No último post do tutorial, o Carlos tece comentários sobre diversos cartões americanos. Tem até um que ele analisou em minha homenagem! 🙂

Conseguida a construção do histórico e score americanos, é hora de avaliar as opções disponíveis (estou avaliando Wells Fargo, Bank of America, American Express e Citibank, considerando este último como viável). Além da divisão entre cartões que pontuam ou cartões cashback, eu faria uma avaliação por outro prisma: cartões de benefícios e cartões de gastos.

Cartões de benefícios são os que, obviamente, oferecem alguma vantagem para o seu portador. Pode ser status ou diárias em redes hoteleiras, bagagem grátis em companhias aéreas, acesso a lounges ou mesmo polpudos bônus de adesão mediante meta de gastos. Nestes casos, a obtenção do cartão vale pelo valor agregado, mas a utilização só justifica até a obtenção do bônus. Depois disso, usa-se esporadicamente e faz-se a avaliação do valor da anuidade frente aos benefícios.

Cartões de gastos são os que, independentemente dos benefícios oferecidos, oferecem bom retorno na sua utilização e podem ser substitutos cotidianos para o seu cartão nacional, dependendo da categoria da despesa.

Importante informar que obter um cartão, ganhar o bônus de adesão e cancelar o cartão (normalmente após um ano, já que a anuidade é paga integralmente na primeira fatura), não é bem visto pelas empresas e pode te colocar numa lista que vai dificultar a obtenção de outros cartões da mesma empresa. Se o cartão cobrar anuidade, fazer um downgrade para um cartão de mesma família, sem anuidade, pode ser uma solução (https://onemileatatime.com/downgrading-credit-cards/).

Ter cartões sem anuidade, além da óbvia economia, também é interessante por ajudar na sua pontuação, devido à idade da conta e ao acréscimo do seu limite de crédito. Mesmo ser for um cartão pior do que outros do seu portfólio, será um cartão para ser mantido para sempre, ainda que sem uso. Só é recomendável fazer alguns pequenos gastos esporádicos para evitar a chance do seu cancelamento pela empresa do cartão (https://onemileatatime.com/credit-card-canceled-inactivity/).

Isto posto, chegamos ao “momento TPG”: 😉

  • Cartões de benefícios:

. American Express Hilton Ascend*: anuidade de U$ 95, sem foreign fee, 12x em gastos no Hilton, 6x em restaurantes, supermercados e combustível americanos, 3x nos demais. Status Gold nos Hiltons (principal vantagem, café da manhã grátis). Bônus de 125k após gastos de U$ 2k em três meses. Pontuação vai para Hilton Honors.

. American Express Marriot Brilliant: anuidade de U$ 450, sem foreign fee, 6x em gastos no Marriot, 3x em restaurantes americanos e passagens aéreas direto com companhia, 2x nos demais. Status Gold nos Marriots. Crédito de U$ 300 nos Marriots. Priority Pass. Uma diária anual grátis em hotéis até 50k pontos. Bônus de 75k após gastos de U$ 3k em três meses. Pontuação vai para Marriot Bonvoy.

. American Express Hilton Aspire*: anuidade de U$ 450, sem foreign fee, 14x em gastos no Hilton, 7x em restaurantes americanos e passagens aéreas direto com companhia, 3x nos demais. Status Diamond nos Hiltons (topo do programa). Crédito de U$ 250 nos Hiltons e U$ 250 em companhias aéreas americanas (para serviços complementares, não vale para passagens). Priority Pass. Uma diária anual grátis em qualquer hotel da rede em finais de semana. Bônus de 150k após gastos de U$ 4k em três meses. Pontuação vai para Hilton Honors.

  • Cartões de gastos:

. Wells Fargo Propel Amex: sem anuidade, sem foreign fee, pontua 3x em restaurantes, passagens aéreas, hotéis, aluguéis de temporada e carros, streaming. Bônus de 30k após gastos de U$ 3k em três meses. Este cartão é cashback, na verdade, cada ponto vale um centavo para ser usado como crédito na fatura.

. Bank of America Asiana Visa: anuidade de U$ 99, sem foreign fee, pontua 3x na Asiana, 2x em combustível ou mercearias (quais estabelecimentos se classificam nesta categoria é um mistério para mim) e 1x nas demais. Bônus de 30k após gastos de U$ 3k em três meses. Pontuação vai toda para a Asiana. Cartão em homenagem à Beatriz.

. Amex Gold Card: anuidade de U$ 250, sem foreign fee, 4x em restaurantes em todo mundo, 4x em supermercados americanos, 3x em passagens aéreas compradas diretamente com a companhia. Crédito de U$100 para uso em companhias aéreas americanas (para serviços complementares, não vale para passagens) e U$ 10 mensais para gastos em Grubhub, Seamless, The Cheesecake Factory, Ruth’s Chris Steak House, Boxed e Shake Shack. Bônus de 35k após gastos de U$ 2k em três meses. Pontuação vai para o Membership Rewards.

. Citi Rewards+ Mastercard: sem anuidade, foreign fee de 3%, 2x em restaurantes e combustível. Bônus de 15k após gastos de U$ 1k em três meses. Pontuação vai para o Citi Thank You. O interessante deste cartão é que a pontuação é arredondada para o próximo múltiplo de 10, então compras baixas no Brasil, por exemplo 5 reais, pagariam 15 centavos de taxa mas ganhariam 10 pontos.

. Citi Premier Mastercard: anuidade de U$ 95, sem foreign fee, 3x em viagens (passagens, hotéis, aluguéis, combustíveis…), 2x em restaurantes e entretenimento. Bônus de 60k pontos após gastos de U$ 4k em três meses. Pontuação vai para o Citi Thank You.

. Citi Prestige Mastercard: anuidade de U$ 495, sem foreign fee, 5x em passagens e restaurantes, 3x em hotéis e cruzeiros. Crédito de U$ 250 em viagens. Priority Pass. 4ª noite grátis em hospedagens de 4 dias, 2x ao ano. Bônus de 50k pontos após gastos de U$ 4k em três meses. Pontuação vai para o Citi Thank You.

(*nestes links, recebo um bônus se alguém for aprovado. Verificar se é o melhor bônus disponível. Agradeço se for útil)

Uma dica ao aplicar para os cartões Amex é colocar o navegador no modo anônimo, pode ser que aparecem ofertas de bônus de adesão melhores que as listadas aqui. É bom ir com calma nas aplicações pois, além da queda da pontuação, bater metas de gastos simultaneamente, para receber os bônus de adesão, pode ser complicado. Os cartões estrangeiros nem sempre funcionam para pagamentos em sítios brasileiros.

O Doctor of Credit publicou algumas questões interessantes sobre os cartões Amex, BofA, Citi e Wells Fargo. Alguns itens podem estar desatualizados, mas vale conhecer quem for utilizar algum destes cartões.