Iberia e British Airways fazem parte do mesmo grupo econômico – o IAG – e seus programas de milhas têm a mesma moeda – avios. A sinergia entre os dois é tão forte que é permitida a transferência de avios entre contas do Iberia Plus e o BAEC sem qualquer tipo de empecilho.

Entretanto, em virtude da super polêmica promo da Iberia que rendeu posts e mais posts entre os blogueiros no Brasil e no exterior, a função de transferência foi desabilitada durante algum tempo.

A Cinthia, uma das leitoras mais assíduas do Milhas e Destinos, comentou nessa semana que a transferência estava liberada e eu fui lá conferir e deu certo.

Aí decidi aproveitar e mostrar como a transferência é feita.

Em primeiro lugar, para que isso seja possível, é necessário que as contas tenham mais de 90 dias de existência. Depois de fazer o login do BAEC, é necessário entrar em “Gerir a Minha Conta”.

Em seguida, no lado esquerdo da tela, selecione “Combinar meus avios”:

Na tela seguinte, clique em “Combinar meus avios”:

O próximo passo é escolher o programa – Avios ou Iberia Plus:

Escolha Iberia Plus e insira o seu número e PIN do IP:

Aí é só escolher se você quer transferir do IP para o BAEC ou vice-versa:

Em seguida, escolha a quantidade de avios a ser transferida:

A título de exemplo, decidi transferir 5.000 avios do IP para o BAEC. Após clicar em “Review my transfer”, aparece uma tela para confirmar a transação:

Em seguida, é só confirmar. A transferência é imediata e dois emails vão chegar na sua caixa – um do IB e outro do BAEC confirmando a transação.

Não há limites para a quantidade de transferências entre contas. No próximo post, vou comentar em quais circunstâncias considero que é melhor usar os avios de cada um dos programas.

Espero ter ajudado a vocês, mas lembrem-se que essa operação só é possível passados 90 dias da abertura das contas!

Obrigada pelo aviso, Cinthia!

OBS: Agora, às 18:45 do dia 26/07/2018 a Iberia acabou de me tweetar afirmando categoricamente que a utilização dos avios fora do IP vai negativar a conta. Pedi esclarecimentos e eles não me responderam. Amanhã tem mais post …