Algumas companhias aéreas que operam no Brasil para a Europa estão recebendo novas aeronaves com novas cabines na classe executiva, e/ou estão planejando o retrofit das cabines antigas com novos assentos. Vamos fazer um apanhado das novidades?T

BRITISH AIRWAYS

Há duas semanas, a British anunciou a sua nova Club World Suite que estará disponível nos A350 que a empresa vai receber. A cabine parece espetacular. Todos os assentos terão acesso ao corredor e serão equipados com portas que dão privacidade total aos passageiros.

Os B777 também serão retrofitados com a nova cabine, mas ainda não há notícia de quais rotas serão contempladas com a Club World Suite. Quando a BA lançou o B787-9, o Brasil foi contemplado com as primeiras rotas. Será que teremos essa sorte de novo?

BA Club World Suite
BA Club World Suite

É uma diferença abissal para o produto que é oferecido hoje, na configuração 2-4-2:

BA Club World

LUFTHANSA

A Lufhtansa vai introduzir a sua nova cabine executiva com a chegada dos B777X em 2020. Todos os assentos terão acesso ao corredor e, em algumas fileiras, o assento central será um throne.

Ainda não há notícia nem cronograma para o retrofit das atuais aeronaves em operação.

LH Business Class B77X

Atualmente, a configuração varia entre 2-2-2 ou 2-3-2.

LH Business Class B747-8i

TURKISH AIRLINES

A Turkish Airlines é outra empresa que está precisando de uma renovada urgente no seu hard product, que não faz jus ao excepcional soft product oferecido a bordo. E ela vai fazer exatamente isso com a chegada de seus 25 B787-9 e 25 A350-900XWB. Infelizmente, a empresa revelou que não pretende retrofitar nenhuma das suas 90 aeronaves wide-body.

Será que o Brasil será contemplado com as novas aeronaves?

TK Business Class B787-9
TK Business Class B787-9

A configuração dos B777-300ER é 2-3-2.

TK Business Class B777-300ER

LATAM

A LATAM já iniciou o retrofit de suas aeronaves, começando por um B767 que estreou semana passada no Peru. Os B767 e B777, assim como os B787 e A350 que serão entregues terão a nova cabine. Não ficou claro se os atuais B787 e A350 serão retrofitados. A ideia é que, ao final de 2020, a maioria das aeronaves já tenham a nova cabine.

A alteração é muitíssimo bem-vinda, uma vez que ambos B767 e B777-300ER deixam muito a desejar, principalmente o B777.

LA business class B777-300ER
LA business class B767-300

Todas as novas cabines são bem empolgantes. Só fiquei um pouco preocupada com o novo assento da LATAM, que parece muito fino.

Se eu pudesse escolher qual das cabines seria disponibilizada em primeiro lugar para o Brasil, minha opção seria a British Airways. Para mim, é, aparentemente, a cabine mais bonita, com o melhor assento.

A BA tem sido muito criticada em relação ao serviço de bordo, mas tenho observado uma mudança de tom nos últimos trip reports do OMAAT e de outros blogs internacionais. Parece que a empresa está investindo em uma experiência melhor para o passageiro.

Mas, bom mesmo seria se todas as empresas disponibilizassem as novas aeronaves para o Brasil, não é mesmo? Fico no aguardo e na torcida!

E para vocês? Qual das cabines/assentos é objeto de desejo?