Ontem eu publiquei um post com os detalhes da nova promo da Multiplus com pontos que voltam. Entretanto, havia um conflito de informações entre o site e o regulamento.

No rodapé do site, o resumo do regulamento afirmava que a promo era válida para voos nacionais e internacionais:

No regulamento em PDF, entretanto, determinava que somente voos nacionais com a LATAM e parceiras Oneworld eram elegíveis:

Apesar do flagrante equívoco do item 2.1 – afinal, não há outra companhia aérea Oneworld no Brasil que faça voos nacionais além da LATAM – a intenção da Multiplus é de somente abranger os voos domésticos. Ontem mesmo, a empresa corrigiu o resumo do regulamento no rodapé do hotsite:

E qual seria a consequência dessa restrição? O meu amigo Alexandre me chamou a atenção para um detalhe importante.

Os clientes premium do LATAM Fidelidade – Platinum, Black e Black Signature – resgatam passagens domésticas por, no máximo, 25.000 pontos. Logo, justamente para esses clientes que mais privilegiam a empresa, a promo só garante o máximo de 12.500 pontos de volta por trecho resgatado.

Há alguns dias atrás, quando a Multiplus começou a campanha de marketing dessa promo afirmando que ela seria imperdível, alguns leitores me cobraram um post sobre ela. À época, respondi que não falaria sobre uma promoção cujo teor eu desconhecia.

Agora que os termos estão publicados, o que eu posso dizer é que a Multiplus foi muito eficiente nesse marketing. Fez duas promos anteriores – compra de pontos com até 50% de desconto e transferências do cartão até 60% de bônus – jogando com a psique dos consumidores: comprem / transfiram que haverá uma super mega promo para aproveitar esses pontos.

Infelizmente, a promoção não é das melhores. Só contemplar voos domésticos é uma restrição cruel da empresa que atinge, principalmente, os clientes que acumulam uma quantidade grande de pontos com o LATAM Fidelidade, ou seja, quem mais investe no programa.

A Multiplus tem me ignorado solenemente há meses – acho que a empresa fica chateada comigo pelas críticas contundentes que faço (c’est la vie …). Mas já deu para perceber que eles continuam monitorando o blog (Every breath you take, I’ll be watching you … rssss).

Quem sabe até amanhã, em virtude dos pedidos nos comentários, a Multiplus não muda de ideia e inclui voos internacionais com a LATAM e as parceiras Oneworld, ainda que com uma porcentagem menor de points back? #ficaadica