na Rússia e na Polônia (ou se há, deve ser só no supermercado mesmo). Nos restaurantes e a bordo (inclusive da LOT, a companhia aérea polonesa), ou é açúcar ou nada feito. Como eu não consigo tomar café sem açúcar – tentei por mais de 2 anos, mas não deu mesmo – parti para o chá.

Aeroflot Economy SVO – CPH A320 jan 2018

O sanduíche não tinha nada demais, mas fiquei bem impressionada. Afinal, eu tinha feito diversos voos dentro da Europa com a British Airways nos dias anteriores e nem água ofereceram.

Aeroflot Economy SVO – CPH A320 jan 2018

O voo foi curto, sem qualquer intercorrência e fiquei bem impressionada com o atendimento. Os comissários foram gentis e eficientes, o avião estava limpo e ainda teve serviço de bordo. O ponto negativo é a falta de entretenimento a bordo. Mas valeu pela experiência de voar em uma companhia que ainda não conhecia.