Recebi um print que supostamente a Multiplus enviou para um cliente, suspendendo a conta dele. A empresa avisou que iria suspender as contas de clientes que estão emitido bilhetes para mais de 25 pessoas diferentes. Essa política já tinha sido divulgada pelos blogueiros da área em maio, já que a empresa não deu publicidade à mudança de seu regulamento, como de costume.

Eu não consegui atestar a veracidade desse print, e sinceramente não sei se a Multiplus vai levar a cabo essa nova política.  Se a empresa está efetivamente suspendendo as contas, parece que ela está disposta a enfrentar uma decisão negativa na justiça por conta dos clientes que pleitearão seus direitos no Poder Judiciário.

É uma aposta de alto risco, a meu ver. Caso a empresa perca uma ação que chegue ao STJ, ainda que ela não seja julgada como recurso repetitivo, abre um precedente que pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira negociar suas milhas/pontos não só da Multiplus mas como de qualquer programa de milhas no país, incluindo os estrangeiros.

Então eu faço duas perguntas para vocês: (1) vocês acham que a Multiplus vai mesmo implementar essa política?, e (2) no caso de uma ação judicial, caso a Multiplus perca em 2o grau, vocês acham que ela vai recorrer ao STJ?