No dia 23 de dezembro, eu publiquei o que achava que seria a avaliação do último voo do ano. Mas, um querido amigo começou a discutir os planos de férias dele em termos de resgate de passagens com milhas e falou em emitir a first da Lufthansa via Amigo. Uma coisa puxou a outra e eu fui dar uma checada na disponibilidade da Lufthansa pro fim do ano  e  … deu no que deu! Dei um “pulinho” em Munique no dia 28 usando 100.000 pontos Amigo e voltei no dia 31, de Milão com a LATAM.

O voo estava lotado: todas as classes estavam cheias. O voo que sairia do Rio para Frankfurt no dia anterior foi cancelado por problemas técnicos e muitos passageiros foram remanejados para esse voo de São Paulo no dia seguinte e até mesmo para outras companhias aéreas.

O resultado foi que houve overbooking na executiva e ofereceram upgrade para a primeira classe por USD 800, sendo que o normal é de USD 1600. Três passageiros aceitaram a oferta e a primeira classe teve todos os assentos ocupados.

Abaixo, aproveitei e tirei uma foto da executiva, que ainda estava vazia.

Lufthansa Business Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

A CABINE

A primeira classe da Lufthansa nessa aeronave é no bico do avião no primeiro andar. São 10 assentos em 3 fileiras: as duas primeiras em 1 -1 e a última em 1-2-1. Nessa última, os assentos das janelas são ligeiramente desalinhados com os do centro da aeronave.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

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Entre os dois assentos da segunda fileira, há uma bancada onde ficam copos, água snacks e champagne, com pétalas de rosa enfeitando o arranjo.

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Quem senta na fileira 1 tem esta visão do companheiro de fila.

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Como a primeira classe fica na parte dianteira da aeronave – que vai afunilando, os assentos 1A e 1K ficam mais próximos.

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Já quem senta na fileira 2, tem a bancada bloqueando a vista do assento do outro lado.

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Por fim, quem senta na janela da fileira 3, tem esta visão dos demais 3 assentos. Os assentos do meio são os mais expostos.

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O ASSENTO

O assento é confortável e tem boa largura.

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À frente fica o descanso para os pés (ottoman) que é tipo um baú. Nele há um cobertor e bastante espaço para guardar o passageiro guardar os pertences. Mas a empresa ainda disponibiliza um amplo closet exclusivo para cada passageiro. Minha mala de mão, que é bem larga, ficou lá juntamente com meu casacão, minha mochila e minhas botas. Além disso, ainda há os compartimentos de bagagem acima dos assentos – os bins. Entretanto,  os assentos da fileira 1 não têm bin.

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Um dado interessante sobre o ottoman é que ele é móvel. Por meio do controle remoto é possível trazê-lo para mais perto para esticar e descansar as pernas.

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O assento possui luz individual regulável.

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Além disso, há dois controles: o do assento propriamente dito – e também do ottoman, e o do IFE (in flight entertainment).

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

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Por falar em entretenimento, a tela é um pouco pequena para os padrões atuais da primeira classe, mas nada que comprometa. A variedade de filmes e séries é boa, mas também fica um pouco abaixo do esperado.

Ah, e todos os assentos têm uma rosa para sofisticar o ambiente.

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Mesmo com o baú, o bin e o closet, o assento também conta com alguns compartimentos para a guarda de objetos.

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Para a comodidade dos passageiros, a duas tomadas USB e as duas tomadas elétricas  ficam no descanso do braço e são de fácil acesso.

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O BANHEIRO

Eu geralmente não posto fotos dos banheiros, somente quando há algo de diferente neles. Há dois banheiros na primeira classe. Nenhum é grande, mas eles são um pouco maiores do que aqueles da executiva/econômica. Há uma pequena bancada ao lado do sanitário.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

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Também há uma boa oferta de produtos variados para higiene pessoal.

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O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS PELA EMPRESA

A Lufthansa, geralmente, oferece os kits da Rimowa para a primeira classe, mas já li relatos em que outro kit muito inferior foi dado aos passageiros. Ainda bem que eu dei sorte e garanti mais um Rimowa para a minha coleção.

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O conteúdo do kit é bem básico, mas os cremes são da excepcional marca suíça La Prairie.

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Além disso, a empresa oferece pijamas da marca Van Laack e pantufas.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

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Os fones de ouvido também são de primeira linha – Bose – e ficam guardados no compartimento lateral do assento.

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O VOO E O SERVIÇO DE BORDO

Esse voo sai de São Paulo às 19:45 e chega em Frankfurt às 10:20 da manhã do dia seguinte. São cerca de 11hrs30mins de viagem na ida e a volta é mais longa. O meu voo foi particularmente turbulento, como vocês poderão ver nas fotos.

Ao chegar no assento, o passageiro já encontra o travesseiro, o pijama e as pantufas à sua disposição, além do leve cobertor no baú.

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Logo que cheguei a comissária me ofereceu champagne e nuts. Nesse voo, a Lufthansa disponibilizou o excepcional Laurent Perrier Grand Siècle Grand Cuvée. Ele também é servido na British Airways e na Swiss.

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Aceitei ambos e pedi um copo de água, também.

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Em seguida, foi apresentado o menu e a carta de bebidas.

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De excepcional, somente o champagne e o Johnny Walker Blue Label. Apesar de os vinhos tintos serem de boa qualidade, os brancos deixaram a desejar.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

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Ainda em terra, também foi oferecida a toalhinha quente e perfumada.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

A decolagem atrasou um pouco, mas nada de anormal. O serviço de bordo iniciou logo que o comandante desligou o aviso de apertar os cintos. Cerca de quinze minutos depois, a comissária distribuiu os hors d’oeuvres.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Neste voo, foi queijo com nuts e goiabada cascão. Eu, sinceramente, esperava um pouco mais …

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Em seguida, chegou o carrinho com manteiga e azeite, e pão quente.

