A LATAM, em comunicado em seu site americano, fez três anúncios importantes para seus clientes.
Saída antecipada da Oneworld
Após o anúncio da aquisição de 20% da empresa pela Delta no final de setembro desse ano, o alto escalão da chilena previu que a saída da aliança ocorreria em um ano. Ela chegou a informar recentemente que a saída seria no dia primeiro de outubro de 2020.
Entretanto, ontem a companhia informou que está procurando antecipar a saída, sem confirmar uma nova data.

Além disso, a LATAM afirmou que pretende manter os acordos bilaterais com a maioria dos membros da Oneworld. Assim, seus clientes poderão continuar usufruindo dos lounges e resgates com OW.
Codeshare LATAM – Delta
As subsidiárias no Peru, Colômbia e Equador assinaram novos acordos codeshare com a Delta que conectarão a América do Sul com 74 destinos nos EUA e no Canadá, a serem implementados no primeiro quadrimestre de 2020.
A LATAM e a Delta estão trabalhando no sentido de ampliar os voos codeshare no Brasil e no Chile.
Além disso, também está sendo discutido um acordo de passageiro frequente para ampliar os benefícios dos passageiros.
Fim do codeshare LATAM – American Airlines
Por fim, foi formalmente anunciada a data do término dos voos codeshare com a American Airlines – dia primeiro de fevereiro de 2020. As passagens compradas via LATAM para voos com a American até dia 31 de janeiro de 2020 manterão as condições de contratação independentemente da data da viagem.
Algumas palavras
A tentativa de acelerar a saída da Oneworld pode ser benéfica para os clientes LATAM Pass. Isso por que a empresa pretende manter os acordos bilaterais para resgate de passagens prêmio. Assim, será possível continuar resgatando bilhetes para voar British Airways e Iberia, por exemplo, ao mesmo tempo que novas parcerias serão implementadas.
Provavelmente os voos com a Delta devem estar disponíveis a partir dia primeiro de fevereiro, sob pena da LATAM perder completamente sua capilaridade dentro dos EUA.
Além disso, a Delta tem participação societária na KLM, Air France e Virgin Atlantic. Assim, não será nenhuma surpresa se essas companhias aparecerem no rol de parceiras LATAM Pass após o desligamento da Oneworld.
Para acessar o site com as informações, clique aqui.