A Oneworld é a menor das 3 mais famosas alianças de companhias aéreas do mundo. Composta de 14 empresas, no Brasil sua representante é a LATAM. Mas também voam para cá a American Airlines, a British Airways e a Iberia. Apesar de ser a menor, ela abriga companhias aéreas com 5 estrelas no Skytraxx – a Qatar Airways e a Cathay Pacific, além das 4 estrelas Japan Airlines e Qantas.

Infelizmente, no site da LATAM é impossível enxergar a disponibilidade para voos cuja origem ou destino não seja no Brasil. Nos dias atuais, isso é inexplicável, a meu ver. Então, é preciso recorrer ao site da British Airways para ver a disponibilidade e informar ao atendente LATAM o número do voo, a data da viagem e a cabine escolhida.  Ainda assim, há a possibilidade de dizerem que não tem disponibilidade. Sugiro, nesses casos, desligar e ligar de novo. Um atendente não acha, mas outro pode achar …

Quem tem milhas American Airlines, também deve consultar o site da British. Isso por que a AA não enxerga a disponibilidade de algumas parceiras no seu site (JAL, Cathay, Qatar, Sri Lankan etc).

Então, vamos lá. Em primeiro lugar é necessário o cadastro. Depois, é só colocar o número e a senha:

Depois clique em “Gastar Avios”:

Em seguida, clique em “Reservar um voo de recompensa”:

Agora, é hora de inserir o local e partida e chegada, a data, a cabine e a quantidade de passageiros:

O site sempre avisa que você pode dividir a viagem com escalas – mas no caso de resgate via AAdvantage ou LATAM Fidelidade, o default é não, já que os programas não permitem stopover.

Finalmente, aparece a tela com a disponibilidade:

Aí é só anotar as informações e passá-las para o call center do LATAM Fidelidade ou do AAdvantage.

Para quem tem Avios, o sistema avisa que não é possível reservar voos online com partida do Brasil.

Para contornar essa proibição, basta fazer a pesquisa com qualquer origem e destino e, na página do resultado, clicar em alterar a busca:

Em seguida, insira a partida do Brasil para o destino desejado:

Et voilá!

Mas esse truque só vale para resgates com Avios! Não serve para o LATAM Fidelidade nem para o AAdvantage, uma vez que o sistema deles mostra a disponibilidade online para os clientes.

 

Espero ter ajudado vocês com mais um tutorial!