Acabei de receber um email do Itau Personnalité Mastecard Black avisando que a partir do dia 13 de setembro – ontem – a pontuação do cartão por dólar gasto passa à proporção de 3:1 nas compras internacionais. As compras feitas no Brasil mantêm a proporção 2:1.

Além disso, os investimentos que os clientes mantém com o banco Itau também podem servir como abatimento do valor da anuidade. Aliás, o Itau isenta a anuidade com investimentos na casa do milhão ou com gastos mensais  de R$ 10.000,00 no cartão. Gastos acima de R$ 5.000,00 proporcionam 50% de abatimento.

O Itau precisa melhorar alguns aspectos do seu cartão Black, que é o segmento mais nobre da sua carteira.

Em primeiro lugar, seria interessante o banco procurar parceria com outras companhias aéreas, tal e qual o Livelo fez. Oferecer somente Multiplus, Smiles, TudoAzul e Victoria como opções de transferência é muito pobre. Sem contar que para o Victoria a transferência é 1,25:1.

Também seria importante o banco oferecer acesso gratuito, ainda que limitado – 4, 5, 6 vezes ao ano – a lounges ou do Priority Pass ou LoungeKey. Um único lounge em Guarulhos é muito pouco.

O grande benefício é a compra de pontos com 50% de desconto, apesar de o pagamento ser obrigatoriamente à vista.