Eu podia estar comendo, eu podia estar bebendo aqui no Senator Lounge da SWISS em Zurich, mas não. Estou aqui escrevendo um post para vocês, meus queridos leitores que tanto me prestigiam!

O assunto do post é como conseguir o “throne” (trono, assento isolado) da SWISS sem pagar a mais por ele. A configuração da executiva no B777-300ER da SWISS é “esquisita”.  Ora é 1-2-2, ora é 2-2-1. A certeza é que todos os assentos centrais são duplos e todos têm acesso ao corredor, e os assentos laterais podem ser individuais, ou duplos. Estou chamando de duplo os assentos lado a lado.

Então, há alguns assentos sem acesso direto ao corredor, e também há assentos na janela sem ninguém ao lado. Esses últimos são chamados de thrones e só estão disponíveis para marcação na reserva para os passageiros elite do Miles and More, programa de milhas da SWISS. Aqui vai uma foto do throne para vocês entenderem:

Ele é o melhor assento da executiva da SWISS para quem viaja sozinho. É o que tem mais espaço pessoal e não há passageiro ao lado. Os demais assentos têm sempre alguém do lado, comprometendo a privacidade.

Vejam o mapa de assentos que o ExpertFlyer. Os thrones são os assentos A das fileiras 4, 7, 9, 11, 14 e 16; e os assentos K das fileiras 5, 8, 10, 12, 15 e 17.

O problema é o seguinte: a SWISS cobra USD 200 por trecho para os passageiros sem status no Miles & More que quiserem reservar esses assentos com antecedência. Isso vale tanto para os bilhetes pagantes como para os emitidos com milhas.

Mas há um modo de se contornar essa exigência.

Em primeiro lugar, é necessário verificar se a aeronave que opera o voo é o B777-300ER,  também chamado de B77W. A rota GRU-ZRH está alternando entre o Boeing e o A340, com assentos antigos (evitem ao máximo!).  Então, antes mesmo de emitir o bilhete, verifique a aeronave – seja com o atendente do call center, seja no Seat Guru, seja no ExpertFlyer.

Já com o bilhete emitido, ligue para a SWISS para marcar o assento. Você pode verificar a disponibilidade no ExpertFlyer (para assinantes). Nesse momento, você não tem saída: vai marcar o melhor lugar dentre aqueles que é possível marcar.

O pulo do gato é você ligar para a SWISS entre 48 e 24 horas antes do check-in abrir.  Entre no ExpertFlyer e veja a disponibilidade do voo. Nesse momento, os thrones estão liberados para todos os passageiros. Não ligue para o call center brasileiro, porque os atendentes afirmam que 48 horas antes o controle passa para o aeroporto. Not true! Ligue para o call center americano, que a sua chance é melhor. Eu fiz isso nesses dois voos com a SWISS e deu certo. Consegui o throne em ambos sem pagar nada a mais por isso.

Não estou garantindo que isso vai dar certo em 100% das vezes, mas as chances são boas se o voo não estiver lotado. A propósito, os dois voos da SWISS que consegui o throne estavam lotados na executiva, mas com a estratégia correta, deu certo! Em breve faço a avaliação para vocês.

Espero ter ajudado vocês com mais essa dica!

OBS. A partir do final de março, a rota GRU – ZRH será operada exclusivamente pelo B77W. Como as companhias aéreas fazem alterações sazonais nas aeronaves, recomendo sempre dar uma checada antes de emitir o bilhete.