Mais um post incrível do Carlos, fechando o tutorial sobre a abertura de conta corrente e a aquisição de cartões de crédito americanos. Agora é a vez de dar algumas dicas bem específicas sobre a aprovação e uso do cartão.

Para os cartões American Express, há algumas dicas interessantes:A primeira delas, citada anteriormente, é, antes de aplicar para um cartão Amex, entrar no sítio no modo anônimo/incógnito e ver a oferta do cartão. Pode ser oferecido um bônus de adesão maior do que o indicado no navegador normal.

Para quem já tem conta na Amex, ao fazer o login na página do modo anônimo, a oferta maior some e aparece a oferta normal. A solução para isso é entrar na página anônima com a oferta maior e abrir uma aba anônima na mesma janela, fazer o login da conta e dar um reload na aba com a oferta. Neste caso, a oferta maior permanece e sua conta é reconhecida.

Quando o seu cartão é aprovado, você só vai conseguir começar a usá-lo após recebê-lo. Os prazos dos gastos para bônus de adesão começam quando no dia da aprovação. Para não perder oportunidades de gastos, provavelmente online, é possível solicitar os dados do cartão ao atendimento Amex, desde que eles consigam validar sua identificação (https://thepointsguy.com/news/tip-amex-instant-card-number-airfare/).

.Pedidos de aumento de limite do cartão geram uma análise de seu histórico financeiro e podem representar uma redução na sua pontuação FICO. Mas o aumento tem dupla vantagem: além de permitir mais compras no cartão, mais crédito disponível para uma mesma quantidade de gastos representará uma menor utilização do crédito e, consequentemente, uma melhora do seu score.

Os cartões Amex permitem a solicitação do aumento do limite 61 dias após a aprovação do cartão, até 3 vezes o valor do limite inicial. E, normalmente, esta avaliação gera uma consulta simples do seu histórico, sem influenciar o seu score (https://ficoforums.myfico.com/t5/Credit-Card-Applications/The-Definitive-Amex-3X-CLI-Guide/td-p/1811071).

Na página do seu cartão Amex, há a listagem de uma série de ofertas de compras que você tem de assinar para participar (normalmente créditos de lojas após gasto de quantias determinadas). Mas a distribuição destas ofertas é um mistério e é comum serem publicadas ótimas ofertas em blogs mas, ao se checar a conta, ver que não consta da sua relação.

Dependendo do caso, é possível se inscrever nelas. Acessando este link da Amex, aparecerá uma série de ofertas, que são destinadas aos cartões Amex emitidos por bancos. Não dá para acrescentar ao seu Amex “raiz”, mas se você abrir outra aba na mesma janela, entrar na sua conta Amex e voltar à aba original, pode ser que a adição funcione para o seu cartão (https://www.doctorofcredit.com/amex-offer-trick-add-amex-connect-offers-to-your-amex-issued-cards/).

Gostaria de agradecer imensamente ao Carlos pelo excelente material que ele enviou para podermos enriquecer nosso conhecimento sobre cartões e bancos.