Gente, não sei o que deu no grupo IAG mas tá cheio de disponibilidade com a British Airways e com a Iberia na Multiplus em classe executiva para a Europa pelo valor de 113.500 pontos o trecho. Tem diversas datas em alta temporada – final de dezembro e janeiro, para mais de uma pessoa por voo.

E o melhor: a Multiplus não cobra YQ nem quando a passagem é comprada isoladamente saindo da Europa para o Brasil.

E o que é necessário além dos pontos? Paciência de monge tibetano. A disponibilidade aparece, você loga na conta e o sistema trava. Aí você tenta de novo, e dá a mesma coisa.

Depois, você tira um print screen da tela e liga para o atendimento LATAM Fidelidade. Lá eles te dão duas respostas:

1 – Não tem disponibilidade.

2 – Não tem disponibilidade com esse valor.

Aí você pede para enviar um email com o seu print screen. Com o print screen na mão, o atendente vai falar com o supervisor e diz que te liga em breve. Ele retorna algumas horas depois com a seguinte conversa: você não consegue ir adiante porque essa disponibilidade efetivamente não existe. Ou seja, é disponibilidade fantasma.

Mas aí o sistema, que está intermitente há quase um ano e ninguém conserta, abre uma brecha e você finaliza a transação regularmente, com os seus 113.500 pontos. Ah, e o voo não precisa ser direto, não. Consegui achar para Amsterdam, Praga, Paris, Berlim etc. Por esse valor, as saídas são via Rio de Janeiro ou São Paulo.