Todo mundo que tem um conhecimento básico sobre o mundo das milhas sabe que um dos modos mais populares de acúmulo de pontos e milhas é através das promoções envolvendo compra de produtos e serviços.

Empresas como Livelo, LATAM Fidelidade, TudoAzul, Amigo e Smiles têm diversas parceiras das mais variadas áreas: hotelaria, varejo de produtos e serviços, finanças, etc.

São tantas maneiras que às vezes a gente não sabe mais o quanto e quando tem que receber alguma coisa. Alguns desses modos são fáceis de acompanhar, como por exemplo, transferências de cartão de crédito. Os pontos geralmente são creditados rapidamente e há histórico no extrato dos pontos transferidos nos próprios programas das financeiras.

Entretanto, algumas outras promoções são mais complexas, como aquelas que envolvem bônus na reserva de hotéis ou na compra de produtos.

Em relação aos hotéis não é difícil ver bônus referentes a cada dólar gasto, o que vai ser influenciado pela cotação da moeda ou no dia da reserva ou no dia do pagamento no hotel.

Além disso, os prazos para crédito podem ser excessivamente dilatados, como as últimas promoções que a Livelo e o Amigo fizeram com o hoteis.com. O prazo dado para crédito é de 80 dias após a hospedagem. Ou seja, uma hospedagem contratada para dezembro de 2018 implica o crédito somente em março de 2019.

Como ter o controle dos pontos?

Eu tento me organizar ao máximo para acompanhar todas as minhas movimentações e ter a certeza que os valores corretos foram creditados. Para isso, eu tenho uma planilha que me ajuda bastante. Vou colocar aqui um exemplo para vocês:

Além disso, eu marco no calendário da Apple todas as datas máximas em que os pontos devem ser creditados.

Eu decidi ter essa abordagem mais organizada da minha vida de milheira depois que eu desconfiei (e até hoje desconfio justamente porque não tinha o controle das operações) que eu não estava sendo devidamente creditada.

E vocês? Como fazem para ter esse controle? Vamos compartilhar ideias na nossa comunidade para que todos tenhamos sucesso no crédito dos pontos.