A Livelo está com uma promo só hoje e amanhã para transferências para o Victoria, programa de passageiro frequente da TAP.  O bônus é limitado a 200.000 milhas e somente será concedido aos clientes do Clube Livelo. Entretanto, é bom pensar duas vezes antes de se proceder a qualquer transferência, porque o Victoria aumentou a tabela – de novo! – para os voos operados pela TAP. A empresa já havia antecipado o aumento no dia 3 de agosto (clique aqui para ler).

Lembro que os valores acima são por trecho, já que o programa só exige o resgate ida e volta com as parceiras.

Além disso, o Victoria também fez alterações no que diz respeito aos upgrades. Agora, teremos os last minute upgrades –  requisitados na porta de embarque. Eles terão um valor maior do que aqueles requisitados antecipadamente:

Apesar do aviso prévio de 30 dias, essas alterações são claramente ILEGAIS, pois violam diversos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor. Eu até agora não entendo como o Ministério Público ainda não chamou a TAP para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta, exigindo, no mínimo, 90 dias de antecedência para qualquer alteração no programa.

Como eu tenho recursos limitados para viagens (que estão mais limitados ainda por conta da alta do dólar), eu tento emitir minhas passagens com as melhores companhias aéreas da aliança ao qual o programa pertence.

Entre Brasil e Europa, nós somos bem servidos pela Star Alliance – temos a Lufthansa, a SWISS e a Turkish. Todas são infinitamente superiores à TAP, cuja vantagem se limita a um número bem maior de cidades com voos diretos para Lisboa e o Porto.

Logo, esse aumento não vai me atingir diretamente. Entretanto, sei que há pessoas que se sentem mais confortáveis viajando em uma companhia aérea cuja língua é o Português e que faça voos diretos para Portugal. Esses, sim, são os que mais sentirão o impacto desse aumento.

No mais, não recomendo a adesão à promoção para quem vai usar as milhas para a Europa em virtude do péssimo tratamento que o Victoria oferece aos seus clientes. Reconheço, contudo, o mérito da Livelo, que tem oferecido ótimas promoções nos últimos tempos.

Para acessar a página da promoção, clique aqui.