Anteontem, eu escrevi um post sobre o pedido da Norwegian para começar a voar para o Brasil. Como eu expliquei, há três diferentes empresas – que integram o mesmo grupo econômico – que se chamam Norwegian:

(a) Norwegian original – Norwegian Air Shuttle – cujo código IATA é DY, e que opera a partir de Oslo para qualquer cidade europeia, por conta do acordo de Open Skies;

(b)  a Norwegian, a internacional sediada na Irlanda, com código IATA D8, que basicamente opera com B737 entre a Europa e a costa leste americana.

(c) a Norwegian UK, código IATA DI, que é a empresa que opera os voos para a Argentina a partir de Londres Gatwick e que vem para o Brasil também, operando o B789. A cidade brasileira ainda está sendo definida.

A Norwegian é considerada uma das melhores low-cost do mundo e opera com duas cabines para voos de longa distância: a econômica e a econômica premium.

Na econômica premium do B789, que tem configuração 2-3-2, há 64 assentos totais. Todos os passageiros têm direito a uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa, drinks gratuitos durante o voo, café da manhã ou lanche, reserva antecipada de assento, tomada elétrica e USB, acesso ao lounge em aeroportos selecionados (London Gatwick, Bangkok, Barcelona, Boston, Copenhagen, Los Angeles, JFK, EWR, Oakland, Oslo, Paris Charles de Gaulle Seattle e Estocolmo (clique aqui para maiores detalhes) e direito a 2 bagagens despachadas com até 20kg cada.

Na econômica do B789, a configuração é 3-3-3 e todos os assentos possuem tela de entretenimento individual.

Econômica – Foto TPG

Abaixo, o quadro comparativo com os 3 tipos de tarifa em econômica e os dois em premium economy: Observem que a tarifa mais baixa só permite bagagem de mão até 10kg e só. Nem comida é oferecida.

No campo de escolha da tarifa, a diferença entre a tarifa mais baixa e a seguinte – que dá direito a uma bagagem despachada, seleção antecipada de assento e refeição custa £ 50 a mais e o sistema avisa que esta opção representa uma economia de £ 35 caso o passageiro opte por complementar a tarifa mais baixa.

Ao inserir o nome do passageiro, o sistema oferece o pagamento extra pela bagagem despachada – já que escolhi a tarifa mais baixa:

A reserva de assentos no caso dessa tarifa custa £ 25 por trecho.

A empresa lembra ao passageiro dos benefícios de se reservar e pagar a refeição quente antecipadamente, já que só são servidos lanches frios a bordo.

O lanche frio consiste de salada e salada de frutas:

Uma observação importante que li em alguns trip reports é que os passageiros que pagam pela refeição antecipadamente são servidos com aproximadamente uma hora de voo – tudo normal até aí. Mas quem decide pedir o lanche frio durante o voo (o que é feito na tela de entretenimento via Snack Bar) pode demorar até 3 horas depois da decolagem!

Abaixo, o conteúdo da refeição, que pode ser pré-reservado até 72 horas antes da partida e custa  £ 25:

O pessoal das outras tarifas já tem a refeição acima incluída no preço. Abaixo, a refeição da premium economy:

Abaixo, alguns exemplos de refeição quente da premium economy:

 

A Norwegian cobra por quase tudo: desde os fones de ouvido a bordo e também para enviar o recibo da passagem via SMS, há uma cobrança de £ 2.

Por incrível que pareça, a Norwegian não oferece wifi nos voos de longa duração, mas oferece video on demand no laptop, tablet ou celular.

Eu acho que a entrada da Norwegian pode dar uma mexida no mercado brasileiro somente se os preços forem muito competitivos mesmo. A simulação que fiz foi para uma viagem entre Londres e Buenos Aires – em novembro de 2018, o que é meio em cima da hora para as low-costs.

O custo total sem direito a nada a não ser uma bagagem de mão foi de £ 750, o que não caríssimo na minha opinião. Para maio de 2019, o custo seria de £ 600, o que também acho caro para viajar com uma mochila e levando minha comida.

Mas a estratégia inicial é de oferecer preços muito baixos. Não sei se vocês se lembram da Level, que ofereceu passagens entre Barcelona e Oakland por USD 99 o trecho em março de 2017. A empresa vendeu 52.000 passagens no primeiro dia de vendas (clique aqui para ler).