O atraso na entrega dos A330neo vai impactar o cronograma da Azul. Inicialmente programado para estrear agora em dezembro, a nova aeronave da Airbus somente entrará em operações no 2o trimestre de 2019.

O novo cronograma sugere as seguintes datas:

Campinas - Ft Lauderdale: a partir do dia 31 de maio (2 vezes por semana; a partir de 10 de junho, 3 vezes por semana; a partir de 1o de setembro, 5 vezes por semana).

Campinas - Lisboa: a partir do dia 2 de junho (4 vezes por semana; a partir de 10 de julho, 5 vezes por semana; a partir de 31 de agosto, 6 vezes por semana).

Campinas - Orlando: a partir do dia 21 de junho (1 vez por semana; a partir do dia 29 de junho, 2 vezes por semana até o dia 30 de agosto).

As relações entre a empresa brasileira e a fabricante europeia estão estremecidas. Quando Priscilla Branco, a Diretora do Programa de Aeronaves da Azul, foi perguntada sobre a data de entrega dos A330neo, a resposta foi: “Perguntem à Airbus”.

O Presidente da Airbus para a América Latina e Caribe, Arturo Barreira, teceu o seguinte comentário à resposta da Azul: “A data de entrega das aeronaves é revelada pelos clientes”.

A empresa brasileira encomendou 5 A330neo e atualmente opera 7 A330-200.

O atraso na entrega de aeronaves não é incomum. A entrega do A330neo da TAP estava programada para o final de 2017 e só aconteceu há alguns dias atrás.