Há algum tempo atrás, o LATAM Pass, a contraparte chilena do LATAM Fidelidade, anunciou aos seus clientes a migração para a plataforma Multiplus. A reação dos clientes chilenos no Expert Flyer foi bem inusitada: “what the hell is Multiplus???” foi escrito e ecoado nos fóruns internacionais de milhas.

Simultaneamente, a LATAM decidiu fazer a migração do sistema de reserva Amadeus o Sabre.

Na realidade, em 2009, quando a TAM se filiou à Star Alliance, um dos requisitos para a parceria era a migração do sistema Sabre para o Amadeus, o que foi feito. Depois, com a fusão, como a LAN usa o sistema Sabre e a cabeça da empresa é no Chile, a LATAM Brasil teve que voltar ao sistema Sabre.

Então, vocês devem imaginar – e alguns já perceberam – que o sistema está com alguns bugs. Um deles é esse aqui de um leitor Black Signature no LATAM Fidelidade:

Esquisitíssimo, não acham? Parece um espelho do Fidelidade com o LATAM Pass, sem afetar o saldo total da conta. Segundo ele, no dia seguinte o extrato estava normalizado.

Aí hoje, esse mesmo leitor foi emitir um bilhete com o Fidelidade quando se deparou com a seguinte tela:

Aparentemente, alguma parte do sistema já unificou as contas Fidelidade e Pass.

Não tenho lido comentários sobre a fusão dos programas – se vai haver, quando será e quais serão as mudanças implementadas. Ou seja, esse post é meramente especulativo e reflete minha opinião pessoal sem qualquer tipo de informação das empresas …

Eu até escrevi um post comparando a estrutura e tabela de resgate dos dois programas e as possíveis consequências (clique aqui para ler).

Mas tenho pra mim 2019 promete, vocês não acham?

Update: acabei de receber isso no email: