Fui de Frankfurt para Bogotá na primeira classe da Lufthansa no A340-600. Eu já havia experimentado a First no B747-8i e aproveitei duas novidades na minha vida voadora com a empresa: experimentar a primeira classe do A340-600 e um voo diurno de longa distância.

O VOO

São 5.648 milhas que separam Frankfurt de Bogotá em um voo de 11 horas e 30 minutos. O LH542 sai da Alemanha às 13:25 hrs e tem horário de chegada previsto às 19:15 horas.

O verdadeiro flight path mostra que a aeronave voa mais perto da costa americana.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Nessa época do ano, os aeroportos da Colômbia são imprevisíveis, com constantes fechamentos devido ao mau tempo. No dia anterior, o El Dorado ficou fechado durante horas. Batendo um papo com a tripulação, descobri que já saíram de Frankfurt com um plano B, que seria o pouso em Medellín. Felizmente, tudo correu bem e chegamos no horário.

A CABINE

A cabine tem configuração 1-2-1 em duas fileiras, totalizando 8 assentos e fica na parte dianteira da aeronave, como de costume. Na frente da cabine tem uma bancada em que as comissárias colocam garrafas e petiscos durante a viagem.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

O ASSENTO

O assento é igual àquele do B747-8i.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Nos braços ficam os controles: tanto o do IFE como das posições do assento em si. Na parte frontal do braço há tomadas elétricas.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Nas laterais também ficam um compartimento com os fones de ouvido Bose, um outro compartimento para guardar pertences e também a mesa, que fica embutida.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Todos os assentos possuem o super prático ottoman, que além de acessível é bem amplo e pode abrigar uma mochila. Nessa aeronave não há os armários individuais para os passageiros.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

Eu já estava conformadíssima com a qualidade do amenity kit que receberia: o último que recebi na viagem de outubro foi decepcionante:

LH First Class FRA – GIG out 2018 B747-8i

Mas quando vi que a Lufthansa havia trocado o kit, fiquei muito contente. Sublinhe-se o contente, porque feliz mesmo só com a Rimowa …

Então, esse mês o kit veio na forma de uma caixa de relógios em couro, acompanhada daquela almofada que a gente vê em joalheria e que serve para guardar os relógios com a pulseira aberta.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

O conteúdo é o padrão da primeira classe, com produtos La Prairie. Podia ter um perfume, como algumas cias aéreas oferecem, né? 😉

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Além do kit, a Lufthansa oferece pantufas e um pijama Van Laack, que eu acho muito confortável.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

O SERVIÇO DE BORDO

Pela primeira vez, peguei uma primeira classe da Lufthansa com apenas 3 passageiros. Como havia duas comissárias, o serviço de bordo foi espetacular. Fui devidamente mimada, sendo passageira de primeira sem ser passageira de primeira … 😉

Abaixo, o menu e a carta de vinhos do voo.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

O serviço de bordo começou com drinks antes da decolagem. Escolhi o excepcional Charles Heidsieck Blanc des Millénaires safra 1995.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Já em altitude de cruzeiro, provei o Laurent Perrier Grand Siècle, acompanhado de salmão defumado.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Para a minha tristeza pessoal, eu não sou chegada a defumados em geral … Dei uma provad só para constar.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Em seguida, a mesa do almoço foi preparada com pães, manteiga, azeite e com o melhor azeite balsâmico que provei na vida. Depois, me arrependi de não ter tirado uma foto da marca.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Os pães eleitos foram pretzel e pão de alho.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

A First da LH não é First da LH sem aquela manteiga “timbrada” …

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Em seguida, as comissárias passaram com o carrinho de entradas.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Eu escolhi o caviar com acompanhamentos – é o tipo de escolha que não tem como dar errado!

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Escolhi o pato como prato principal, acompanhado do vinho chileno Enclave Cabernet Sauvignon 2013. Não achei o prato excepcional, não. Mas eu já estava satisfeita com o caviar e ainda tinham muitas horas de voo com uma boa variedade de snacks.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Terminei a refeição com chocolates.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Depois do almoço,, eu tentei dormir um pouco e a comissária se prontificou a arrumar a cama em outro assento, tanto para mim como para os dois outros passageiros. Isso, sim, é um serviço de primeira classe.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Algumas horas depois, bateu a primeira fome. Decidi pedir a sobremesa e o prato de queijos. E fiquei na dúvida entre o vinho do Porto e o Sauternes. A comissária me serviu os dois, que estavam ótimos. Depois descobri com uma amiga que entende muito de vinhos que o Niepoort é O vinho do Porto.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Tanto a sobremesa como os queijos estavam ótimos.

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

Cerca de 2 horas antes do pouso, bateu a segunda crise de fome e pedi o mini BBQ burger, acompanhado de vinho tinto. Estava ótimo!

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

LH First Class FRA-BOG A340-600 nov 2018

COMENTÁRIO FINAL

Dei muita sorte de ter pego um voo com somente mais dois passageiros na cabine. O serviço de bordo foi irrepreensível – ambas as comissárias foram gentilíssimas e muito proativas.

Tudo que foi servido a bordo era de excelente qualidade – com destaque para o champagne e a comida em geral, apesar de o pato não ter ganhado nota 10 no meu paladar. Mas isso não quer dizer que não estava bom.

Fica aquela exceção de sempre: a qualidade dos vinhos. Antes da decolagem, dei uma pesquisada online na carta e só o chileno não deixou a desejar. Não provei nenhum branco porque não combinava com as minhas escolhas de refeição.

Esse tipo de experiência chega a ser nociva na vida da gente, não é mesmo? Mal cheguei e lá estava eu procurando disponibilidade para outro voo na First em que eu pudesse usar o The Terminal – que é o pacote completo do The Best of Lufthansa, a meu ver.

Emiti esse voo, juntamente com o trecho Kiev – Frankfurt em executiva, usando 96.000 milhas Lifemiles. Uma excelente relação custo-benefício para experimentar, mais uma vez, a First da Lufthansa.