A Black Friday está chegando e algumas empresas já estão com banners e promoções prévias. Aí eu fiquei pensando sobre o que as empresas podem estar preparando para nós – daí o título guess post, já que ele é meramente especulativo.

Nos dois últimos anos, as promos foram bem fracas. Em um post sobre uma suposta promoção da TAP eu comentei: Gente, Black Friday no Brasil merece o nome que tem. É black mesmo. Podia ser yellow, e red, e blue, e green, e orange e purple, e um monte de cores para deixar a gente feliz. Mas não: é um momento de luto consumerista.

Então, aqui vão meus palpites:

Smiles: acho que pode oferecer um teto de bônus entre 100% e 120%  nas transferências, mas acho que vai ser escalonado.

Multiplus: venda de pontos com 50% – 60% de desconto.

Amigo: ah, o Amigo, não sei não … depois da gigantesca desvalorização da tabela, se o programa quiser angariar alguma simpatia dos clientes vai ter que oferecer algo jamais oferecido pelos programas concorrentes.

Livelo: desconto de 50% na compra de pontos, e descontos nas compras feitas na sua própria agência de viagens.

Eu bem sei que posso estar sendo super-otimista, dado o histórico da Black Friday 2017. Vamos lembrar algumas promos:

A LATAM ofereceu um sorteio que dava 4 passagens (no total) em econômica (ou classe animal como muitos gostam de falar)

O Smiles ofereceu até 80% de desconto em passagens com milhas, mas eu só consegui achar descontos de, no máximo, 20% (clique aqui para ler).

A TAP deu desconto em dobro na modalidade Miles & Go da seguinte forma: desconto  máximo total na passagem de … R$ 60,00! E o Victoria deu 50% de bônus nas transferências de alguns cartões, bônus esse limitado a 25.000 milhas …

Mas nem tudo foi tão ruim assim, algumas promos valeram a pena:

O Lifemiles, que ainda não tinha parceria com a Livelo, ofereceu uma ótima promoção à época que dava 150% de bônus para a compra de qualquer quantidade de milhas (clique aqui para ler).

A Accor fez uma boa promoção, oferecendo descontos de 30% a 50% nos hotéis da rede no mundo todo e a a Livelo deu 15 pontos por cada dólar gasto na Hotéis.com.

O que vocês estão esperando nessa Black Friday? Estão otimistas ou pessimistas?