Já estamos último quarto de 2018 e está na hora de começar a pensar as estratégias que vamos usar para acúmulo de milhas do ano de 2019. Aliás, não só das milhas, mas em relação aos programas de milhas também.

A minha primeira decisão é de manter o pagamento mensal somente do Livelo. A diversidade dos parceiras aéreas e as frequentes promoções são um grande atrativo. Vou, inclusive, aproveitar para transferir algumas dezenas de milhas para o Lifemiles até dia 30 (ainda na proporção 1:1) – que tem ótimos resgates.

Não preciso do Clube Smiles porque sou Diamante e os benefícios são os mesmos. Além disso, com o Mastercard Black do Itau é possível comprar pontos a R$ 35,00/milheiro. Como as transferências bonificadas de 100% são frequentes, é possível conseguir o milheiro por R$ 17,50. Não é imperdível mas pode ser um bom negócio.

O Clube Multiplus se tornou uma inutilidade antes do meio do ano. Agora, com a incorporação pela LATAM, sabe-se lá o que vão fazer com os pontos e com a tabela.

Estou pensando em não mais adquirir status com nenhuma compania aérea. Estou sofrendo para conseguir o Executive Platinum com o AAdvantage e essa será a última vez que vou fazer isso. É muito esforço pra pouca retribuição.

O LATAM Fidelidade seria algo a se pensar, já que basta ser Platinum para ter direito aos lounges e benefícios da Oneworld. Com 24 trechos ao ano, é a melhor relação custo-benefício de programas de milhas interessantes para brasileiros.

Mais ainda assim, vou sentar e fazer as contas na ponta do lápis, porque eu geralmente viajo de executiva em longa distância. Só interessaria nos voos de curta distância, porque nesses eu vou de econômica. Aí seria bom ter bagagem adicional, check-in dedicado, embarque prioritário e acesso ao lounge. Mas quantas vezes eu pego um voo Oneworld de curta distância? Além do mais, eu sou Oneworld Ruby para todo o sempre. Então, a diferença seria somente o acesso à sala VIP. Valeria mais a pena pegar um cartão com Priority Pass gratuito? Ou seria mais barato ainda o pagamento individual via LoungeKey?

Enfim, são essas as estratégias iniciais para o acúmulo de milhas em 2019. Ainda tenho alguns meses à frente para fazer ajustes, mas esse post dá uma boa ideia do que farei. E vocês? Já pensaram no que vão fazer no ano que vem?