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Escolhi o pão com alho, que também deixou a desejar.

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Mas, finalmente, chegou o carrinho com o caviar. A Lufthansa não serve o caviar na latinha, mas diponobiliza a quantidade que o passageiro desejar, com os acompanhamentos que o passageiro escolher. Infelizmente, a empresa não oferece blinis (aquelas pequenas panquecas russas que tradicionalmente acompanham o caviar).

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Agora, sim, comida de primeira classe …

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Em seguida, foram servidas as três entradas.

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O cardápio mencionou “cubos de peixe Saint Peter com folhas de manjericão roxo”, que nada mais é do que a tilápia vermelha. Entretanto, o peixe não veio em cubos, não tinha folhas de manjericão roxo e o gosto era de salmão … Juro que não entendi …

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A segunda entrada era o carpaccio de abobrinha, que estava muito saboroso. Das três entradas, foi a melhor.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Por fim, o carré de cordeiro com geleia de vinho e marmelada de pimentão. Se o cardápio não tivesse avisado, eu jamais teria adivinhado que essa geleia era de vinho, já que ela não tinha gosto de absolutamente nada. O carré não estava tenro e o melhor da entrada foi a marmelada de pimentão.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Como prato principal, pedi o peito de frango grelhado com polenta gratinada, ratatouille e molho pesto. Para acompanhar, pedi o vinho tinto Bordeaux.

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O prato estava saboroso, mas ficou faltando o pesto …

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Depois, veio o carrinho com sobremesa e queijos  com uvas e crackers. Para mim, já não dava mais para comer.

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Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

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Em seguida, a comissária ofereceu para preparar a minha cama. A Lufthansa oferece colchão e edredon, ambos de boa qualidade.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Há uma partição que é levantada e mantém a privacidade dos passageiros enquanto dormem. A comissária também disponibiliza uma garrafa de água.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Como eu comentei, a noite foi de muita turbulência e eu dormi pouco. Pela manhã, até mesmo a comissária me falou que também não tinha conseguido dormir.

Cerca de uma hora e meia antes da chegada, foi servido o café da manhã. Há queijos, frios, salmão, ovos, frutas … Enfim, é uma ótima variedade de comidas para satisfazer todos os gostos e restrições alimentares.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Eu pedi frutas com cereal e leite. Para acompanhar, café preto.

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Na hora que chegou, estava bem lindo …

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

até que veio outra onda de solavancos …

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A comissária prontamente refez a minha mesa e me serviu outro café. Imediatamente, mais uma onda de solavancos …

Lufthansa First Class GRU-FRA B748-i Dez 2017

Apesar dela oferecer mais uma vez para trocar tudo, dispensei o café e comi um pouco do cereal. Consegui salvar os chocolates que vieram numa caixinha. Não são lindos?

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Pouco tempo depois, pousamos sem problemas em Frankfurt.

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CONCLUSÃO

A primeira classe da Lufthansa é considerada uma das melhores do mundo.

A cortesia e profissionalismo da equipe de bordo é nota 10. Toda a tripulação foi educadíssima e todos foram sempre pró-ativos. Retiravam os pratos e os copos assim que os passageiros acabavam de comer e beber; passaram com frequência oferecendo algo ou perguntando se precisávamos de alguma coisa. Não tenho qualquer reclamação a fazer em relação à tripulação, muito pelo contrário: só merece elogios.

A cabine e o assento também são muito bons e os detalhes como as flores, os closets privativos e o ottoman móvel dão um toque de sofisticação ao produto.

Outros pontos fortes são o amenity kit da Rimowa, os fones de ouvido Bose, o champagne e o Johnny Walker Blue.

Entretanto, dois elementos foram decepcionantes: a carta de vinhos e o catering.

A Lufthansa não pode oferecer, na primeira classe,  vinhos brancos – que são especialidade da Alemanha – que custam 15 dólares a garrafa. Não pode. Ponto. “Ah, mas qualidade não se mede pelo preço”. Mede, sim, quando a passagem de primeira classe custa uma fortuna. Os tintos, por sua vez, eram mais consistentes e de boa qualidade. Mas os brancos … o mais caro custa 28 USD a garrafa.

Isso sem contar com o vinho de sobremesa, o espanhol, que é vendido a 20 dólares nos USA, já incluído o imposto de importação. Custa oferecer um Sauternes ou um Tokaji?

Enfim, responsáveis pelo serviço de bordo da Lufthansa, chamem o sommelier e dêem um upgrade na carta de vinhos.

Quanto ao catering ou eu dei um azar danado ou, pelos trip reports que já li no OMAAT, no TPG e no VFTW, o problema pode ser a origem, ou seja, São Paulo.  Nã o acredito que o catering de Frankfurt ou de NY sejam tão medíocres assim.

Também não sei se a Lufthansa teria uma outra escolha de uma empresa que entregasse pratos mais bem elaborados na capital paulista.

Goiabada cascão, gente? Tilápia?

A comida definitivamente não estava no nível das primeiras classes que já voei. À exceção do caviar, tudo o que foi oferecido poderia estar no menu de uma boa classe executiva, como a da Qatar ou da Japan Airlines, por exemplo. Além disso, a descrição no cardápio não batia com a comida efetivamente entregue para o passageiro.

Mas, no geral, foi uma boa experiência por conta dos pontos positivos que destaquei acima.

Vocês tiveram experiências diferentes com o catering no voo São Paulo – Frankfurt e Frankfurt – São Paulo? Foi azar meu mesmo?