Moscou é servida por três aeroportos: Demodedovo (DME), Sheremetievo (SVO) e Vnukovo (VKO). Esse post é específico para quem chega em Moscou no aeroporto de Sheremetievo.

A primeira coisa a ser falada é que, assim que os passageiros saem da área de bagagens, eles são, literalmente, assediados por motoristas de táxi piratas. Fiquei muito (mal) impressionada, porque eles seguem os passageiros até o segundo andar (onde fica a compra dos bilhetes).

O meio mais rápido para chegar até o centro é via Aeroexpress – o trem expresso que chega ao centro de Moscou, na estação Belorussky, em aproximadamente de 40 minutos e custa 500 rublos (cerca de R$ 30,00). O táxi oficial entre 30 e 50 euros e a viagem dura cerca de 1 hora, sem trânsito.

A regra de ouro para chegar ao lugar certo é siga as placas! Apesar da parte primeira linha estar em russo, a segunda tem a tradução para o inglês, o que facilita muito. E o ícone do trem ajuda quem não sabe falar inglês.

Chegando nas máquinas, que estão no segundo andar, não se sinta intimidado pela tela em russo.

Há a opção de tradução para o inglês e o espanhol. É possível comprar um trecho ou ida e volta. Também é possível comprar um trecho em executiva por 1.000 rublos. Não vale a pena … 

Depois de fazer sua opção, na tela seguinte você deve indicar quantos passageiros viajarão. Em seguida, pressione “next”.

A página seguinte tem a confirmação da compra. Clique em “all correct”.

É possível fazer o pagamento em dinheiro ou cartão. Selecione o meio de pagamento.

Eu havia feito câmbio e escolhi pagar em dinheiro. Com essa seleção, você deve inserir as notas no local apropriado.

Mas é possível pagar com o cartão, inserindo-o na máquina e digitando a senha. Logo abaixo, há o espaço para inserir notas e/ou moedas.

A máquina confirma a quantidade de dinheiro inserida.

E, em seguida, você deve aguardar a emissão do bilhete.

Mantenha-o em mãos, pois haverá fiscalização no trem.

Em seguida, dirija-se à plataforma. Só há uma direção, então não tem como errar.

Abaixo, a classe econômica do Aeroexpress.

O destino é a estação Belorusskaya e de lá você deve comprar um bilhete de metrô se quiser seguir para outra área da cidade. Moscou tem uma rede de metrô fantástica, com estações lindíssimas.

Espero que esse post seja útil para quem for para Moscou!