Todo ano a Lonely Planet publica uma matéria sobre as 10 cidades para serem visitadas no ano seguinte. Nesse ano, as vencedoras foram as seguintes:

10 – Meknès, Marrocos

A cidade que já foi a capital do Marrocos em 1672, hoje é uma das cidades imperiais do país. É protegida por uma fortificação de pedra e mármore e, no seu centro, tem como atração um tesouro nacionai – o Mausoléu de Ismail, que em breve estará completamente restaurado.

9 – Zadar, Croácia

Zadar é uma cidade costeira que vem sofrendo uma transformação radical. Da guerra, hoje é um centro cosmopolita e destino turístico do país. As principais atrações são a Cidade Velha com suas ruínas romanas e cafés, e o calçadão à beira-mar com o incrível Sea Organ – em que as ondas do mar reverberam nos tubos e criam melodias únicas.

8 – Seattle, EUA

Situada no noroeste dos EUA, Seattle é uma cidade progressista e de enorme energia criativa. Microsoft, Amazon, Nirvana e Starbucks são algumas dos nomes associados a ela. Além de Grey’s Anatomy, é claro! Seattle tem uma cena gastronômica que agrada a todos os gostos e bolsos. Além disso, não podem faltar no roteiro visitas ao Space Needle, ao MoPOP (Museum of Pop Culture, fundado por Paul Allen, que também foi fundador da Microsoft), ao Experience Music Project que fica no MoPOP e ao Pike Place Market.

7 – Dacar, Senegal

Dacar é considerada uma das cidades mais dinâmicas da África com praias, mercados coloridíssimos e uma vida noturna agitada.

6 – Cidade do México, México

A capital mexicana é testemunha de séculos de design arquitetônico e de movimentos artísticos – são prédios pré-hispânicos e catedrais coloniais que ficam lado a lado com a modernidade do Museo Soumaya. A cidade também encanta quem procura por destinos gastronômicos.

5 – Kathmandu, Nepal

Arrasada pelo terremoto de 2015, a capital do Nepal hoje vive um período de reconstrução. Antigos tempos estão sendo restaurados e a cidade vive um período de mais calma.

4 – Miami, EUA

Dispensa qualquer comentário … rssss

3 – Novi Sad, Sérvia

Segunda maior cidade da Sérvia, Novi Sad é o “Novo Jardim”. A cidade foi nomeada a Capital Europeia da Juventude de 2019. O Forte Petrovaradin está sendo renovado e a cidade tem até mesmo uma Chinatown, que agora é um bairro alternativo.

2 – Shenzen, China

Shenzen é o Vale do Silício da China. Bem perto de Hong Kong, a cidade era considerada uma alternativa barata para uma boa noitada. Entretanto, com a chegada do pessoal da tecnologia, Shenzen agora abriga cafés, cervejarias, e um novo bairro das artes.

1 – Copenhagen, Dinamarca

Nada  melhor do que um vídeo para mostrar a capital dinamarquesa.

Vocês conhecem quantas das 10 cidades de 2019? Alguma delas está na lista das viagens do ano que vem?

Para acessar a página do Lonely Planet, clique aqui.