A British Airways anunciou o cronograma do retrofit dos assentos da sua classe executiva na sexta-feira passada. A informação foi passada para os investidores em uma apresentação da equipe do IAG, o grupo que controla a British e a Iberia, dentre outros.
O Cronograma da British Airways

2019 – 5% das aeronaves retrofitadas
- Início com os A350 e os B777-200.
2020 – 33% das aeronaves retrofitadas
- A350
- B777-200
- B777-300
- B787-10
2021 – 52% das aeronaves retrofitadas
- A350
- B777-200
- B777-300
- B787-10
- B787-8
2022 – 79% das aeronaves retrofitadas
- A350
- B777-200
- B777-300
- B777-9
- B787-10
- B787-8
- B787-9
2023 – 92% das aeronaves retrofitadas
- A350
- B777-200
- B777-300
- B777-9
- B787-10
- B787-8
- B787-9
- A380
2024 – 97% das aeronaves retrofitadas
- A350
- B777-200
- B777-300
- B777-9
- B787-10
- B787-8
- B787-9
- A380
2025 – 100% das aeronaves retrofitadas
- A350
- B777-200
- B777-300
- B777-9
- B787-10
- B787-8
- B787-9
- A380
Comentários
Alguns comentários podem ser feitos a partir do gráfico acima. O primeiro é que todos os A350 já vão chegar com a cabine nova.
O segundo é que a British Airways está contando com a entrada do B777-9 na sua frota em 2022, ou seja, em 3 anos. Com os problemas advindos do MAX e também nos testes preliminares bo B777-9, talvez o calendário tenha que sofrere atrasos.
O terceiro dado interessante é que, aparentemente, a British não pretende aposentar os seus super-jumbos A380. Inclusive, a maior parte do retrofit dessas aeronaves vai ocorrer em 2025.
Isso iria na contra-mão de algumas concorrentes como a Qatar Airways e a Air France, que já anunciaram a retirada gradual das aeronaves da frota. Afinal, não faz sentido investir milhões de libras renovando uma cabine para retirá-la de circulação pouco tempo depois.
A última ponderação diz respeito aos B747-400. Como pode ser percebido, eles não se encontram na imagem. Assim, a empresa os manterá na frota com a configuração antiga até a sua aposentadoria, agendada para 2023.
Algumas Palavras
A British Airways escolheu o Brasil como um dos primeiros destinos a estrear o B777-300ER. Na realidade, foi em 2013 na rota Londres – Rio de Janeiro. O país também recebeu os Dreamliners antes de outros destinos da empresa britânica.
Será que teremos a sorte de sermos contemplados com a nova executiva até o fim do ano que vem? Oremos!
Para ver toda a apresentação do IAG no Capital Markets Day 2019, clique aqui.
T/H Economy Class and Beyond