Um dos trechos mais esperados da minha viagem era o voo na classe executiva da Korean Air de Frankfurt para Seoul. Eu nunca tinha viajado na companhia sul-coreana, mas sabia que o serviço merece elogios e o assento da executiva é o meu preferido (depois das QSuites, é claro).

O VOO

As 5.322 milhas que separam Frankfurt de Seoul são percorridas em cerca de 9 horas de voo. O KE 906 sai de Frankfurt às 19:30 hrs e chega no T1 de Incheon às 13:55 hrs do dia seguinte.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

A CABINE

O voo foi operado pelo B747-8i, e eu fiquei na cabine superior, inteiramente dedicada à classe executiva.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

A cabine tem 22 assentos na configuração 2-2, e todos têm acesso direto ao corredor.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O ASSENTO

Em 2016, ao reformular a sua classe executiva, a Korean elegeu os assentos Apex Suite, também utilizados pela Japan Airlines (tenho um trip report sobre ele aqui) e pela Oman Air.

Para mim, o Apex Suite é o segundo melhor assento da classe executiva atualmente, só perdendo para as QSuites da Qatar Airways. Ele é amplo, com muitos compartimentos para os passageiros guardarem seus objetos pessoais.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Do lado interno do assento também há um compartimento para a guarda de pertences.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Na parte frontal do assento, é possível colocar uma mala, mochila ou sapatos abaixo do descanso para os pés.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Abaixo da tela de entretenimento, há outro pequeno compartimento:

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Um dos grandes diferenciais do Apex Suite é a privacidade. Apesar de os passageiros ficarem lado a lado, a solução encontrada pelos designers foi engenhosa. Ao desalinhar a posição dos assentos e instalar uma partição eletrônica, o passageiro encontra-se totalmente protegido.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

No braço interno fica o controle do assento e do IFE.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

A tela de entretenimento tem um bom tamanho e boa definição de imagem. A responsividade ao controle remoto também é muito boa.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

A mesa é enorme e bem sólida, e fica embutida na lateral do assento.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O assento conta com tomada elétrica e com porta USB.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

O amenity kit da Korean é bem básico, mas o conteúdo é interessante.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Ele contém protetor de olhos, escova e pasta de dente, creme para as mãos, protetor labial, creme corporal, pente e uma calçadeira (é isso mesmo, gente? rssss).

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Além disso, a Korean oferece chinelos – que eu amo! E amo mais ainda os saquinhos, que guardo para organizar roupas e outros objetos na mala.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O fone de ouvido não tem marca específica, mas é noise cancelling.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Por fim, o cobertor é bem macio e vem com o logo da empresa.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O SERVIÇO DE BORDO

As grandes empresas asiáticas são mundialmente conhecidas pela excelência no serviço de bordo, e a Korean faz parte desse grupo. O meu voo foi impecável em todos os sentidos: além do primoroso atendimento das comissárias, tudo que me foi servido estava excelente. Vamos lá.

Ainda em terra, foram oferecidos a toalhinha quente, com drinks e amendoins. Como eu estava com o estômago vazio, optei pela água, mesmo.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O menu do voo era o seguinte:

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Após a decolagem, o início do serviço foi bem rápido – em cerca de meia hora o hors d’oeuvre foi servido. Aí eu escolhi champagne para acompanhar.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Eu não sou chegada a pimentão, mas gente – esse pão com com alho e tomate seco acompanhado de pasta de pimentão com berinjela estava dos deuses.

Em seguida, chegou a entrada fria: um mix de frutos do mar com camarões, vieiras e lulas. A entrada foi acompanhada de tofu (não me apetece) e de umas cebolas em conserva de shoyu que estavam top!

Os frutos do mar estavam divinos! Aí eu escolhi um vinho branco para acompanhar.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Como prato principal eu estava completamente obcecada para pedir o bibimbap, que é o prato típico da Coreia do Sul e que eu simplesmente a-do-ro! Ele vem com uma proteína (eu sempre escolho carne), ou pode ser vegetariano, e diversos legumes cozidos com temperos especiais e folhas de alga. Nos restaurantes, ele também vem acompanhado de uma gema de ovo, que não tinha no voo.

Aí você pega o arroz branco quentinho e mistura tudo com gochuang (uma pasta de pimenta coreana – coloque o tanto que quiser) e óleo de gergelim.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O prato veio acompanhado de uma sopa de miso.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Para degustar essa iguaria asiática, escolhi um vinho tinto.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Ao final do jantar, as comissárias passaram com um carrinho de sobremesas e queijos.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Como eu já estava mais do que satisfeita, eu tomei um simples chá verde.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

O café da manhã me apresentou dúvidas: eu geralmente peço o prato da cozinha típica da companhia aérea. Então, fiquei tentada a pedir o porridge coreano, que é um tipo de mingau. Mas fiquei com medo de não gostar e perguntei para a comissária se eu poderia trocar pela quiche com linguiça e batatas caso eu não gostasse do prato.

Solução: ela me trouxe os dois cafés da manhã, que começou com um suco de laranja espremido na hora.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Em seguida, chegou o porridge. Gente, é o seguinte. Ele, por si só, é quase neutro – levemente adocicado. Mas, contudo, todavia, os acompanhamentos são salgados: um tipo de carne assada com alho e legumes picantes. Aí quando você junta os acompanhamentos com o porridge – bam! Fica uma delícia!

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

Terminei o voo com frutas frescas.

KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019
KAL business class FRA – ICN B747-8i fev 2019

CONCLUSÃO

O voo foi excelente, do início ao fim, incluindo hard product e soft product. Foi a minha primeira experiência com a Korean e não hesitaria em voar com a empresa de novo.

Esse voo me custou 95.000 milhas Smiles (incluindo o trecho seguinte, entre Seoul e Tóquio) e considero um investimento excepcional, especialmente porque há algumas transferências bonificadas em 100%.

Entretanto, chamo a atenção de vocês já que nem todas as aeronaves da Korean têm o Apex Suite na executiva. Os A380, por exemplo, têm a configuração antiga, 2-3-2, que deixa muito a desejar. Já os B747-8i e os B787-9 já tem a “nova” business.

Um outro ponto a considerar é que o inventário do Smiles só tem acesso a um assento em executiva por voo, o que pode frustrar os planos de quem viaja acompanhado.