O modo mais prático e barato de ir do aeroporto de Fiumicino para Roma é usando o Leonardo Express, o trem expresso que leva os passageiros até a estação Termini em 32 minutos.

Cada trecho custa 14 euros – o dobro do preço do ônibus, mas levando metade do tempo para chegar ao centro de Roma. Crianças com menos de 4 anos não pagam. E crianças entre 4 e 12 anos também não pagam seguindo a regra de uma criança por adulto pagante. Ou seja, um casal tem direito a levar duas crianças até 12 anos gratuitamente.

É possível comprar o ticket antecipadamente online no site da Trenitalia (clique aqui para acessar) – o preço é o mesmo, mas o mais adequado é comprar na hora, em virtude de possíveis atrasos no avião e na imigração.

O trem sai a cada 15 minutos em horários de pico e a cada 30 minutos no restante do dia.  Do Terminal 3 de Fiumicino para Roma, o funcionamento é de 6:23 até às 23:23. Da estação Termini, plataformas 23 e 24, para o aeroporto, os horários são de 5:35 às 22:35.

É necessário validar o ticket antes de entrar no trem, sob pena de multa. E, sim, tem fiscal às 7 da manhã para ver se está tudo certinho …

Interior do trem e o lugar para guardar as malas.

Alguém já usou o Leonardo Express? Gostaram da experiência?