Os cartões de crédito, além de gerarem milhas, podem ter muitos benefícios extras. Dentre os mais conhecidos, temos o seguro viagem e acesso a lounges em aeroportos. Mas também temos vantagens no nosso dia a dia – seja na nossa cidade, seja viajando pelo Brasil. Um conhecido leitor de diversos blogs de milhas que não quer ser identificado compartilhou uma experiência que quero passar para vocês.

O leitor tem os cartões Bradesco Amex TPC e Caixa JCB (dentre outros, imagino). Com esses dois cartões, ele conseguiu economizar R$ 91,00 em uma refeição e ainda conseguiu o couvert grátis no restaurante Pobre Juan em Brasília (très chic, né non? 🙂 ).

Os cartões Caixa JCB dão uma anuidade do Chefs Club gratuita – benefício esse que não foi anunciado no seu lançamento.

O Chefs Club é uma plataforma que agrega diversos restaurantes no Brasil que dão desconto. No Pobre Juan – que devia se chamar Rico Juan, by the way – o leitor conseguiu um desconto de 30% no valor dos pratos, excetuando o menu executivo. O desconto tampouco incide sobre bebidas. Além disso, esse restaurante em específico dava um couvert gratuito para cada pessoa da mesa que tivesse o Amex TPC (e que pagasse a sua conta com o TPC também).

Dando uma olhada muito rápida no Google, descobri que os cartões Porto Seguro – qualquer um deles – dão R$ 50,00 de desconto na anuidade do Chefs Club + 1 mês gratuito – ou seja, são 13 meses de assinatura.

É uma pena que os cartões de crédito brasileiros não informem e destaquem todos os benefícios na hora da contratação. Há muitas vantagens que ficam “escondidas” que poderiam servir de estímulo na aquisição e renovação dos cartões.

É claro que é importante saber que o Porto Seguro Visa Infinite oferece Priority Pass gratuito e ilimitado. Mas essa é uma vantagem na hora de viajar. E no dia a dia? Eu não sabia dessa parceria com o Chefs Club, por exemplo.

As administradoras também não promovem um marketing mais intenso quando oferecem benefícios pontuais. Tenho TPC e nunca fui informada que tenho direito a couvert gratuito em alguns restaurantes e essa informação tampouco consta no site do cartão.

Alguns cartões cobram anuidades muito caras e vejo gente cancelando porque não têm conhecimento de benefícios que podem desfrutar em casa.

Sugiro ao departamento de marketing dessas empresas que comecem a pensar em ressaltar vantagens que podemos ter no nosso dia a dia. Afinal, a grande maioria dos milheiros, apesar de viajarem bastante, passam a maior parte do tempo no Brasil.

Agradeço imensamente ao leitor misterioso por compartilhar a experiência dele com a comunidade Milhas e Destinos!

E vocês? Têm alguma dica para compartilhar sobre os benefícios dos cartões de crédito aqui no Brasil?

OBS: O leitor Gilberto, a quem agradeço desde já, acabou de me lembrar de um benefício do Visa para restaurantes nos USA: