A TAP e o Smiles estão com duas novidades nos seus sites que vão agradar aos consumidores. Vamos começar pela TAP, então.

Agora, na pesquisa de bilhetes pagantes é possível saber se o seu voo será operado pelo A330-900neo. A indicação aparece imediatamente no resultado da pesquisa:

Ao lado da indicação do Neo há um link no “nesta aeronave”. Ao clicar nele, há a explicação das principais características do A330-900neo da empresa.

Caso a cidade de origem do voo não seja servida pelo A330-neo, ao clicar no número do voo, o site abre uma janela informando o tipo de aeronave.

Há diversas informações além do tipo de aeronave, também disponíveis quando se clica no número do voo dos A330-900neo, que incluem as refeições servidas, a duração do voo, os atrasos e cancelamentos etc.

Já o Smiles apresentou, há mais de uma semana, uma nova funcionalidade para os passageiros que procuram bilhetes com milhas.

Os resultados da pesquisa agora mostram a quantidade de assentos disponíveis. Pelo que pude perceber, o número de assentos disponíveis para emissão com milhas aparece quando há 6 ou menos lugares (com milhas) na classe escolhida.

As duas novidades, tanto a da TAP como a do Smiles são muito úteis para os passageiros. Só tem aquele detalhe da TAP: a informação prestada sobre a aeronave é meramente sugestiva, porque a empresa faz um troca-troca constante.

Eu, como passageira que escolhe a rota e a data em função da aeronave que será utilizada, me sinto muito insegura de escolher um voo saindo do Rio com a TAP (há dois voos – um na parte da tarde e outro noturno). Aqui operam o A330 com e sem retrofit e o sucatão do A340.

A perspectiva é que o Rio seja agraciado com o A330-900neo no ano que vem – assim como Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Para ter certeza de pegar um avião novo ou retrofitado, o ideal é sair e/ou chegar por São Paulo.

De qualquer modo, ambas as melhorias no site são muito bem-vindas.