Depois de uns dias de férias sem ler nem saber de milhas, estou voltando com a corda toda! E o primeiro post é sobre aquela promo da Iberia e alguns cuidados na emissão de bilhetes com avios.

Vejam só o que consta no regulamento:

Os bilhetes que contenham um trajeto em alguma das Companhias oneworld e/ou acordos bilaterais não admitem alterações nem reembolsos. Caso se trate de trajetos de Iberia, Iberia Express o Iberia Regional/Air Nostrum, em princípio, admitir-se-á a alteração de rota sempre que não se tenha voado nenhum cupão (um trajeto do bilhete). Essa alteração será realizada através da anulação do bilhete e emissão de um novo. Não obstante o anterior, o Programa reserva-se o direito de incluir classes especiais de bilhetes com utilização de Avios, em que não se permitirá alterações de trajetos, anulações ou outras condições que se especificarão na tabela. As condições inerentes a cada bilhete com débito de Avios serão mantidas atualizadas em iberia.com.

Apesar da péssima tradução, é possível entender que no caso das emissões com parceiras, não serão admitidas alterações ou reembolsos.

A versão em inglês é um pouco mais clara – Tickets that contain a leg with a oneworld Company and/or bilateral agreements do not allow changes or refunds.

Ou seja, no caso de imprevistos que impeçam o embarque em determinada data, você perde todos os avios, já que alterações e reembolsos não são permitidos.

Agora, se o todos os trechos forem Iberia/Iberia Express/Air Nostrum é possível a alteração de rota. No caso, incidirá uma multa de 25 euros (classes Azul e Business), exceto para a classe Turista, que não tem multa.

Se a nova rota/data exigir menos avios que a quantidade original, o excesso não é estornado imediatamente. Muita gente reclama que o processo envolve diversas ligações e contatos via Twitter para reaver os avios …

Entretanto, o regulamento não fala em reembolso mesmo que o voo seja operado pela Iberia/Iberia Express/Air Nostrum e ainda completa que em algumas classes de bilhetes, nem a alteração é possível.

Em condições normais, o ideal é transferir para o BAEC e emitir por lá. Mas aparentemente essa função está desabilitada e ninguém está conseguindo transferir avios entre contas.

Então, people, muito cuidado na emissão porque é um caminho sem volta …