Esse é o meu primeiro de três voos que fiz com a British Airways em premium economy agora em janeiro. Eu já havia voado na antiga PE da British Airways, mas nunca havia experimentado essa atualização – já faz um tempo que a BA renovou essa cabine. Aliás, a British chama a sua premium economy de World Traveller Plus (WT+)

Minha passagem era originalmente na econômica, mas ganhei um upgrade operacional na hora do check-in porque a econômica estava lotada. Nem preciso dizer como fiquei feliz de ter ganhado esse “mimo” da empresa. Imagino que o presente foi devido ao status Emerald na Oneworld.

O VOO

O voo entre Boston e Londres é bem curto – menos de 6 horas. Meu voo saiu às 20 horas e chegou de manhã bem cedo em Londres. Aliás, em todos os voos que fiz com a British, percebi uma preocupação do piloto em avisar que o voo estava saindo na hora e chegando mais cedo. Nas chegadas em Londres, de nada adiantava porque nunca tinha portão disponível ou funcionário para operar a jet bridge. Não gostei nada, nada das minhas inúmeras experiências nesse aeroporto agora em janeiro.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

A CABINE

Quando entrei já tinha gente na cabine e muita gente atrás de mim. Ficou difícil tirar uma foto “limpa”. Mas dá para perceber que a configuração é 2-3-2.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Essa aeronave é a mesma que voa entre Londres e o Rio de Janeiro e dou um conselho de amiga: não fiquem nos assentos 21B e 21J porque eles ficam, literalmente, de cara para o banheiro. Você olha para o lado e vê um vaso sanitário …

Há uma cortina que divide a econômica da WT+, mas ainda assim, eu pessoalmente acho muito ruim. Quem voa na 21A e 21K não tem janela.

O ASSENTO

Eu já havia marcado o assento antecipadamente, mas na hora do check-in perguntei se havia alguém sentado ao meu lado e, em caso positivo, se havia algum lugar com dois lugares vagos. A agente disse que o voo estava totalmente lotado. Not true. Tinham 3 assentos disponíveis na premium economy e um deles era justamente ao meu lado. Então, sentei na janela e usei o outro assento para deixar coisas que usaria durante o voo.

Os assentos são modernos, mas com estofamento bem fino. Quando você viaja sozinho, não é possível subir a divisória do meio e esticar as pernas, como na econômica.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Do meu assento eu tinha controle de 2 janelas e a distância entre assentos é limitada.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Vejam como fica apertadíssimo quando o passageiro da frente reclina o assento …

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

A tela de entretenimento tem um bom tamanho e há duas tomadas USB diretamente no assento da frente. A bolsa com revistas é o único lugar que o passageiro dispõe para colocar seus pertences. Por isso a minha insistência em viajar com o assento ao lado vazio …

A British Airways oferece uma boa variedade de filmes e séries para os passageiros e eles variam de acordo com a aeronave (aprendi isso nesses voos que fiz agora).

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Na parte inferior do assento à frente há um descanso para os pés que deve ser empurrado para baixo. Dá uma pequena diferença.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

A tela de entretenimento é touch screen, mas é possível utilizar o controle que fica embutido na lateral do assento. Ao lado dele, o botão que reclina o assento – não há qualquer outra posição possível.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

A mesinha também fica embutida na lateral do assento:

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

O KIT DE AMENIDADES E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

Assim que o passageiro embarca, já encontra travesseiro, cobertor, amenity kit e fones de ouvido no assento.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

O cobertor é um pouco mais grosso do que aquele oferecido na econômica.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

A British Airways oferece um amenity kit básico, que vem em um saco plástico não utilizável depois de aberto – é necessário rasgá-lo para abrir.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Os itens são bem básicos e dão para o gasto.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Além disso, são oferecidos fones de ouvido bem confortáveis. O som não é espetacular, mas achei um bom produto para uma premium economy.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

O SERVIÇO DE BORDO

Como esse voo é cutinho, a British serve duas refeições: um jantar e um snack na chegada.

Inicialmente, assim que o serviço de bordo foi iniciado, cerca de 15 minutos depois da decolagem, foi servido um snack com a bebida de escolha do passageiro. Não há limitação quanto à qualidade ou quantidade de bebidas alcoólicas disponíveis aos passageiros.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

O menu do voo foi o seguinte:

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

O jantar foi servido cerca de 45 minutos depois do snack e a escolhi o filet. As opções de refeição da WT+ são tiradas da executiva. Na executiva são 3 escolhas e na WT+ são duas que estão no menu da business: uma proteína e uma vegetariana. Entretanto, não são oferecidas entradas e há uma única opção de sobremesa.

A refeição é servida na louça, o que é um ponto positivo.

O filet estava passável, mas o molho estava muito denso e concentrado. Chamaram a batata de rösti, mas imagino que isso possa ofender os suíços. Os vegetais estavam razoáveis, também.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

Um pouco antes de pousarmos em Londres, foi oferecida uma barrinha de proteína com bebidas típicas de café da manhã: café, chá, sucos … Tudo bem que o voo é curto, mas um petisco mais bem cuidado seria mais adequado.

British Airways Premium Economy BOS – LHR B789 jan 2018

A comissária que me atendeu nesse voo foi extremamente simpática e profissional. Eu a vi tentando ajudar diversos passageiros. Em um bate-papo informal, ela está muito decepcionada com os rumos da BA dados pelo Alex Cruz – o que tenho que concordar depois da minha overdose de BA nesses últimos dias.

CONCLUSÃO

Foi um voo tranquilo, mas dá para perceber que a British está indo fundo na tentativa de oferecer um produto low-cost. Houve pontos positivos – o atendimento, a louça da refeição. o tamanho da tela de entretenimento, o amenity kit básico e o fone de ouvido, por exemplo.

Mas tive sorte que não tinha ninguém do meu lado, porqueo headphone estava com mau contato e ficou impossível assistir qualquer coisa. Peguei o fone do outro assento e não adiantou: o problema era no hard product mesmo. Sorte que o assento ao lado estava vazio …

Outro ponto problemático é a reclinação do assento do passageiro da frente. A distância entre os assentos de uma premium economy não pode ser equivalente a da classe econômica oferecida pela LATAM ou pela AA.

Eu só imagino como está a econômica da British!

E vocês? Têm voado British ultimamente?